Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 3 de Outubro de 2020 às 14:57

AIT e Profnit realizam oficina de inovação sobre propriedade intelectual


No período de 05/10 a 23/10/2020, a Agência de Inovação Tecnológica (AIT) e o Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit) realizarão uma oficina, EaD com o tema “Propriedade Intelectual: da bancada ao mercado”, com carga horária de 60 horas, destinado a discentes de graduação e pós-graduação da área de tecnologia e inovação, técnicos, professores, inventores, pesquisadores,  empreendedores tecnológicos, sociedade em geral, e principalmente, àqueles que desejam ingressar no Mestrado da área de Tecnologia e Inovação.
O evento totalmente on line e gratuito será ministrado por Emerson Fernandes consultor em lean Manufacturing, Especialista em Gestão Empreendedora, mestrando do Profnit, Bach. Em Administração e instrutor em Gestão.
O curso visa demonstrar a importância das observações que se devem ter, mesmo antes de se pensar um projeto de pesquisa, isto, porque o pesquisador ou inventor pode passar anos desenvolvendo pesquisa cujo resultado já é produto de patente e, por conseguinte, já em goza de exclusividade, podendo invalidar todo aquele esforço de estudo em vista a um determinado objetivo que já era protegido por terceiro.
O curso também demonstra a escala de progressão tecnológica através do estudo do nível de maturidade, uso da prospecção tecnológica, relação da tecnologia e da inovação com o meio social através da teoria da Tríplice Hélice, valoração do patrimônio intangível, estratégias de proteção da Propriedade Intelectual, formas de capitalização utilizando como meio a transferência de tecnologia.
De forma prática, serão abordadas as formas de apropriação do patrimônio intelectual, desde a concepção, passando pela prospecção tecnológica até o processo de capitalização e inserção no mercado.
 Trata-se, portanto, do cuidado com a produção do intelecto humano, sua proteção, desenvolvimento e capitalização. 

A inscrição pode ser realizada pelo site da AIT: 

ait.ufopa@gmail.com

Equipe AIT.

Propriedade Intelectual