UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Instituto de Ciências da Sociedade

Buscar somente nesse site.

Ultima atualização em 9 de Novembro de 2018 às 18:01

Chamada de artigos - Dossiê: Pescas Amazônicas

7 de Novembro de 2018 às 18:45

/media/file/site/ics/imagens/2018/c84e0e03c1d1772a43a7c01349a14722.png

Este dossiê deverá compor o volume 2, número 4, da Revista Ciências da Sociedade, ISSN 2594-3987, do Programa de Pós-Graduação Ciências da Sociedade da Universidade Federal do Oeste do Pará, com publicação prevista para outubro/novembro de 2018.

O propósito deste dossiê é fomentar a discussão teórica, de campo e de debate acerca dos múltiplos aspectos e abordagens que envolvem o universo da produção pesqueira na Amazônia. A pesca na Amazônia remonta a períodos anteriores à chegada dos europeus, materialmente comprovada com os inúmeros sítios arqueológicos de restos de ostras e peixes, denominados de sambaquis. Até hoje, essa atividade produtiva é um dos mais importantes eixos econômicos de inúmeras comunidades ribeirinhas, varzeiras e do litoral. Associado a isso, as sociedades pesqueiras são espaços onde relações sociais são continuamente reconstruídas, dentro de peculiaridades culturais cujas formas de ser e estar no mundo dão-se no continuum tempo-espaço.

Os grandes projetos de governo, amparados no discurso do desenvolvimento nacional e segurança territorial local, tem afetado as populações tradicionais na Amazônia, seu modo de vida e produção econômica: territórios, memórias, sociabilidades. A cabo disso, essas comunidades tem se pautado em lutas sociais interessantes no sentido de que seus direitos sejam respeitados pelo Estado em suas mais diferentes escalas. Sem dúvida, esse processo macrossiociológico tem afetado a esfera da produção da pesca em contextos comunitários, dada as intervenções do governo na construção de hidrelétricas, portos e o estímulo à atividade mineradora.

Sendo assim, esse dossiê acolhe estudos que contemplem os mais diversos aspectos sociais no mundo da pesca e de seus atores sociais. Os conflitos socioambientais, as mobilizações políticas, os acordos de pesca, os manejos dos recursos pesqueiros daí decorrentes; as crenças, as moralidades, o universo simbólico que permeia e dá sentido às sociabilidades pesqueiras.

As contribuições devem ser endereçadas aos e-mails dos dois coordenadores do dossiê acima apresentados até o dia 28 de julho de 2018

Saiba mais neste link: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistacienciasdasociedade/announcement/view/8

Publicado em 12/12/2017