Ter, 11 de Janeiro de 2011 08:50 |
O Curso de Especialização em Gestão Escolar, desenvolvido no âmbito do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica, trata-se de curso de pós-graduação lato sensu, com carga horária de 400 horas, voltado para a formação continuada de gestores das escolas públicas.
Faz parte das políticas desenvolvidas pelo setor público, nas esferas federal, estadual e municipal, que expressam o esforço de governos e da sociedade em garantir o direito da população brasileira à educação escolar com qualidade social.
O curso surgiu da necessidade de se construir um processo de formação de gestores escolares que contemplasse a concepção do caráter público da educação e da busca da qualidade social, baseada nos princípios da gestão democrática, vendo a escola na perspectiva da inclusão social e da emancipação humana.
O programa e o curso têm por objetivo contribuir para a formação continuada de gestores da escola pública, oferecendo elementos teórico-práticos para favorecer a educação escolar básica com qualidade social.
Esse curso de especialização para gestores, realizado por meio da EAD e com momentos presenciais, possibilita:
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Maior flexibilidade na organização e no desenvolvimento dos estudos
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O fortalecimento da autonomia intelectual
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O acesso às Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTIC)Interiorização, garantindo o acesso daqueles que atuam em escolas distantes dos grandes centros urbanos
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Seg, 10 de Janeiro de 2011 07:06 |
REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO
- Ter concluído curso de graduação plena.
- Ser gestor efetivo, em exercício de escola pública municipal e/ou estadual de educação básica incluindo aqueles de educação de jovens e adultos, de educação especial e educação profissional.
- Ter disponibilidade para dedicar-se ao curso.
- Estar disposto a compartilhar o curso com o coletivo da escola.
- Evidenciar disposição para construir com a comunidade escolar e local o Projeto Político Pedagógico no estabelecimento de ensino onde atua.
- Serão considerados prioritários, os gestores que atuam em escolas com índice de desenvolvimento da educação básica-IDEB abaixo da média nacional e municípios com baixo IDEB.
PROCESSO SELETIVO Tendo por esses requisitos mínimos, cada universidade realizará processo seletivo para o ingresso no curso de especialização. É recomendável que o processo seletivo inclua duas etapas: uma pré-inscrição feita pelos sistemas de ensino e, em seguida, uma seleção técnica feita pelas universidades responsáveis pelo curso. |
Sex, 24 de Dezembro de 2010 04:23 |
OBJETIVOS GERAIS
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Formar em nível de especialização gestores educacionais das escolas públicas da educação básica;
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Contribuir com a qualificação do gestor escolar na perspectiva da gestão democrática e da efetivação do direito à educação escolar básica com qualidade social.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
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Incentivar os gestores a refletir sobre a gestão democrática e a desenvolver práticas colegiadas de gestão no ambiente escolar que favoreçam a formação cidadã do estudante.
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Propiciar aos gestores oportunidades de lidar com ferramentas tecnológicas que favoreçam o trabalho coletivo e a transparência da gestão da escola.
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Propiciar oportunidades aos gestores para o exercício de práticas inovadoras nos processos de planejamento e avaliação da gestão escolar.
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Possibilitar aos gestores oportunidades para ampliação de capacidades para: analisar e resolver problemas, elaborar e desenvolver projetos e atividades na área de gestão com o suporte das novas tecnologias de informação e comunicação.
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Desenvolver uma compreensão pedagógica da gestão escolar, situada nos contextos micro e macro da escola, superando as concepções fragmentadas do processo educacional e contemplando as dimensões da construção e formação como objeto do trabalho pedagógico.
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Estimular o desenvolvimento de práticas de gestão democrática e de organização do trabalho pedagógico que contribuam para uma aprendizagem efetiva dos alunos, de modo a incidir, progressivamente, na melhoria do desempenho escolar.
PÚBLICO ALVO
Destina-se aos profissionais portadores de Graduação – Licenciatura Plena, em qualquer área do conhecimento, que integram a equipe gestora da escola: diretor e vice-diretor das redes estaduais e municipais de ensino, totalizando no máximo, dois participantes por escola. |
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