Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Instituto de Ciências da Sociedade

Buscar somente nesse site.

OBCRIT

10 de Outubro de 2018 às 19:35

Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão Observatório Criminal do Tapajós

Observatório Criminal do Tapajós é um laboratório de pesquisa, ensino e extensão da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA cujo objetivo é levar a sociedade o conhecimento acerca dos indicadores de criminalidade e suas correlações com os temas (indicadores) de crescimento/desenvolvimento e no uso de tecnologias de mapeamento e georreferenciamento das cidades do Oeste do Pará, com ênfase no Município de Santarém, Oriximiná, Óbidos e Alenquer, servindo de suporte às atividades de pesquisa e ensino no âmbito da produção de conhecimentos científicos e tecnológicos em Defesa, Segurança, Criminalidade e Desenvolvimento socioeconômico. 

É formado por professores e pesquisadores (as) dos Cursos de Economia e Gestão Pública do PCDER e Direito do PCJ, do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) e do curso de Sistemas de Informação (BSI) da UFOPA, contando com alunos/bolsistas e voluntários da UFOPA dos cursos de Direito, Economia, Gestão Pública e Sistemas de Informação. O OBCRIT surgiu com o fruto de uma parceria entre UFOPA, UFPA e UEPA por meio do projeto Rede Brasil-Amazônia de Gestão Estratégica em Defesa, Segurança Pública e Desenvolvimento (2013-2016), aprovado pela CAPES.

Foi criado e é coordenado pelo Prof. Dr. Jarsen Luis Castro Guimarães os anos de 2012 e 2013.  A partir de 2014 o OBCRIT é coordenador pelo Prof. Msc. Abner Vilhena de Carvalho. O OBCRIT  visa fornecer o suporte necessário para o desenvolvimento da Região, em especial a Região Oeste do Pará, colaborando principalmente para o aperfeiçoamento e a formação especializada de profissionais nos diversos temas da área de indicadores socioeconômicos e de criminalidade, economia do crime, e tópicos especiais em geotecnologias, modelagem socioeconômica, e mobilidade urbana, todas com grande demanda acadêmica, política e estratégica para o país e para a Amazônia, em particular. O OBCRIT também conta com a colaboração dos professores/pesquisadores Rodolfo Maduro e Tarcísio da Costa Lobato e da ex-professora da UFOPA e pesquisadora Vanessa da Paixão Alves. 

Coordenação:

Abner Vilhena de Carvalho
Coordenador do OBCRIT

Local / Contato:

Unidade Amazônia, 4º Andar, Sala 431.
Telefone: (93) 99138-2739 / (91) 98186-0100

Horário de Funcionamento:

De segunda a sexta das 08:00 h às 12:00 h e das 14:00h às 18:00h.