Buscar somente nesse site.

Campus Alenquer

Ultima atualização em 15 de Setembro de 2020 às 22:49

Experimento da Ufopa é doado ao hospital Santo Antônio em Alenquer

Em meio a tantas notícias tristes durante a pandemia causada pela COVID-19 em todo o mundo, um ato de solidariedade causou na população do município de Alenquer um momento de alegria e principalmente gratidão. Isso porque o Hospital Santo Antônio recebeu da Ufopa um experimento que pode salvar vidas.

Acadêmica de Engenharia Civil do Campus Itaituba, a jovem Stephany Arouche Portal do Nascimento, em parceria com seus demais colegas de curso e sob a orientação do Professor Mestre Luamim Sales Tapajós, criaram uma proposta de totem (suporte para álcool em gel), com a finalidade de contribuir com o Sistema de Saúde da região no combate ao novo coronavírus.

Segundo Stephany, a proposta partiu do professor-coordenador e muitos alunos abraçaram a ideia. Para a produção do totem, a acadêmica disse que contou com a ajuda de outras pessoas para a execução do trabalho com os canos em PVC  (itens indispensáveis para a construção do experimento) e até mesmo para comprar os demais materiais que precisaria, uma vez que respeitou o isolamento social, evitando sair de casa.

Quanto à escolha do local para doação do totem, Stephany justifica: “Como sou de Alenquer e encontro-me na cidade, escolhi doar o suporte de álcool em gel para o HSA (Hospital Santo Antônio), fazendo desse modo a minha parte na sociedade, ainda que minimamente.”

Para os profissionais da saúde, o presente veio em boa hora. Instalado nas dependências do setor de visitas, o experimento chamou a atenção dos usuários e está sendo muito bem utilizado.  “A gente vai precisar ainda continuar com o uso do álcool em gel, da higienização das mãos, com o uso das máscaras por um bom período. Este experimento é muito interessante e projetos como esse são benéficos  à  população” – informou a enfermeira da unidade.

O projeto de construção de totens executado pela Ufopa, Campus Itaituba, terá continuidade, pois visa atender às demandas do próprio campus e a Instituição ainda entregará mais  10 suportes de álcool em gel às escolas que fizeram a solicitação desses totens para seus respectivos espaços.

Stephany afirma que é extremamente importante a Ufopa executar projetos dessa natureza: “todos só têm a ganhar; os alunos, adquirindo e aprimorando seus conhecimentos e a sociedade, sendo beneficiada” - concluiu.

A Ufopa Multicampi está de parabéns por ações como essa. E que venham outras, para enriquecer muito mais o conhecimento dos acadêmicos e reforçar seus compromissos com a sociedade local.

Entrega do totem de álcool em gel