UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Instituto de Ciências da Sociedade

Buscar somente nesse site.

Ultima atualização em 28 de Fevereiro de 2023 às 16:33

Ufopa sediará o XV Encontro da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica

28 de Fevereiro de 2023 às 16:06

Em 2023, a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) irá sediar o XV Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (ECOECO) entre os dias 7 e 11 de novembro. O Encontro irá abordar o tema central "Desafios e caminhos para uma economia da sociobiodiversidade na Amazônia" e contará com a participação de estudantes, pesquisadores e pesquisadoras nacionais e internacionais e sociedade civil.

A Amazônia é caracterizada tanto pela sua grande diversidade biológica e importância para a regulação climática, como pela sua grande diversidade cultural e social. Uma economia próspera para a região deve estar baseada na valorização da biodiversidade e no reconhecimento das tradições das populações locais, cujos modos de vida estão baseados em uma relação mais harmônica com a natureza. O Encontro busca contribuir para o debate sobre os caminhos e desafios para a construção dessa economia da sociobiodiversidade.

Como reduzir a vulnerabilidade social da região a partir da biodiversidade e da floresta em pé? Como o conhecimento e a cultura das populações locais podem constituir a base para o desenvolvimento? Como repensar a infraestrutura na região? Como financiar a economia da sociobiodiversidade? Quais os riscos que a bioeconomia coloca para os povos amazônicos? Como evitar apropriação injusta dos conhecimentos tradicionais? Qual é o papel das Universidades, pesquisadores e governos? Qual é o papel do setor privado? Estas são só algumas das questões que serão discutidas ao longo do Encontro!

Maiores informações estão disponíveis no site: https://www.ecoeco2023.sinteseeventos.com.br/site/capa