Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!
Buscar somente nesse site.

Campus Alenquer

Ultima atualização em 21 de Setembro de 2022 às 17:14

Histórico do Campus

As atividades da Ufopa Campus Alenquer tiveram início no ano de 2010 com o ingresso de cinco turmas do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – Parfor. No período de 2010/2016 o Campus atendeu a 16 turmas compostas por discentes alenquerenses e de cidades circunvizinhas, nos seguintes cursos: as Licenciaturas Integradas em Letras – Português e Inglês, em Matemática e Física, em Biologia e Química, em História e Geografia, e a Licenciatura Plena em Pedagogia.


As atividades acadêmicas foram desenvolvidas em parceria com o estado e município, por meio da cessão temporária de espaços para a execução das aulas, nesta ordem: em 2010, na Escola Estadual de Ensino Médio Prof.ª Beatriz do Vale; em 2011, na Escola Estadual de Ensino Médio Amadeu Burlamaqui Simões e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nova Esperança, tendo sido esta última reformada e ampliada para atender, a partir do ano 2013, as demandas da Ufopa/Parfor em um único estabelecimento de ensino. Além disso, a parceria estendeu-se à escola de Ensino Fundamental e Médio Santo Antônio para atendimento às necessidades de laboratórios de informática e, para a realização de oficinas e o retorno dos professores, foram ainda utilizados os espaços físicos das Escolas Estaduais de Ensino Fundamental Fulgêncio Simões, Professora Maria Valmont, e, ainda, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Joaquim Valente.


A composição do quadro de servidores da Ufopa Campus Alenquer iniciou em 2011, com a nomeação de quatro servidores, sendo acrescidos, em 2014, mais dois servidores ao Campus. 
A unidade administrativa da Ufopa / Campus Alenquer funcionou em espaços cedidos pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). Inicialmente, funcionava no próprio prédio da Semed, à Rua José Leite de Melo, bairro São Cristóvão, e, posteriormente, em uma sala localizada à Travessa Colombiano Marvão, bairro Aningal.


Em 2017, houve um grande avanço para o Campus Alenquer com a constituição de sua direção com a diretora Profª Draª Lidiane Leão e a nomeação de novos servidores – três docentes e mais cinco técnicos administrativos em educação. Além disso, houve uma melhoria da infraestrutura, em virtude da locação de um imóvel (localizado à Rua Pedro Vicente, nº 270, bairro Luanda) para o desenvolvimento das suas atividades e o início do Bacharelado em Administração, o primeiro curso regular do Campus Alenquer, criado pela Resolução Consun/Ufopa nº 160, de 25 de agosto de 2016, e iniciado oficialmente no dia 13 de novembro de 2017.


Atualmente, o Campus conta com um quadro funcional de 17 (dezessete) servidores, sendo 8 (oito) técnicos administrativos em educação e 09 (nove) docentes, destes, dois são professores substitutos. O corpo docente é composto por uma equipe interdisciplinar que agrega a grande área das Ciências Sociais Aplicadas e a da Matemática, o que permite uma visão holística sobre a diversidade da região amazônica, em especial a Região Oeste do Pará que agrega os municípios da Calha Norte.


O Campus Alenquer oferece através de Processo Seletivo Regular um curso de graduação, o Bacharelado em Administração, tendo em 2017 ingressado sua primeira turma (no período noturno). A cada ano seguinte são ofertadas mais 40 (quarenta) novas vagas, alternando períodos vespertinos e noturnos, com a especificidade de estabelecer cotas no processo seletivo para os indígenas e quilombolas. Atualmente, a comunidade administrativa e acadêmica do Campus Alenquer é constituída por aproximadamente 100 (cem) pessoas, sendo que desse total 71 pessoas são alunos. ?


É mister informar que o curso ora ofertado acompanha a visão e os valores da Ufopa, portanto visa formar profissionais preparados para a mudança, capazes de construir uma trajetória profissional consistente. Como decorrência, destaca-se a perspectiva de existirem múltiplos caminhos para a formação do administrador, com possibilidades de atuação em organização de diferentes tamanhos e características (sejam empresas, administração pública ou organizações sociais) e às questões ligadas a interdisciplinaridade, seja em sua vertente socioeconômica, política e ambiental.


Apesar do pouco tempo de consolidação do Campus da Ufopa em Alenquer parcerias importantes foram firmadas, promoveu-se vários projetos de pesquisa e extensão com concessão de bolsas para alunos do Campus e de escolas públicas estaduais, bem como a realização de diversos eventos acadêmicos. A parceria com a prefeitura Municipal de Alenquer, resultado da assinatura de um Termo de Cooperação Técnica, Acadêmica e Científica, do ano de 2017 a 2021, proporcionou internet de boa qualidade e os consequentes benefícios para toda a comunidade acadêmica.


Em meados de 2018, a atual gestão da Ufopa, na pessoa do Magnífico Reitor Professor Dr. Hugo Alex Diniz, somou esforços para que o Campus Alenquer se tornasse uma realidade. Iniciou e finalizou o processo de licitação para a construção do prédio próprio da Ufopa no município (localizado à Rua Beatriz do Vale, s/n, bairro Independência) orçado em mais de R$ 4.000.000,00. O contrato com a empresa vencedora da licitação foi assinado e a obra teve o lançamento da pedra fundamental em 11.03.2019.

No dia 01 de fevereiro de 2022 ocorreu a inauguração do prédio do Campus Alenquer. A cerimônia foi realizada no formato online, com transmissão ao vivo pelo canal Encontro das Águas (Procce) no YouTube, condições imposta pela pandemia de Covid-19 e do lockdown decretado pelo governo do estado do Pará dois dias antes do evento. O tour pelo prédio e a emoção no descerramento simbólico da fita de inauguração em formato de drive thru, marcaram o evento, surpreendendo a comunidade acadêmica. A cerimônia teve uma breve mesa de abertura que foi composta pelo reitor da Ufopa, Hugo Diniz; pela vice-reitora e presidente do Comitê Gestor de Obras (CGO), Aldenize Xavier; pelo superintendente de Infraestrutura (Sinfra), Vitor Viana; pela diretora do Campus Alenquer, Jorgiene Oliveira; pelo representante dos técnicos-administrativos, Robson Guimarães; e pela representante discente, Joanilce Simões (curso de administração, turma 2017).

Importante registrar que no ano 2022, em meados do mês de fevereiro, o Programa do Governo do Estado “Forma Pará” começou por meio da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e parceria com a Prefeitura de Alenquer (PMA) o Curso de Bacharelado em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional, com 40 vagas ofertadas; e, no mês de abril foi aberto o Processo Seletivo Especial para o curso de Bacharelado em Direito, com 50 vagas, no Campus Alenquer. A seleção dos candidatos ao programa, desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), é feita pela Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp).

Última atualização: 23/05/2022