APRESENTAÇÃO

A Universidade Federal do Oeste do Pará sediará, no período de 19 a 21 de outubro de 2016, o IV Encontro de Cultura das Universidades Públicas da Região Norte, com o tema: “As universidades públicas e o exercício dos direitos culturais na Amazônia”.

O encontro objetiva, precipuamente, contribuir para o fortalecimento do crescente intercâmbio cultural, que vem sendo estabelecido entre as Universidades Públicas da Região Norte, como estratégia de valorização da diversidade cultural e para o desenvolvimento da Amazônia. Além disso, o Encontro visa apresentar à comunidade o resultado das políticas culturais das Universidades públicas da Região Norte; Estimular o protagonismo estudantil na área cultural; Promover as discussões sobre a implementação das políticas culturais previstas no Plano Nacional de Cultura; Discutir o acesso à arte e à cultura na Amazônia; e estimular a discussão sobre a gestão pública da cultura.

O Encontro de Cultura foi sediado pela primeira vez na Universidade Federal de Roraima – UFRR em 2013. No ano seguinte, pela Universidade Federal do Acre – UFAC, e sua última edição pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR.

Em 2016, a Ufopa se propõe em marcar o Encontro promovendo um enfoque artístico-cultural, acadêmico e político, reunindo cerca de 500 pessoas, entre alunos, servidores das Universidades, artistas, segmentos culturais, gestores e sociedade civil dos estados do Pará, Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima e Tocantins.