Evento Encerrado!

[EVENTO PRINCIPAL] II FECITBA de 12/11/2019 a 14/11/2019

II Feira de Ciências e Tecnologias Educacionais da Mesorregião do Baixo Amazonas-Pará

Eventos Associados
Título Data Início Data Fim
Mostra PIBID 2018_2019 14/11/2019 14/11/2019

No evento serão socializados com a comunidade em geral os resultados obtidos pelo PIBID UFOPA no período de 2018 - 2019. 

V FEIRA PEDAGÓGICA DE INFORMÁTICA EDUCATIVA 13/11/2019 13/11/2019

TEMA: Ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizado


SOBRE O EVENTO

É o evento anual do Núcleo Tecnológico Municipal (NTM), que através dos LABINs (Laboratório de Informática Educativa), oferece aos professores subsídios para dinamizar as aulas, tornando-as mais dinâmicas e prazerosas, contribuindo assim para uma aprendizagem significativa, possibilitando aos alunos das Séries Iniciais ao 9o ano, conhecimentos básicos a fim de inseri-los efetivamente na sociedade.
 Nesse aspecto o desenvolvimento da informática educativa propõe aos docentes uma metodologia baseada em projetos, tendo como foco subsidiar aprendizagens, competências e habilidades, instigando a responsabilidade dos alunos pelo seu próprio aprendizado e pelo aprendizado do grupo. Nesse sentido, a Feira Anual do NTM servirá para troca de experiências entre os alunos/professores, assim como para apresentar a comunidade os trabalhos realizados nos Labins das escolas durante o ano letivo.

OBJETIVOS
  • Socializar os trabalhos desenvolvidos pelos laboratórios de informática educativa;
  • Divulgar os projetos desenvolvidos na escola com o apoio pedagógico da informática educativa;
  • Mostrar a diversidade de conteúdos educacionais abordados através das ferramentas educacionais tecnológicas;
  • Enfatizar a importância do professor do laboratório de informática como colaborador no processo de ensino e aprendizagem dos alunos através da multidisciplinaridade.

X MOSTRA CIENTÍFICA DO CLUBE DE CIÊNCIAS DA UFOPA 13/11/2019 14/11/2019

O Clube de Ciências da UFOPA (CCIUFOPA) é um dos principais projetos desenvolvidos pela equipe do Centro Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico (CPADC) do ICED/UFOPA. Esse Clube de Ciências existe desde 1991, quando ainda existia o campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) em Santarém e hoje faz parte da UFOPA, por isso é Chamado Clube de Ciências da UFOPA (CCIUFOPA). Os estudantes que participam do CCIUFOPA cursam entre o 6º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio e tem oportunidade de participar de diversas atividades de Ciências dentro da Universidade, desde de visitas, aulas temáticas, gincanas, organização de projetos de investigação, entre outras.

Os encontros acontecem uma vez por semana e são orientados por professores da UFOPA (orientadores) e monitores (estudantes de graduação de diversas áreas). No início do ano (por volta do mês de MARÇO) é formada uma turma do ensino fundamental e uma turma do ensino médio, com estudantes que tiveram bom desempenho no ano anterior no Clube de Ciências e novos estudantes que participam de um processo de seleção (em geral análise de documentos e entrevista).

Como um evento de culminância anual de todo esse processo formativo nesse Clube de Ciências, temos as Mostras Científicas do Clube de Ciências da UFOPA, que tem sido uma importante oportunidade de apresentar à comunidade escolar e da UFOPA os trabalhos que são desenvolvidos durante o ano pelos estudantes da educação básica sob orientação dos monitores e professores orientadores. Também é uma oportunidade para levantar discussões com os participantes sobre o ensino de Ciências e Matemática, processo ensino-aprendizagem e formação de professores.

Em 2019 estaremos realizando a X Mostra Científica do CCIUFOPA e ocorrerá durante a programação da II Feira de Ciências e Tecnologias educacionais da Mesorregião do Baixo Amazonas – Pará (II FECITBA).

Como orientar atividades Científicas para estudantes e professores da Educação Básica: práticas e sugestões de atividades de pesquisas 12/11/2019 12/11/2019

1)Aborda as questões relacionadas com ações da Coordenação Geral de Popularização da Ciência e a importância de discutirmos os vazios científicos para preenchemos nos jovens brasileiros sobre Educação Cientifica
2)Aborda sobre os Programas de Popularização da Ciência e Tecnologia
3) Faz uma releitura da pratica da iniciação cientifica para estudantes do ensino fundamental, médio e técnico, baseando nos olhares de J.Dewey, J. Brunner e Urie Bronfenbrenner

Contribuições da História e Epistemologia das Ciências ao ensino de Ciências 12/11/2019 12/11/2019

O minicurso visa refletir sobre contribuições da História e Epistemologia da Ciência para o ensino de Ciências

Estratégias Contemporâneas para o Ensino de Ciências 12/11/2019 12/11/2019

Discute-se e exemplifica-se o uso de estrategias de ensino de ciências eminentemente  construtivistas, tais como: Prediga, Observe e explique; Ensino por investigação; Projeto Mão na Massa e Projeto de IC Infantojuvenil

Proposta didática para calcular área de figuras planas com o Geominó 12/11/2019 12/11/2019

A utilização de jogos no ensino da matemática como alternativa de ensino-aprendizagem na sala de aula é um recurso pedagógico que vem apresentando bons resultados, pode-se dizer que o jogo possibilita momentos de prazer e diversão, além de uma aprendizagem significativa nas aulas de matemática (SMOLE; DINIZ; MILANI, 2007). A partir dessa visão, o presente minicurso pretende estabelecer uma conexão entre o conhecimento matemático e o processo de ensino-aprendizagem, evidenciando a utilização de um jogo, o Geominó, como proposta de ensino do conteúdo de geometria plana. E como consequência, espera-se que essa proposta didática posso ser vista como uma metodologia de ensino e venha ser trabalhada e desenvolvida na sala de aula. 

Aprendendo área de figuras planas com o Geominó 12/11/2019 12/11/2019

O “Geominó” é um jogo, que tem praticamente o mesmo raciocínio do dominó tradicional, contudo utiliza peças que relacionam figuras planas com os resultados das áreas dessas figuras.  O jogo educativo envolve somente cálculos com números naturais. Ele foi elaborado para o ensino de figuras planas, utilizando materiais de baixo custo. Considera-se o jogo como um material capaz de alcançar o interesse e proporcionar aprendizagens significativas para os participantes por ocupar o lugar do ensino tradicionais.

Construindo figuras 3D utilizando a técnica papercraft 12/11/2019 12/11/2019

A presente oficina tem como objetivo a construção de figuras em 3D utilizando a técnica conhecida como papercraf. Esta técnica é um método de construção de objetos tridimensionais a partir de papel semelhante ao origami, porém a construção geralmente é feita com vários pedaços de papel e esses pedaços são cortados com tesoura e fixados uns aos outros com cola, em vez de se suportarem individualmente. Trata-se de uma arte mundialmente conhecida e popularizada durante a Segunda Guerra Mundial. No contexto escolar o papercraft trabalha a coordenação motora, a concentração, autoestima e estimula o jovem ao trabalho manual, uma vez que são os próprios alunos que confeccionam seus modelos. Além disso, pode ser incorporado nas aulas de Matemática para explorar conceitos de geometria plana e espacial e com a inserção de um elemento da cultura pop que os alunos estão familiarizados tornam as aulas desta disciplina mais atraente e motivadora. A modelagem de desenhos geométricos através de papercrafts não requer equipamentos sofisticados nem de um espaço específico no ambiente escolar, podendo ser realizada em sala de aula, sem ocupar um período muito grande de tempo.

O poder entre os fios e as sementes: confecção de biojóias 12/11/2019 12/11/2019

Oficina de confecção de Biojóias em diálogo com o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2019: Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável

Ufopa - Campus Tapajós

Palestrantes

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