Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Instituto de Ciências da Educação

Buscar somente nesse site.

Ultima atualização em 12 de Setembro de 2023 às 12:53

SOBRE O ICED

O Instituto de Ciências da Educação (Iced) é o maior entre as seis unidades acadêmicas que compõem a Ufopa. Configura-se como uma Unidade Acadêmica que reúne os cursos de formação de professores da Universidade.
 

Missão e Visão

Missão

Promover a formação de profissionais da educação nos níveis da graduação e pós-graduação, comprometidos com a justiça social e com o desenvolvimento humano amazônico.

 

Visão

Tornar-se um Instituto de referência na formação de profissionais da educação, atentos a múltiplas realidades regionais e comprometidos com as demandas da sociedade.

 

Histórico          

A Universidade Federal do Oeste do Pará, autarquia vinculada ao Ministério da Educação, foi criada com a lei nº 12.085/2005, de 05 de novembro de 2009, com a fusão do Campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Campus da Universidade Federal Rural da Amazônia, localizados em Santarém – Pará. Os Cursos de Licenciatura herdados da UFPA, bem como toda a estrutura física, passaram a compor o Instituto de Ciências da Educação, hoje conhecido como Unidade Rondon, cujo objetivo principal se configurou em torno de fortalecer a formação de profissionais da educação na região Oeste do Pará, entregando à sociedade profissionais capacitados e comprometidos com o ensino.

Na época, o Campus da UFPA, agora Iced/Ufopa, possuía os seguintes Cursos de licenciatura: Física Ambiental, Letras - Português, Matemática, Geografia (tinha o perfil licenciatura e bacharelado), Pedagogia e Biologia. Além dos cursos de licenciatura, o Campus da UFPA em Santarém, ofertava os cursos de bacharelado em Sistema de Informação e bacharelado em Direito, alocados, respectivamente, no Instituto de Engenharia e Geociências e Instituto de Ciências da Sociedade.

Atualmente, o Iced possui 08 cursos de Graduação (Licenciatura em História, Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Química, Licenciatura em Letras Português e Inglês, Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Informática Educacional, Licenciatura em Matemática e Física) e 04 Cursos stricto sensu (Mestrado Profissional em Letras, Mestrado Profissional em Matemática e Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, Mestrado Acadêmico em Educação e Mestrado Acadêmico em Letras).

Além desses cursos de mestrado, o Iced tem o Doutorado em Educação na Amazônia, um Programa em rede, com parceria entre várias Universidades Federais do Norte do país e, recentemente, tivemos aprovado o Curso de Doutorado em Educação, que deve ter seu edital publicado nos próximos meses.