UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Instituto de Ciências da Educação

Buscar somente nesse site.

CineAfro promove sessão de documentários sobre quilombos do Baixo Amazonas

Abertura: 18 de Abril de 2019 às 09:00

Termino: 18 de Abril de 2019 às 12:00

Local: Auditório Wilson Fonseca

O Grupo de Pesquisa em Literatura, História e Cultura Africana, Afro-Amazônica e Quilombola (Afroliq) da Ufopa realiza no dia 18 de abril no Auditório Wilson Fonseca, às 9h, sessão do CineAfro com a exibição de documentários e conversa com o diretor André dos Santos.

O documentário “Marambiré” retrata a manifestação cultural africana da comunidade quilombola de Pacoval, em Alenquer (PA), que faz referência aos antigos reinados da África Central. Por meio de depoimentos de mestres populares, é apresentado o ritual de dança, música e canto, passado de geração em geração.

Em “Samba de Cacete: alvorada quilombola”, é mostrado o batuque dos curimbós, na comunidade do Igarapé-Preto, em Oeiras do Pará. O nome vem dos instrumentos usados para tocar os tambores – dois pedaços de madeira chamados de cacetes. A dança assemelha-se ao carimbó, mas com passos mais suaves.

Serão realizadas inscrições no local, com certificado de 4 horas de atividades complementares.

Participantes:

Contatos: