Estatísticas
Membros : 1
Conteúdo : 19
Visualizações de Conteúdo : 13012
Home O Cursos
Sobre o Curso PDF Imprimir E-mail
Ter, 11 de Janeiro de 2011 08:50

O Curso de Especialização em Gestão Escolar, desenvolvido no âmbito do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica, trata-se de curso de pós-graduação lato sensu, com carga horária de 400 horas, voltado para a formação continuada de gestores das escolas públicas.

Faz parte das políticas desenvolvidas pelo setor público, nas esferas federal, estadual e municipal, que expressam o esforço de governos e da sociedade em garantir o direito da população brasileira à educação escolar com qualidade social.

O curso surgiu da necessidade de se construir um processo de formação de gestores escolares que contemplasse a concepção do caráter público da educação e da busca da qualidade social, baseada nos princípios da gestão democrática, vendo a escola na perspectiva da inclusão social e da emancipação humana.

O programa e o curso têm por objetivo contribuir para a formação continuada de gestores da escola pública, oferecendo elementos teórico-práticos para favorecer a educação escolar básica com qualidade social.

Esse curso de especialização para gestores, realizado por meio da EAD e com momentos presenciais, possibilita:

  • Maior flexibilidade na organização e no desenvolvimento dos estudos

  • O fortalecimento da autonomia intelectual

  • O acesso às Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTIC)Interiorização, garantindo o acesso daqueles que atuam em escolas distantes dos grandes centros urbanos

 
Processo Seletivo PDF Imprimir E-mail
Seg, 10 de Janeiro de 2011 07:06

REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO

  1. Ter concluído curso de graduação plena.
  2. Ser gestor efetivo, em exercício de escola pública municipal e/ou estadual de educação básica incluindo aqueles de educação de jovens e adultos, de educação especial e educação profissional.
  3. Ter disponibilidade para dedicar-se ao curso.
  4. Estar disposto a compartilhar o curso com o coletivo da escola.
  5. Evidenciar disposição para construir com a comunidade escolar e local o Projeto Político Pedagógico no estabelecimento de ensino onde atua.
  6. Serão considerados prioritários, os gestores que atuam em escolas com índice de desenvolvimento da educação básica-IDEB abaixo da média nacional e municípios com baixo IDEB.

PROCESSO SELETIVO
Tendo por esses requisitos mínimos, cada universidade realizará processo seletivo para o ingresso no curso de especialização. É recomendável que o processo seletivo inclua duas etapas: uma pré-inscrição feita pelos sistemas de ensino e, em seguida, uma seleção técnica feita pelas universidades responsáveis pelo curso.

 
Mais Artigos...
<< Início < Anterior 1 2 Próximo > Fim >>

Página 1 de 2
Moodle
Banner
Parceiros