Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Instituto de Ciências da Educação

Buscar somente nesse site.

VIII Semana da Consciência Negra

Abertura: 18 de Novembro de 2019 às 14:00

Termino: 22 de Novembro de 2019 às 19:00

Local: Unidade Rondon- Ministério Público do Estado

Iniciada em 2011, a “SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA” tem se constituído nos últimos anos como um importante evento acadêmico de formação e sensibilização sobre a necessidade permanente de combate ao racismo e promoção da igualdade racial, bem como para discussão de temáticas voltadas para a população negra/quilombola. Nesse processo de reflexão, a UFOPA – enquanto instituição de Ensino Superior que deve se nortear pela adoção de políticas de superação das desigualdades sociais e raciais na nossa região – tem papel fundamental. Este ano, em sua 8ª edição, a Semana tomou como tema geral o seguinte alerta: “Negrxs, o Estado é racista! Ou reagimos ou morreremos!”. Do ponto de vista acadêmico, considerando a dimensão provocativa das expressões escolhidas, pretende-se durante o evento refletir sobre o contexto contemporâneo de avanço de discursos e práticas explicitamente racistas protagonizadas pelo próprio Estado Brasileiro, bem como apontar estratégias de luta e organização diante desse cenário de ameaças, retrocessos e retiradas de direitos. 

Nessa perspectiva, é valido ressaltar a potencialidade pedagógica do evento: além de aglutinar os diversos setores que compõe a comunidade universitária e fomentar esse necessário debate com a sociedade em geral, as discussões podem apontar caminhos de intervenção que a própria Universidade precisa ainda implementar a partir de suas Políticas de Ações Afirmativas. Neste caso, a Semana emerge como espaço que pode provocar a instituição a (re)avaliar o seu lugar e  sua função social.

As inscrições vão até o dia 18 pela manhã no valor de R$10,00 e estão sendo realizadas por equipes nas três Unidades da Ufopa pela manhã, tarde e noite.  Os inscritos terão direito a participar de duas oficinas e mais 30 horas de certificação da programação completa.

Mais informações pelo email consciência.negra.ufopa@gmail.com ou pelo telefone (93) 99128-6469 com Prof. Luiz Fernando.

Programação:

/media/file/site/iced/imagens/2019/6897fec0a511a080791ce08f7c7db707.jpg

Participantes:

Contatos: