Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Instituto de Ciências da Sociedade

Buscar somente nesse site.

Ultima atualização em 22 de Setembro de 2022 às 14:58

Sacaca

/media/file/site/ics/imagens/2020/596112936cbba3177186c8f31b41d510.jpg

 

Sacaca é uma palavra de origem Tupi, usada na Amazônia para designar um tipo de xamã (pajé) que tem o poder de viajar pelo fundo dos rios e lagos, onde está o encante. É nessa dimensão da realidade que vivem espíritos encantados, que podem ajudar o xamã no processo de cura de enfermidades. Emprestamos este termo como uma inspiração para designar nosso laboratório, onde o trabalho é, de alguma forma, viajar pelos diferentes mundos e realidades amazônicas para produzir conhecimentos e intervenção social junto a indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais.

A estruturação do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Sociedades Amazônicas, Cultura e Ambiente (Sacaca) remonta a 2010, quando da criação do ainda ativo Programa de Extensão Patrimônio Cultural na Amazônia (Pepca), ao qual se somaram outros projetos de pesquisa e extensão nas temáticas de memória, cosmologias, território, conflitos socioambientais e propriedade intelectual.

Atualmente, o Sacaca é composto por membros dos cursos de bacharelado em Antropologia, Arqueologia e Direito, mestrado em Ciências da Sociedade e doutorado em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento. Caracterizado como um espaço de troca e produção conjunta de conhecimentos, o núcleo valoriza o envolvimento de sua equipe com colaboradores dentro e fora da universidade, de modo a potencializar os ganhos acadêmicos e sociais no diálogo interdisciplinar e intercultural.

O Sacaca também abriga o grupo de pesquisa “Diversidade social, territórios e novos direitos na Amazônia”, cadastrado na Proppit/Ufopa e na plataforma do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) desde 2011.

 

Coordenação

Bruno Alberto Paracampo Mileo

Vice Coordenação

Florêncio Almeida Vaz Filho

Membros Permanentes

Judith Costa Vieira

Lillian Rebellato

Luciana Gonçalves de Carvalho

 

Local/Contato

Unidade Tapajós – Rua Vera Paz, s/nº, Sala 319 – BMT1

CEP 68035-110, Bairro do Salé, Santarém – Pará – Brasil

E-mail: sacaca.ufopa@gmail.com

 

Redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/sacacaufopa

Instagram: www.instagram.com/sacacaufopa

Twitter: www.twitter.com/sacacaufopa

YouTube: www.youtube.com/sacacaufopa