UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Instituto de Ciências da Sociedade

Buscar somente nesse site.

Criado em 17 de Abril de 2019 às 20:05

Participe do Seminário de Cultura de Paz

17 de Abril de 2019 às 20:05

O mundo cada vez mais interdependente em que vivemos nos traz a responsabilidade de zelar pela segurança e pelo bem-estar dos seres humanos. Assim sendo, urge constatar que dos males que assolam a sociedade, a guerra e a destruição que ela causa são os maiores patrocinadores de proliferação da violência pelo mundo e que essa realidade violenta se estende ao cotidiano social. É dessa situação que se origina os conflitos e desconfianças entre as comunidades, abusos domésticos e o medo generalizado que a população possui de ser vítima de algum crime por simplesmente ser um transeunte nas ruas das cidades.

Tais representações mostram somente uma parte de uma cultura ampla de violência que é disseminada todos os dias. E é a partir desse ponto que surge a necessidade de se debater a construção de uma cultura de paz que nos tire de uma observação silenciosa de apatia na qual vivemos com conforto enquanto ignoramos o fato de que outras pessoas estão sofrendo. É preciso que nos coloquemos a dispor de sermos voluntários no enfrentamento do quadro que nos é apresentado e, infelizmente, estamos inseridos.

Nosso desafio é, portanto, abandonar a violência de maneira a interromper o rápido acúmulo de armas e, dessa forma, estabelecer melhores maneiras de tratar os conflitos, tendo como base não a proliferação de violência, mas sim a criação de uma cultura de paz.

Data: 2 a 4 de maio de 2019

Local:  Dias 02 e 04/05/2019 – Clínica de Justiça restaurativa da Amazônia – Unidade Boulevard, Av. Mendonça Furtado, 2946, sala 102 B.

Dia 03 Auditório Maestro Wilson Fonseca – Unidade Rondon

INSCRIÇÕES: Mesa de abertura