HISTEDBR

História, Sociedade e Educação no Brasil/HISTEDBR/UFOPA

Início

0 Flares 0 Flares ×

 

Esta é a página do Grupo de Estudos e Pesquisas HISTEDBR (História, Sociedade e Educação no Brasil) da Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA.

 

O Grupo tem suas origens  em   2003. Inicialmente voltou-se para o levantamento e catalogação  de  fontes para a história   da   educação em Santarém, com a participação de estudantes da graduação, curso de pedagogia da UFPA. Gradativamente foi ampliando suas atividades com a inserção de pesquisadores e estudantes vinculados a iniciação científica. Atualmente desenvolve atividades em duas linhas de pesquisa: 1) Educação na Amazônia: História e Memória; 2) Formação de Professores, Política e Gestão Educacional. A primeira concentra pesquisas que se destinem a compreender o fenômeno educacional no contexto amazônico, enquanto um processo histórico e social, considerando a contribuição dos indivíduos e os interesses de grupos na formulação e concretização de concepções e práticas pedagógicas, a segunda desenvolve investigações que tenham por objetivo o estudo de problemas e temas relacionados à história da política educacional brasileira, e seus desdobramentos na formação de professores, na gestão dos sistemas e instituições escolares. O HISTEDBR/UFOPA é vinculado ao Grupo Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” – HISTEDBR, coordenado pelo Prof. Dr. Dermeval Saviani, da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp.

EVENTOS realizados pelo Histedbr Ufopa:

1. Reuniões Administrativas, objetivando planejar, organizar e avaliar as atividades do Grupo, e Reuniões Temáticas nas quais ocorrem apresentações e debates de produções dos pesquisadores vinculados ao Grupo ou convidados.

Desde 2014, o grupo promove no Instituto de Ciências da Educação encontros quinzenais de apresentação e debates sobre resultados de pesquisas, de trabalhos em andamento, dissertações concluídas e obras publicadas.

2. Quarta com Ciência

Desde Março de 2017, O HISTEDBR/UFOPA tem promovido  sessões que trazem discussões de temas que versam sobre Educação.

2.1 Quarta com Ciência vinculado ao PHC da Unioeste

Durante o ano de 2018, a atividade do Quarta com Ciência esteve vinculada ao Grupo de Estudos sobre a Pedagogia Histórico-Critico da Unioeste. Assim, o cronograma de estudos baseou-se em textos relacionados a PHC e fez parte de uma atividade de extensão, organizada pelo HISTEDOPR (Grupo de pesquisa em “História, Sociedade e Educação no Brasil” – GT da Região Oeste do Paraná), sediado na Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná).

2.2 Quarta com Ciência  (Tema: Grandes educadores – vida e obra)

Durante o ano de 2019, a atividade do “Quarta com Ciência” está vinculada ao HISTEDBR/UFOPA, consistindo em encontro mensais para discussão acerca dos grandes pensadores, tais como: Aristóteles/Platão; Pestalozzi/ Froebel; Montessori; Freinet; Piaget; Vigostki; Morin e Gardner); Anísio Teixeira; Lourenço Filho e Fernando Azevedo; Paulo Freire; Demerval Saviani.

2.3 Quarta com Ciência (Tema: Pedagogia Histórico crítica)

Neste ano de 2020, as atividades do “Quarta com Ciência” estão vinculadas ao HISTEDBR/UFOPA, consistindo em encontros mensais para discussão relacionada a pedagogia histórico-crítica, tendo como base o livro  de autoria de, Dermeval Saviani intitulado “Pedagogia Histórico crítica, quadragésimo ano: novas aproximações – Campinas, S.P:
autores associados, 2019″.

2.4 Quarta com Ciência vinculado ao PHC da Unioeste

Em 2021, o HISTEDBR/UFOPA retoma a ação conjunta com a Unioeste por meio da atividade intitulada “Quarta com Ciência” que estará vinculada ao Grupo de Estudos sobre a Pedagogia Histórico-Critico da Unioeste. Assim, o cronograma de estudos baseia-se em textos relacionados a PHC e faz parte de uma atividade de extensão, organizada pelo HISTEDOPR (Grupo de pesquisa em “História, Sociedade e Educação no Brasil” – GT da Região Oeste do Paraná), sediado na Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná). A finalidade é constituir um grande coletivo de grupos de estudo,  objetivando compreender, difundir e implementar uma prática pedagógica articulada e coerente em conformidade com a perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica.

2.5 Quarta com Ciência vinculado ao PHC da Unioeste

Em 2022, a edição desenvolvida no primeiro semestre de 2022,  esteve vinculada ao Grupo de Estudos sobre a Pedagogia Histórico-Critico da Unioeste. O cronograma de estudos baseou-se em textos relacionados a PHC e faz parte de uma atividade de extensão, organizada pelo HISTEDOPR (Grupo de pesquisa em “História, Sociedade e Educação no Brasil” – GT da Região Oeste do Paraná), sediado na Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná).

2.6 Quarta com Ciência (tema: Estado-Mercado; Trabalho; Educação; Competências – Leituras críticas)

Em 2022, durante o segundo semestre a atividade do Quarta com ciência ocorreu de forma virtual e promoveu o estudo de textos das obras “A ideologia da competência”, de Marilena Chauí, publicado em 2022, e “O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços da era digital”, publicado em 2018, de autoria de Ricardo Antunes. Espera-se que os participantes dos encontros, que ocorrerão em formato de Curso de Extensão, possam realizar uma leitura crítica das transformações no mundo do trabalho a partir dos textos que serão estudados.

2.7 Quarta com Ciência vinculado ao PHC da Unioeste

Em 2022, durante o primeiro semestre a atividade do Quarta com ciência deverá ocorrer de forma virtual, além de estar vinculada ao Grupo de Estudos sobre a Pedagogia Histórico-Critico da Unioeste. O cronograma de estudos baseia-se em textos relacionados a PHC e faz parte de uma atividade de extensão, organizada pelo HISTEDOPR (Grupo de pesquisa em “História, Sociedade e Educação no Brasil” – GT da Região Oeste do Paraná), sediado na Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná).

3. Outras Realizações do HISTEDBR/Ufopa

3.1. Desenvolvimento de Projetos:

3.1.1. “As experiências pedagógicas das políticas de educação integral na Amazônia: rede de pesquisa e formação acadêmica UNICAMP/UNIR/UFOPA”, propõe a realização de um levantamento das experiências pedagógicas em educação integral na região Amazônica, tendo por base os Estados de Rondônia, Pará e Amazonas, com o intuito de analisar, a partir deste, os impactos dessas experiências educativas no processo de consolidação da educação integral nestes Estados. Objetiva-se, mediante os resultados obtidos através do estudo, que as Universidades parceiras contribuam com o desenvolvimento da educação e a melhoria da qualidade de ensino na Região Amazônica, possibilitando o subsídio de ações no campo das políticas públicas educacionais, de modo a minimizar as disparidades regionais. Além do HISTEDBR UFOPA, outros Grupos de pesquisa vinculados ao Programa de Pós-graduação em Educação da Ufopa, Unicamp e Unir integram a pesquisa.

3.1.2. “Educação integral e em tempo integral: estudos e experiências em processo nos municípios do oeste do Pará”, situa a educação de tempo integral no contexto brasileiro para compreender como, originalmente, se concebeu esse modelo de educação, que serviu de base e motivou as políticas públicas e a legislação vigente, ao mesmo tempo em que busca-se apresentar sua implementação nos Municípios do Oeste do Pará.

3.2. Produção acadêmica: Trabalhos de Conclusão de Curso, Monografias, Relatórios de Bolsistas PIBIC e Dissertações de alunos de graduação (Curso de Pedagogia), Especialização e do Programa de Pós-graduação em Educação da Ufopa, ligados aos pesquisadores do Grupo.

3.3. Desenvolvimento e Implantação do Site do Grupo na internet com as informações institucionais do HISTEDBR/UFOPA. Acessível ao público desde 2014.

4. Encontro Regional do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR-UFOPA)

  • 2017

Em 2017, houve o I Encontro Regional do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR-Ufopa),  teve como tema “Educação e Realidade Amazônica: história, formação docente, tecnologia, política educacional e diversidade cultural”, foi realizado nos dias 8 e 9 de novembro de 2017, na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), teve como público-alvo: profissionais que atuam na educação e estudantes do ensino superior.

O evento objetivou:

*  Refletir sobre as políticas da educação, tecnologia, formação docente e diversidade cultural por meio do debate e da socialização de pesquisas científicas e experiências educacionais.

* Promover a socialização dos trabalhos desenvolvidos por professores, estudantes e profissionais da educação.

 

Houve submissão de trabalhos. No momento da submissão, estes foram identificados com uma das temáticas especificadas:

GT 1 – História e memória: educação escolar na Amazônia.

GT 2  Política educacional e diversidade cultural.

GT 3 – Formação docente, tecnologia e realidade amazônica

Ao final do evento foi viabilizado o e-book Educação e Realidade Amazônica: história, formação docente, tecnologia,  política educacional e diversidade cultural com os diversos trabalhos apresentados que buscaram debater os principais problemas educacionais na Amazônia sem perder a perspectiva nacional e internacional.

O Encontro teve como foco a educação e a realidade amazônica por meio de debates sobre a história, a formação docente, a tecnologia, a política educacional e a diversidade cultural. Sua temática inseriu-se na perspectiva da luta pela garantia de direitos sociais, do fortalecimento da justiça social, da redução das desigualdades regionais e valorização e reconhecimento da diversidade cultural.

  • 2019

Em 2019, ocorreu o II Encontro Regional do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR-Ufopa),  o evento foi realizado nos dias 3, 4 e 5 de dezembro de 2019, na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), teve como público- alvo profissionais que atuam na educação e estudantes do ensino superior.

O evento objetivou:
• Refletir sobre as políticas educacionais, história e memória em defesa da escola pública, por meio do debate e da socialização de pesquisas científicas e experiências
educacionais.

Para consultar a programação, ver relação dos trabalhos aprovados, acesse o site do evento: https://www.even3.com.br/histedbrufopa/

 

 

  • 2022

Em 2022, ocorreu o III e IV Encontro Regional do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR-Ufopa),  o evento foi realizado nos dias 1 e 2 de dezembro de 2022, no formato virtual, foi organizado no âmbito da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), teve como público- alvo profissionais que atuam na educação e estudantes do ensino superior.

HISTEDBR-Ufopa planejou seu III Encontro Regional para 2021, mas em virtude da pandemia do Covid 19 e das incertezas e desdobramentos advindos deste quadro, não o realizou. Portanto, em 2022 com as atividades acadêmicas reestabelecidas, lançamos o III e IV Encontro Regional do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR-Ufopa), com o tema: Educação, Democracia e Diversidade: desafios e proposições, que será realizado nos dias 01 e 02 de dezembro de 2022, de forma inteiramente virtual.

Num cenário de ameaças à democracia, desvalorização da ciência, hostilidade à pluralidade de ideias, agressão à diversidade e ataques às universidades e à educação pública de um modo geral, o  III e IV Encontro Regional do HISTEDBR-Ufopa, tem como objetivo refletir sobre educação, democracia e diversidade, por meio do debate e da socialização de pesquisas científicas e experiências educacionais, com vistas a se inserir na luta pela garantia de direitos sociais, do fortalecimento da justiça social, da redução das desigualdades e valorização e reconhecimento da diversidade cultural.

O evento contou com palestras, painéis, apresentação de trabalhos, lançamentos de livros e mostra audiovisual.

Para consultar a programação, ver relação dos trabalhos aprovados, acesse o site do evento: http://sigeventos.ufopa.edu.br/evento/histedbrufopa2022

 

Você encontrará aqui as principais notícias sobre o Grupo:

  • Informações sobre eventos
  • Informações sobre os pesquisadores
  • Artigos
  • Trabalhos que estão sendo desenvolvidos
  • etc.

 

Seja bem-vindo!

WhatsApp Image 2021-03-16 at 10.04.51

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Posts recentes

by Dimention Softwares e Marketing Digital fone: (93)99110-8874 e-mail:contato@dimention.com.br - HISTEDBR © 2016 Frontier Theme
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×