Estatísticas
Membros : 1
Conteúdo : 19
Visualizações de Conteúdo : 13012
Home Ementa
Ementa do Curso PDF Imprimir E-mail
Ter, 11 de Janeiro de 2011 08:59

Introdução ao Ambiente Moodle – 40h
Apresentação, diretrizes e orientações gerais do curso; familiarização dos cursistas com a linguagem adotada na plataforma e aquisição das habilidades para a utilização do ambiente.

I
Sala ambiente Fundamentos do Direito à Educação – 60h

a) Direito à educação: Fundamentos Históricos e filosóficos
Processos que constituíram a educação como um direito universal; pressupostos teóricos e filosóficos que historicamente têm embasado esse direito; e democracia e o direito a educação no Brasil.

b) Conhecimento, currículo e cultura escolar
Processos culturais, políticas e práticas curriculares; diversidade e cultura escolar; as práticas de produção e de divulgação do conhecimento e seus vínculos com os saberes escolares.


II – Sala ambiente Políticas e Gestão na educação – 60h

a) Política educacional e a gestão escolar
A política educacional como política pública no contexto da sociedade brasileira; a escola e a sala de aula como o lócus de materialização da política educacional; focalização das medidas de política direcionadas à gestão escolar; dificuldades e possibilidades na construção de uma gestão democrática.

b) Financiamento da Educação e a gestão escolar
Financiamento da educação no Brasil: implicações sociais, econômicas e políticas; controle social dos gastos públicos em educação; fontes de financiamento e sua relação com a organização do trabalho escolar; aplicação e gestão dos recursos financeiros na escola na perspectiva democrática; padrões mínimos e custo- aluno- qualidade.

c) Gestão democrática da escola e os sistemas de ensino
Gestão escolar democrática: definições, princípios e mecanismos de sua implementação; organização da educação escolar no Brasil na perspectiva da educação democrática: sistemas de ensino, órgãos deliberativos e executivos, regime de colaboração, programas, projetos e ações.

III – Sala ambiente Planejamento e práticas da Gestão Escolar – 60h

a) Avaliação institucional e da aprendizagem
Abordagens teórico-metodológicas sobre a avaliação institucional; a avaliação institucional como mecanismo de construção e implementação do Projeto Político Pedagógico na escola; avaliação da aprendizagem no contexto da avaliação institucional.

b) Trabalho pedagógico e o cotidiano escolar
Planejamento e organização do trabalho pedagógico na escola: dimensão política e técnica e sua relação com as especificidades do cotidiano escolar; organização e procedimentos na perspectiva da gestão democrática na escola; condições de oferta para assegurar padrões mínimos de qualidade: infra-estrutura, ambiente e funcionamento, recursos humanos; processos participativos e envolvimento da comunidade escolar; papel dos agentes que integram a comunidade escolar.

c) Sistemas informacionais de gestão e ferramentas tecnológicas
Ferramentas tecnológicas de apoio e suporte ao processo de gestão educacional e analise de constituição de redes de gestão com uso da telemática.

IV – Sala Ambiente Tópicos Especiais – 30h
Desenvolvimento de conteúdos e atividades acadêmicas complementares definidas na proposta de implementação desse projeto de curso em cada universidade.

V – Sala ambiente oficinas tecnológicas – 30 h
Suporte tecnológico e favorecimento de aprendizagem sobre a utilização dos diversos recursos da telemática com vistas à sua aplicação nas atividades gestoras.

VI – Sala ambiente projeto vivencial 40h / TCC 80 h
O trabalho do gestor na escola: dimensões, relações, conflitos, formas de atuação; o Projeto Político Pedagógico como projeção para o futuro; formulação e desenvolvimento de projeto de intervenção ou pesquisa na escola com estreita vinculação com o Projeto Político Pedagógico; etapas de elaboração de um Projeto Político Pedagógico da escola; técnicas de elaboração de projetos; rotinas administrativas e pedagógicas.

 


Moodle
Banner
Parceiros