Você está aqui: Página Inicial Obras Publicadas

Obras Publicadas

1. Impactos do ENEM sobre o Trabalho Docente no Ensino Médio. Autor: Profª. Verônica Lima Carneiro Moreira - UFMA


 

Este livro resulta de uma pesquisa sobre avaliação e trabalho docente no ensino médio, tendo como objeto de investigação e análise as políticas de avaliação que vêm sendo instituídas a partir dos anos 1990, com recorte específico no denominado novo ENEM e suas repercussões sobre o trabalho docente. A obra, decorrente do relatório final da pesquisa desenvolvida ao longo do Doutorado em Educação, realizado na Universidade Federal do Pará (UFPA), objetiva analisar as reformas instituídas na educação brasileira a partir da década de 1990, com foco na avaliação externa, especificamente no ENEM, e suas possíveis repercussões sobre o trabalho docente nesse nível de ensino.

 

2. Bilinguísmo e Educação de Surdos. Organizadoras: Profª. Eleny Brandão Cavalcante - UFOPA e Daiane Pinheiro - UFOPA.

 

 

Entendendo as políticas públicas como um dispositivo de regulamentação, promovemos ao longo do ano de 2013 e início de 2014 o programa “A formação de professores para a implementação da educação bilíngue para surdos”, financiado pelo Programa Proext/Mec/Sesu/2013, na Universidade Federal do Oeste do Pará. O presente livro é parte importante das ações previstas nesse programa. Essa organização foi pensada para promover uma socialização dos trabalhos desenvolvidos durante o período de execução dos trabalhos ampliando sua dimensão através da parceria com outros profissionais da área da surdez tanto da região Amazônica quanto da região Sul e Sudeste.

Buscamos promover aqui, de modo geral, uma reunião de saberes sobre a constituição dos surdos no campo cultural e educacional, arquitetando conceitos que vieram subjetivando esses sujeitos ao longo do tempo, como in/exclusão, currículo, deficiência, diferença, diversidade e identidades. Os argumentos desses estudos colocam no palco das discussões políticas educacionais a problematização do processo inclusivo de surdos na rede regular de ensino.

 

3. Esporte do Oprimido: Utopia e Desencanto na Formação do Atleta de Futebol. Organizadoras: Prof. Hergos Ritor Froes de Couto - UFOPA.

 

 

O livro intitulado “ESPORTE DO OPRIMIDO Utopia e Desencanto na Formação do Atleta de Futebol” trata de uma discussão inédita sobre a formação do jogador profissional de futebol, desmistificando a ideia de que o caminho para o sucesso na carreira futebolística se fundamenta na formação dispensada por determinadas instituições que se tornaram muito numerosas no Brasil. Além disso, examina, em detalhes, os canais, nem sempre recomendáveis do ponto de vista ético, pelos quais é possível acessar com mais facilidade o profissionalismo e, eventualmente, o sucesso. A obra traz uma enorme contribuição tanto ao conhecimento dos bastidores da formação de um setor do futebol, quanto para o legado dos estudos comprometidos com a causa dos oprimidos e oprimidas, por seu referencial teórico baseado em Paulo Freire.

 

 

 

« Julho 2020 »
Julho
DoSeTeQuQuSeSa
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031
Realização: