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Sobre o Curso PDF Imprimir E-mail
Ter, 11 de Janeiro de 2011 08:50

O Curso de Especialização em Gestão Escolar, desenvolvido no âmbito do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica, trata-se de curso de pós-graduação lato sensu, com carga horária de 400 horas, voltado para a formação continuada de gestores das escolas públicas.

Faz parte das políticas desenvolvidas pelo setor público, nas esferas federal, estadual e municipal, que expressam o esforço de governos e da sociedade em garantir o direito da população brasileira à educação escolar com qualidade social.

O curso surgiu da necessidade de se construir um processo de formação de gestores escolares que contemplasse a concepção do caráter público da educação e da busca da qualidade social, baseada nos princípios da gestão democrática, vendo a escola na perspectiva da inclusão social e da emancipação humana.

O programa e o curso têm por objetivo contribuir para a formação continuada de gestores da escola pública, oferecendo elementos teórico-práticos para favorecer a educação escolar básica com qualidade social.

Esse curso de especialização para gestores, realizado por meio da EAD e com momentos presenciais, possibilita:

  • Maior flexibilidade na organização e no desenvolvimento dos estudos

  • O fortalecimento da autonomia intelectual

  • O acesso às Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTIC)Interiorização, garantindo o acesso daqueles que atuam em escolas distantes dos grandes centros urbanos

 
Processo Seletivo PDF Imprimir E-mail
Seg, 10 de Janeiro de 2011 07:06

REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO

  1. Ter concluído curso de graduação plena.
  2. Ser gestor efetivo, em exercício de escola pública municipal e/ou estadual de educação básica incluindo aqueles de educação de jovens e adultos, de educação especial e educação profissional.
  3. Ter disponibilidade para dedicar-se ao curso.
  4. Estar disposto a compartilhar o curso com o coletivo da escola.
  5. Evidenciar disposição para construir com a comunidade escolar e local o Projeto Político Pedagógico no estabelecimento de ensino onde atua.
  6. Serão considerados prioritários, os gestores que atuam em escolas com índice de desenvolvimento da educação básica-IDEB abaixo da média nacional e municípios com baixo IDEB.

PROCESSO SELETIVO
Tendo por esses requisitos mínimos, cada universidade realizará processo seletivo para o ingresso no curso de especialização. É recomendável que o processo seletivo inclua duas etapas: uma pré-inscrição feita pelos sistemas de ensino e, em seguida, uma seleção técnica feita pelas universidades responsáveis pelo curso.

 
Objetivos do Curso PDF Imprimir E-mail
Sex, 24 de Dezembro de 2010 04:23

OBJETIVOS GERAIS

  • Formar em nível de especialização gestores educacionais das escolas públicas da educação básica;

  • Contribuir com a qualificação do gestor escolar na perspectiva da gestão democrática e da efetivação do direito à educação escolar básica com qualidade social.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Incentivar os gestores a refletir sobre a gestão democrática e a desenvolver práticas colegiadas de gestão no ambiente escolar que favoreçam a formação cidadã do estudante.

  • Propiciar aos gestores oportunidades de lidar com ferramentas tecnológicas que favoreçam o trabalho coletivo e a transparência da gestão da escola.

  • Propiciar oportunidades aos gestores para o exercício de práticas inovadoras nos processos de planejamento e avaliação da gestão escolar.

  • Possibilitar aos gestores oportunidades para ampliação de capacidades para: analisar e resolver problemas, elaborar e desenvolver projetos e atividades na área de gestão com o suporte das novas tecnologias de informação e comunicação.

  • Desenvolver uma compreensão pedagógica da gestão escolar, situada nos contextos micro e macro da escola, superando as concepções fragmentadas do processo educacional e contemplando as dimensões da construção e formação como objeto do trabalho pedagógico.

  • Estimular o desenvolvimento de práticas de gestão democrática e de organização do trabalho pedagógico que contribuam para uma aprendizagem efetiva dos alunos, de modo a incidir, progressivamente, na melhoria do desempenho escolar.

PÚBLICO ALVO

Destina-se aos profissionais portadores de Graduação – Licenciatura Plena, em qualquer área do conhecimento, que integram a equipe gestora da escola: diretor e vice-diretor das redes estaduais e municipais de ensino, totalizando no máximo, dois participantes por escola.

 


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