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UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Instituto de Ciências da Educação

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Promoção/progressão docente

8 de Abril de 2019 às 18:43

Antes de iniciar a organização dos documentos, recomenda-se a leitura das respectivas resoluções que instituem os procedimentos:

 

Resolução nº 29/2017-CONSAD - promoção para classe E (titular).

Resolução nº 30/2017-CONSAD - progressão/promoção até classe D (associado), todos os níveis.

 

  • PROMOÇÃO/PROGRESSÃO DOCENTE ATÉ ADJUNTO IV

O Iced possui uma Comissão Permanente de Avaliação Docente, responsável por avaliar todos os processos de progressão/promoção até a classe C, denominação de adjunto, designada por meio da portaria nº 02/2019-Iced, composta pelos seguintes professores: Sebastian Mancuso - presidente/associado I; Mario Tanaka Filho – titular/adjunto IV; Joacir Stolarz de Oliveira – titular/associado I; Lauro Roberto do Carmo Figueira – titular/associado II; Cleise Fonseca de Abreu – titular /adjunto III; Alfredo Pedroso dos Santos Junior – titular/adjunto IV; Hergos Ritor Froes Couto – titular/ adjunto IV; Yukari Okada  – titular /adjunto IV.

Os professores do Iced tem sido notificados por e-mail (progressao.iced.ufopa@gmail.com) de 120 a 30 dias antes do término do insterstício para que organizem a documentação e entreguem na secretaria executiva do Iced que providenciará a abertura de processo.

 

Confira os documentos necessários: 

1.      Requerimento (Anexo I; preenchido e assinado);

2.      Cópia da portaria da última progressão (se tiver afastamento no interstício, insira cópia da portaria; se for a 1ª, tem que informar);

3.      Relatórios do SAAD - REFERENTE AO PERÍODO DE INTERSTÍCIO;

4.      Relatório de atividades (Anexo II) e COMPROVANTES (organizados de acordo com os grupos de atividades);

5.      Curriculum lattes (referente apenas ao período de interstício; não precisa inserir duas vezes os comprovantes);

6.      Formulário de avaliação de qualidade do trabalho docente (Anexo III);

7.      Termo de ciência e manifestação do docente (Anexo IV; preenchido e assinado);

8.      Portaria da Comissão de avaliação;

9.      Cópia da ata da reunião do Conselho que homologou a composição da comissão;

10.    Relatório final da comissão (Anexo V).

 

  • PROMOÇÃO/PROGRESSÃO DOCENTE PARA ASSOCIADO

Os processos de promoção/progressão para associado seguem o mesmo trâmite descrito acima (até adjunto IV), no entanto, em cumprimento ao disposto no artigo 17, parágrafo 3º, será designada comissão específica para esse fim. 

 

Recomendações para organização do relatório - anexo II

·           As atividades descritas no SAAD não precisam ser comprovadas (os comprovantes são apenas das atividades que não constam no SAAD);

·           Os comprovantes das atividades que não constam no SAAD, ou seja, os que serão anexados ao Relatório – anexo 02 – devem ser organizados sempre de acordo com os grupos de atividades contidos no anexo da resolução nº 30/2017 (é importante ler a resolução);

·           Não insira comprovantes que não constem nos grupos de atividades do anexo da resolução nº 30/2017 (só pontua o que consta, então não há necessidade de colocar o que não será pontuado);

·           Sempre que inserir um comprovante de atividade de gestão que tenha sido encerrada, anexe um comprovante de dispensa (a pontuação é semestral), exceto comissões temporárias (a pontuação é por comissão);

·           Quando se tratar de orientação de TCC, monografia, dissertação ou tese, informe se já foi concluída a atividade porque só pontua ao concluir (em andamento não pontua);

·           Anexe documento que comprove a natureza da publicação (livro, artigo etc), autoria, data, ISBN e que seu texto foi publicado integralmente (resumos não pontuam);

·           A carta de aceite não conta como publicação (o que vale é a data de publicação);               

·           Sempre informe o qualis da revista e a data da publicação (a pontuação varia de acordo com o qualis);

·           Se houver afastamento no período de interstício avaliado, anexe a respectiva portaria.

 

  • PROMOÇÃO PARA TITULAR

 

Confira os documentos necessários:

1.      Requerimento (anexo i);

2.      Cópia da portaria da última progressão;

3.      Tese inédita ou memorial de atividades (versão impressa e digital);

4.      Relatório de atividades e comprovantes (anexo ii);

5.      Formulário de avaliação e de qualidade do trabalho docente  (anexo iii);

6.      Termo de ciência e manifestação do docente (anexo iv);

7.      Portaria da comissão de avaliação;

8.      Ata da reunião do conselho que homologou a composição da comissão;

9.      Relatório final da comissão (anexo v);

10.  Ata da comissão aprovando o memorial ou tese (por no  mínimo 3 membros);

11.  Ata da reunião do conselho que homologou o relatório final.

 

Recomendações para organização do relatório de atividades, memorial ou tese acadêmica - BAIXE AQUI

 

  • ACELERAÇÃO DE PROMOÇÃO
  1. Requerimento (anexo I);
  1. Cópia do diploma de titulação;
  1. Cópia da portaria de estabilidade.

 

Progressão/promoção Docente