Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Instituto de Ciências da Sociedade

Buscar somente nesse site.

Antropologia

8 de Outubro de 2018 às 17:47

O Bacharelado em Antropologia da UFOPA objetiva preparar o discente para as diversas frentes de atuação profissional como antropólogo, conferindo-lhe competências e habilidades gerais e específicas de caráter teórico-conceitual e de caráter metodológico-instrumental, bem como preceitos éticos para o exercício da profissão. Assim, visa não só a desenvolver habilidades de raciocínio analítico, sintético, interpretativo, especulativo e sistemático, mas também a articulá-las com questões de interesse político, social e cultural no exercício prático do ofício de antropólogo.

Assentado em perspectivas teóricas variadas e voltado para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e de preparação para um mercado de trabalho que exige sólida capacidade reflexiva e prática, sobretudo para intervenção em realidades específicas das sociedades amazônicas, o curso assume missão inovadora na UFOPA e pretende formar cidadãos e profissionais sensíveis e habilitados para atuar nos contextos local, regional, nacional e transnacional, tendo sempre em vista o princípio do respeito e da valorização da diversidade das populações humanas.

Nesse sentido, o Bacharelado em Antropologia faz um grande investimento na capacitação dos alunos para a pesquisa teórica e aplicada, através de diferentes disciplinas metodológicas, da iniciação em pesquisas científicas e da realização de trabalhos de campo.

A formação em áreas de domínio específico abrange teorias antropológicas clássicas e contemporâneas, bem como as contribuições mais relevantes da produção brasileira nessa área de conhecimento. A formação metodológica envolve o aprendizado de métodos e técnicas de pesquisa de caráter quantitativo e qualitativo, bem como experiências de treinamento em campo.

Numa perspectiva interdisciplinar, o curso propicia ainda uma formação humanística mais ampla, em que o aluno entra em contato com áreas afins, tais quais Sociologia, História, Economia, Arqueologia, e tem a oportunidade de interlocução com subáreas conexas das Ciências Sociais, além de transitar por outras áreas de conhecimento dentro e fora do Instituto de Ciências da Sociedade.

CLIQUE AQUI para saber mais sobre o curso, ter acesso à lista de alunos matriculados, projeto político pedagógico e outros.

Equipe técnica:

Florêncio Alemeida Vaz Filho
Coordenador do Bacharelado em Antropologia
Portaria 414/2018-GR/Ufopa

Helena Moreira Schiel
Vice-Coordenadora do Bacharelado em Antropologia
Portaria 414/2018-GR/Ufopa

Samuel Keyton Pereira
Assistente em Administração

Local e horário de atendimento do Coordenador

Sala 454, 4º piso, Unidade Amazônia - Ufopa

Segunda-feira: 14:00h às 18:00h
Terça-feira: 14:00h às 18:00h
Quarta-feira: 08:00h às 12:00h
Quinta-feira: 08:00h às 12:00h
Sexta-feira: 14:00h às 18:00h

Local e horário de atendimento administrativo

Sala 452, 4° piso, unidade Amazônia - UFOPA

De segunda a sexta de 08h a 12h e de 14h a 18h

Contato:

Telefone: (93)2101-6544