Buscar somente nesse site.

Campus Alenquer

Ultima atualização em 30 de Novembro de 2022 às 22:43

Ufopa promove Atividades de Orientação Profissional para alunos do ensino médio dia 1º

V Salão de Orientação Profissional da Ufopa será realizado no dia 1º de dezembro de 2022, das 9h às 21h, no Restaurante Universitário, em Santarém, e também nos campi da Ufopa em Oriximiná, Óbidos, Monte Alegre, Alenquer, Juruti e Itaituba. O objetivo é apresentar os cursos de graduação da Universidade aos alunos do ensino médio da região Oeste do Pará, auxiliando-os na escolha de sua carreira acadêmica.

Durante o evento, os jovens também poderão conhecer as formas de ingresso e a forma de funcionamento da Universidade, além de obter informações sobre as pesquisas realizadas nos cursos e sobre a inserção de cada especialidade no mercado de trabalho. Os cursos serão apresentados por acadêmicos veteranos acompanhados pelos professores. “A ideia é que os jovens possam dialogar com os jovens”, explica o coordenador de Ensino da Ufopa, Alípio Gomes.

O Salão é organizado pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen), com a intenção de aproximar e fortalecer o relacionamento da Ufopa com alunos da educação básica na região. “Esse evento se mostra imperativo num cenário político social em que a evasão dos alunos e a falta de procura pelos cursos de graduação se intensifica. Não podemos deixar vagas ociosas na Universidade”, ressalta a pró-reitora de Ensino de Graduação da Ufopa, Profa. Honorly Kátia.

Atualmente, a Ufopa possui sete campi regionais. Na sede em Santarém, há sete unidades acadêmicas: Instituto de Ciências da Educação (Iced), Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef), Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA), Instituto de Engenharia e Geociências (IEG), Instituto de Ciências da Sociedade (ICS), Instituto de Saúde Coletiva (Isco) e Centro de Formação Interdisciplinar (CFI). No total, a Universidade oferta 44 cursos de graduação. O ingresso na Universidade ocorre através do Processo Seletivo Regular (PSR) e Processos Seletivos Especiais Indígena e Quilombola (PSEI e PSEQ). Ambos abrem inscrições uma vez ao ano.

O Salão de Orientação Profissional será aberto à comunidade e não requer inscrição prévia. A última edição presencial do evento ocorreu em 2018, com visitas itinerantes às escolas da rede estadual de ensino. Em decorrência da pandemia de covid-19, o evento foi suspenso pelos três anos seguintes. Esse ano, a retomada presencial será nas próprias instalações do campus-sede da Ufopa, em Santarém. Os demais campi enviarão representantes para apresentação de seus cursos na sede e também promoverão atividades em seus municípios.

Salão Virtual - Nesta edição do SOP, a Proen e o Campus de Oriximiná, em parceria e sob coordenação da professora Flávia Monteiro, lançam o Salão Virtual de Orientação Profissional, uma vitrine virtual para a promoção dos cursos da Ufopa. Por meio de visitas online, é possível conhecer algumas instalações dos cursos da Ufopa no site institucional do Campus de Oriximiná. Acesse e navegue AQUI.

Teste Vocacional - Além do Salão Virtual, a Proen e o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) desenvolveram um teste de orientação profissional. Partindo de perguntas objetivas sobre interesses pessoais, o teste gera resultados de associação entre perfil dos respondentes e áreas de conhecimento, indicando os cursos de graduação disponíveis na Ufopa. No dia do evento, o teste estará disponível ao público interessado. Confira o teste AQUI.

Mais informações AQUI na página do evento.

22/11/2022