Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas

Buscar somente nesse site.

Ultima atualização em 28 de Junho de 2023 às 00:41

Laboratório de Biologia Molecular (LABIMOL)

Coordenador: Prof. Dr. Marcos Prado Lima
Link para Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5622909331944063

Auxílio técnico: Dra. Regiane Sablina Almeida Bernardes
Link para Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0928666579487610

Localização: UFOPA, Unidade Tapajós, Núcleo Tecnológico de Bioativos

O Laboratório de Biologia Molecular do Baixo Amazonas (LABIMOL) foi uma iniciativa de professores da Ufopa que atuam em pesquisas na área de genética e biologia molecular ao perceberem a ausência de laboratório com condições técnicas de diagnosticar a Covid-19 na região oeste do estado do Pará. Após diversas reuniões técnicas que ocorreram a partir de abril de 2020, o LABIMOL teve suas atividades iniciadas de forma emergencial já em 10 de julho de 2020, nas dependências do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em parceria com a SESPA, 9º Centro Regional de Saúde, Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) e Centro Regional de Governo do Baixo Amazonas.
Ao longo de 2020, o LABIMOL recebeu aportes financeiros da UFOPA, via Ministério da Educação e Cultura (MEC), Projeto Saúde e Alegria e SESPA (via OS Pró-Saúde), que possibilitaram a realização de 8 mil testes RT-PCR que atenderam Santarém e mais 19 municípios do Oeste do Pará durante a primeira onda da Covid-19 na região. As atividades do LABIMOL nas dependências do HRBA foram encerradas em 31 de dezembro de 2020. Vencida a primeira etapa de seu funcionamento, era necessário realizar a implantação do LABIMOL em seu espaço definitivo, agora dentro do Campus Tapajós da UFOPA. Com o apoio do Instituto Alcoa, da SESPA e da Fundação de Integração Amazônica (FIAM), o laboratório foi então reinaugurado em 24 de fevereiro de 2021.
A partir de então foram criados fluxos de envio de amostras em parceria com as secretarias municipais de saúde dos 20 municípios ligados administrativamente ao 9º  CRS da SESPA que financia todos os insumos necessários para a testagem. Com os fluxos criados, foi possível proporcionar acesso igualitário da testagem a todos os municípios, desde os mais distantes até os mais próximos, para que as amostras pudessem ser enviadas e o resultado disponibilizado, via sistema GAL, em até dois dias úteis. Esse procedimento possibilitou a correta tomada de decisão por parte dos profissionais de saúde e do próprio paciente, reduzindo a disseminação da Covid-19. 
Com o apoio do LACEN e da SESPA, foi possível ampliar a testagem e incluir também doenças endêmicas da região, como as arboviroses que causam dengue, Zika vírus e Chikungunya. Desde o início do seu funcionamento até hoje, o LABIMOL já realizou mais 32 mil testes para detecção da Covid-19 pelo método RT-PCR e 300 testes para detecção de arboviroses.
O aporte financeiro de diversos parceiros transformou o LABIMOL no laboratório mais equipado da UFOPA, possuindo sequenciador de DNA, PCR em tempo real, extrator automatizado de ácidos nucleicos, ultrafreezer, cabine de segurança biológica, capelas de fluxo laminar, termocicladores, centrifugas refrigeradas e convencionais, pipetadores automáticos e de repetição, banho maria, banho seco e diversos equipamentos indispensáveis ao pleno funcionamento de um laboratório de biologia molecular.
Adicionalmente, o LABIMOL tem contribuído com a qualificação de alunos de graduação e pós-graduação, com diversos estudantes de biomedicina, farmácia e biologia estagiando no laboratório. O laboratório também produz conhecimento científico sobre a COVID-19 por meio de diversos trabalhos que estão em andamento. Hoje o espaço é referência em toda a região Oeste do estado em análises clínicas baseadas em biologia molecular e imprescindível para o devido atendimento à população em exames de alta complexidade pelo SUS.

Contatos:
Para falar com o Dr. Marcos Prado Lima - marcospradolima@yahoo.com.br
Para falar com a Dra. Regiane Bernardes - regiane.bernardes@ufopa.edu.br