UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Instituto de biodiversidade e florestas

Buscar somente nesse site.

Ultima atualização em 17 de Junho de 2019 às 14:42

Junho vermelho: Seja um doador de sangue.

O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado, desde 2004, em 14 de junho. Instituída pela OMS (Organização Mundial da Saúde), a data é celebrada como uma forma de agradecimento aos doadores, além de lembrar a população sobre a importância desse gesto.

Em alusão à data, o Hemocentro Regional de Santarém, no oeste do Pará, começou, no dia 10, a campanha para abastecer o estoque de Sangue na Unidade.

Lembre-se que, se cada pessoa saudável doasse, ao menos duas vezes por ano, os hemocentros teriam volume suficiente para atender todos os pacientes que necessitassem. Os homens podem doar a cada 60 dias, com limite de quatro doações ao ano; as mulheres a cada 90 dias, com até três doações anuais.

Requisitos básicos para doar

Estar em boas condições de saúde;

Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos;

Pesar no mínimo 50kg;

Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);

Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);

Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Atenção: confira os impedimentos à doação no link "Quem não pode doar".

Endereço do Hemopa:

Av Frei Vicente, s/n - Aeroporto Velho

Segunda à sexta-feira de 7h às 13h.

Coordenação Técnica/Ibef/Ufopa

17/06/2019