UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas

Buscar somente nesse site.

Ultima atualização em 20 de Maio de 2022 às 18:32

I EXPOMyco - Exposição Micológica da UFOPA - "Sentados numa mina de Ouro": Os fungos da região Oeste do Pará.

12 de Maio de 2022 às 14:58

A Micologia é a ciência que se dedica ao estudo dos fungos e mesmo com estimativas de diversidade indicando a existência de até 12 milhões de espécies no mundo, pouco se conhece sobre esses organismos incríveis. Acredita-se que haja uma enorme diversidade de fungos na região Oeste do Pará, dada tantos ambientes, características climáticas e substratos propícios ao desenvolvimento das mais variadas formas, tamanhos e cores, com uma infinidade de interações ecológicas e um enorme potencial biotecnológico. Para conhecer mais sobre a diversidade regional e a percepção da população santarena sobre esses organismos, dois Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) do Bacharelado em Ciências Biológicas foram desenvolvidos na área de Parque da Cidade. Essa iniciativa trata-se de uma devolutiva com muita informação, curiosidade e interação com à comunidade interna e externa da UFOPA.

Para mostrar uma parte dessa riqueza já documentada na região, além de algumas de suas interações ecológicas e bioprodutos, vamos realizar a I EXPOMyco - exposição Micológica, com tema "Sentados numa mina de ouro: Os fungos da região Oeste do Pará". O evento propõe discutir a importância dos fungos para o meio ambiente e a saúde do planeta, pesquisas desenvolvidas na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e o reflexo disso para nossa região. Será uma ótima oportunidade para apresentar algumas curiosidades sobre as espécies de fungos silvestres comestíveis, tóxicos, os fungos Zumbis e outros grupos já registrados na Amazônia paraense que despertam o interesse das pessoas.

A I EXPOMyco será realizada no dia 28 de maio de 2022, das 8h às 19h, no Parque da Cidade de Santarém (PA), espaço de educação ambiental e lazer que recebe inúmeras pessoas diariamente. Será aberta à visitação para todos os públicos, sem a exigência de inscrição, idade ou nível escolar/acadêmico, com exibição de amostras de macro e microfungos, fungos patogênicos, tóxicos, comestíveis, fotografias, além de alimentos e medicamentos de origem ou derivado de fungos. Todas as amostras serão etiquetas e identificadas seguindo a curadoria de Marcos Santana (BCB/ICTA/UFOPA). Como parte interativa da exposição, uma oficina intitulada "Caçada aos macrofungos do Parque" será realizada para mostrar técnicas de fotografia, coleta e transporte de material de origem fúngica, com espaços para conversas sobre a importância dos fungos para o meio ambiente, ecologia, ciclagem de nutrientes, entre outros temas relevantes no cenário atual. Com isso pretende-se apresentar a diversidade conhecida dos fungos na região à comunidade e fazer divulgação da ciência, sobretudo da Micologia.

Confira aqui a programação do evento.