Ultima atualização em 13 de Novembro de 2023 às 17:21

Quem Somos

A Ascom é o órgão suplementar da Reitoria responsável pela comunicação institucional, por meio de ações estratégicas de comunicação integrada, que envolve as áreas de jornalismo, relações públicas, publicidade e propaganda e design gráfico.

A Ascom é constituída de:

I – Secretaria Executiva.

II – Seção de Jornalismo e Divulgação Científica.

III – Seção de Marketing Institucional

/media/file/site/comunicacao/imagens/2022/5b63423628e4788ba1e3207b207237c0.jpg

São atribuições da Ascom:

I – Planejar, elaborar e executar a política de comunicação social da instituição, baseada nos princípios norteadores da comunicação pública e em conformidade com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade.

II – Promover a comunicação institucional, fortalecendo a imagem institucional junto à comunidade interna e externa e colaborando para a compreensão do papel da organização perante a sociedade.

III – Gerenciar os canais institucionais de comunicação interna e externa.

IV – Elaborar e executar o Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU) e o Plano Anual de Comunicação Estratégica.

V – Autorizar a criação de novos sites institucionais e redes sociais.

VI – Orientar a publicação de conteúdo para sites institucionais e redes sociais, conforme a Resolução nº 181 do Conselho Universitário e a Recomendação nº 005/2018 da Comissão de Ética da Ufopa.

VII – Autorizar a criação de perfis para envio de informes através do SIGAdmin.

VIII – Propor normas de uso de canais, produtos e serviços de comunicação institucionais.

Não são atribuições da Ascom:

I – Publicações legais, tais como produção de Boletim de Serviço e publicações do  Diário Oficial da União.

O conteúdo expresso nesses meios não diz respeito a matérias jornalísticas, abordando assuntos referentes a leis, decretos, instruções normativas, contratos, editais, portarias e informações relacionadas aos servidores da instituição.

II – Construção de sites, arquitetura da informação, organização de dados, estrutura da navegação e outros conhecimentos técnicos de informática.

III – Produção de conteúdo para sites e redes sociais das unidades acadêmicas e administrativas

São canais institucionais de comunicação gerenciados por esta Assessoria:

I – Jornal da Ufopa (em versão impressa e/ou eletrônica, e outros periódicos impressos e eletrônicos).

II – Site institucional da Ufopa (http://www.ufopa.edu.br).

III – Redes sociais (página no Facebook “Ufopa”, Twitter “@Ufopa”, Flickr “Comunica Ufopa”, YouTube “Comunicação Ufopa”, Instagram “@ufopaoficial”, e outras que forem criadas pela Ascom).

IV – Mural Eletrônico.

V – Boletins Informativos da Ufopa (on-line).

VI – Outros que venham a ser criados para tais fins.

A criação, a manutenção e a exclusão de canais de comunicação institucionais ficam sujeitas à avaliação da Ascom.

A Ascom é responsável pelo gerenciamento e inserção de conteúdos noticiosos e publicitários no site principal e nas redes sociais oficiais, promovendo a divulgação de ações de ensino, pesquisa e extensão.

As unidades acadêmicas, administrativas ou órgãos suplementares serão responsáveis pela inserção e gerenciamento do conteúdo publicado em seus sites e redes sociais, não cabendo à Ascom a responsabilidade pelo conteúdo publicado em perfis e/ou páginas que não sejam as principais.

Assessora de Comunicação:

Endereço eletrônico:

Término

Coordenadores

10/2023

10/2022

09/2023

Luena Mitié Takada Barros

09/2019

09/2022

Júlio César da Assunção Pedrosa (interino)

10/2018