Ultima atualização em 26 de Fevereiro de 2021 às 15:12

Ufopa tem sua primeira carta-patente.

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) recebeu sua primeira carta-patente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A publicação oficial saiu na Revista de Propriedade Industrial (RPI) Nº 2616 no dia 23/02/2021. O processo de concessão, solicitado pela Agência de Inovação Tecnológica (AIT), foi iniciado pela em 10/12/2015, com a notificação de depósito do pedido de patente e levou quase 6 anos para ser concedida.

A patente de invenção intitulada "SISTEMAS LÍQUIDOS CRISTALINOS BASEADOS EM GORDURA VEGETAL DE MURUMURU (ASTROCARYUM MURUMURU MART.) PARA LIBERAÇÃO SUSTENTADA DE FÁRMACOS EM PELE E CAVIDADES REVESTIDAS POR MUCOSA " foi desenvolvida pelos professores : KARIANE MENDES NUNES; JOSÉ OTÁVIO CARRÉRA SILVA JÚNIOR; RENATA CRISTINA KIATKOSKI KAMINSKI; SILVIA KATRINE SILVA ESCHER; JUNIOR AVELINO DE ARAÚJO e tem validade de 20 anos, a contar do pedido de depósito.

Atualmente, a Ufopa conta com a concessão de 6 de programas de computador e possui 6 pedidos de patente, 1 de modelo de utilidade e 1 de marca, em tramitação no INPI.

Equipe AIT.

Primeira carta-patente da Ufopa.