Buscar somente nesse site.

Campus Alenquer

Ultima atualização em 27 de Julho de 2021 às 09:59

Agricultores assentados de reforma agrária fornecem alimentação escolar em Alenquer

No último 23 de julho, foi encerrada a chamada pública do Programa de Alimentação Escolar (PNAE) no município de Alenquer. Foi aprovado o montante de R$ 354 mil em contratos destinados à alimentação escolar dos alunos da rede pública de ensino do município. Os fornecedores serão 18 agricultores familiares que fazem parte de três assentamentos de reforma agrária localizados na região de Alenquer: Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Paraíso, Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Quilombola Pacoval e Projeto de Assentamento (PA) Curumu.

No âmbito do PNAE, os assentados de reforma agrária em Alenquer são assessorados tecnicamente desde 2018 pela Incubadora de Economia Solidária da Amazônia (Iecosam/Ufopa), pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Alenquer e por associações comunitárias, numa estratégia multiatores de fortalecimento dos arranjos produtivos locais.

Para o docente Raoni Azeredo, que coordena a Iecosam no campus da Ufopa em Alenquer, "a Covid-19 escancarou a necessidade de ações públicas que possibilitem o abastecimento alimentar e fomento à agricultura camponesa. O PNAE deve continuar a ser prioridade na agenda pública, pois articula a produção da agricultura familiar diretamente para o consumo dos alunos da rede pública. Além do acesso ao alimento nutritivo, o PNAE gera renda e aquece a economia local, visibilizando os agricultores familiares como sujeitos essenciais para o desenvolvimento rural”.

26/07/2021

Prof. Raoni Azeredo em reunião com agricultores na comunidade Curumu