UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Instituto de biodiversidade e florestas

Buscar somente nesse site.

Ultima atualização em 28 de Janeiro de 2022 às 15:49

Morfologia Vegetal: “português e munduruku” – Parte 1

Morfologia Vegetal: “português e munduruku” – Parte 1 Kada’i Muwenap: “pariwat e munduruku a’õn” – Koap emat

É com grande satisfação que apresentamos o material didático Morfologia Vegetal: “português e munduruku” – Parte 1 produzido com o apoio da direção do Instituto de Biodiversidade e Florestas, do Programa de Ações Emergenciais – PAEM e do Projeto Enfrentamento aos impactos da pandemia da Covid-19 sobre o ensino de Ciências Agrárias. Além do apoio imprescindível dos discentes indígenas, matriculados na Universidade Federal do Oeste do Pará e também organizadores deste material.

O material didático Morfologia Vegetal: “português munduruku” – Parte 1 aborda os conteúdos sobre morfologia da raiz, morfologia do caule e morfologia da folha e foi elaborado com o objetivo de facilitar o aprendizado e entendimento sobre os termos utilizados na disciplina de Botânica, aproximar e valorizar culturas, promover a integração dentro da academia aos monolíngues, que falam apenas a língua portuguesa, com as línguas maternas de nossos povos originários, fomentando a pluralidade linguística e sociocultural.

Para baixar o E-book, Clique Aqui.

Wuy cukcuk cicã wuyepikap mubapug pima, iju Kada’i Muwenap: pariwat e munduruku a’õn – Koap emat tup ojewemugen yabibi gu tog wi Instituto de Biodiversidade e Florestas, e wara’at Programa de Ações Emergenciais – PAEM e Ocõcõ baro Covid – 19 kay ãm agu tõg wi at. E wuyju gu xepxep etaibinbim Universidade Federal do Oeste do Pará be agu dak otaxiju iju mugeam, ite gu ocedaxijo iju dup mugu am.

Iju dup ibararak at Kada’i muwenap: pariwat e munduruku a’õn – koap emat tup, iju dup pe opop tãbu, yoip, tup, ajo kabia dãg kake iat muwenap, abu itaibit gu wuyju gu ou itaibit gu pariwat a’õn iat etabi mubak ap ojuy agu ojewedup mugen, Botânica be ip etaibinbim iap. Ibo tõg wi ma wuy mu bacam e wuyetaibit at mu bapuk ojuy ap adede be, itaibit gu ja’õn ou itaibit gu pariwat a’õn yagu mutabum am, etaibinbim aigun universidade watwat, menku ip já’õn ogupa’um gu, i dak já’õn dag kawenwem iãm.

Por: Alanna do Socorro Lima da Silva e Cristina Aledi Felsemburgh.

Morfologia Vegetal: “português e munduruku” – Parte 1
Kada’i Muwenap: “pariwat e munduruku a’õn” – Koap emat