Início - Sobre nós

Sobre Nós

O I Congresso de Gestão Ambiental do Baixo Amazonas (I CONGABA) é uma iniciativa da Coordenação do Curso de Bacharelado em Gestão Ambiental do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), em parceria com o Instituto Esperança de Educação Superior (IESPES), Sustenere Publishing Corporation e Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais (RICA).

Em sua primeira edição, em julho de 2018, a UFOPA será palco desde evento, tendo como público-alvo estudantes, docentes, munícipes, gestores públicos, dirigentes e profissionais de empresas, consultores do terceiro setor, profissionais liberais, de Santarém, região do Baixo Amazonas e todo o estado do Pará. Os interessados se reunirão para discutir sobre temas diversificados dentro da área de Gestão Ambiental.

Com o tema “As múltiplas faces da gestão ambiental em um contexto amazônico” o evento contará com Palestras, Minicursos, Mesas redondas, Apresentação de trabalhos (publicação de artigos), Concurso de fotografia e Concurso de uma logomarca para o curso superior de Gestão Ambiental da UFOPa, durante quatro dias de evento.

Objetivo geral do evento:

Promover debates e reflexões entre atores diversos da Gestão Ambiental e áreas afins, sobre temas diversos, que direta ou indiretamente, têm repercussão na formação do profissional – cidadão Gestor Ambiental e sua função enquanto agente transformador da realidade local e nacional.

Objetivos específicos:

1 – Divulgar os resultados de pesquisas dos alunos de graduação e pós-graduação em Gestão Ambiental e áreas correlatas (Administração, Direito, Biologia, Geografia, Geologia, Química, Física, Ciências Ambientais, Bacharelados Interdisciplinares, Engenharias, Agronomia, entre outras);

2 – Promover o fortalecimento e reconhecimento dos cursos de Gestão Ambiental do Oeste do Pará no âmbito local, regional e nacional.

3 – Promover o intercâmbio de ideias e integrar experiências dos diversos cursos de Gestão Ambiental do Pará;

4 – Sensibilizar estudantes de diversas regiões do Pará para o seu papel enquanto agente transformador da realidade local e nacional;

5 – Propiciar, mediante programação diversificada e de qualidade, a oportunidade de aprendizado e atualização de alunos e profissionais da área ambiental.

6 – O I CONGABA tem ainda o objetivo de divulgar o curso de Gestão Ambiental e fortalecer o papel da UFOPA como geradora e divulgadora de conhecimento científico no Oeste do Pará.