Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas

Buscar somente nesse site.

Ultima atualização em 28 de Junho de 2023 às 01:07

Laboratório de Ecologia do Ictioplâncton e Pesca em Águas Interiores (LEIPAI)

Coordenador: Prof. Dr. Diego Maia Zacardi

Link para Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8348319991578546

Localização: UFOPA, Unidade Tapajós, Bloco 11, sala 04.

O Laboratório de Ecologia do Ictioplâncton e Pesca em Águas Interiores (LEIPAI), é vinculado ao curso de Bacharelado em Engenharia de Pesca. Iniciou suas atividades em 2014, possibilitando aos estudantes da graduação e pós-graduação vivenciarem experiências significativas de ensino, pesquisa e aprendizagem técnico-científica voltadas a elucidação de aspectos da ecologia de ovos e larvas de peixes tropicais e pesca de águas interiores, visando o manejo e a conservação dos recursos ícticos na Amazônia, com ênfase na participação, colaboração, organização e planejamento, integrando teoria e prática através de suas linhas de pesquisa.

Além disso, o laboratório também tem como finalidade:  1 - oportunizar o contato com diferentes pessoas, culturas e materiais; 2 - possibilitar o desenvolvimento de estudos e pesquisas e 3 - compreender dimensões multiculturais que ampliam a formação dos discentes, tanto ao nível de graduação quanto de pós-graduação. Nossos princípios incluem o diálogo entre ciências naturais e sociais, no que diz respeito à ecologia aplicada e abordagem ecossistêmica da pesca, governança dos ambientes aquáticos e sistemas pesqueiros de águas interiores.

O ambiente é utilizado por discentes para realização de procedimentos de laboratório (triagem, contagem e identificação de material biológico) e análises de dados (tabulação e tratamento estatístico), bem como reuniões de orientação de Monitoria, Iniciação Científica, Estágio Supervisionado, Trabalhos de Conclusão de Curso e Dissertações de Mestrado, momento em que são construídos os planos de trabalhos, relatórios e monografias, além de apoiar projetos de pesquisa em áreas da pesca, recursos pesqueiros de águas interiores e aquicultura.

Durante sua existência, as pesquisas do grupo têm contribuído para o conhecimento da ecologia descritiva e taxonomia de larvas das principais espécies de peixes da região Amazônica. Os principais resultados demonstram a utilização dos diversos habitats existentes nos rios, na planície de inundação e no estuário da bacia Amazônica como área de desova e/ou de desenvolvimento inicial de peixes, além de verificar a possível influência de fatores ambientais na ocorrência e distribuição espaço-temporal do ictioplâncton, propondo sugestões sobre a existência de importantes mecanismos de dispersão, transporte e recrutamento larval.

Diversos projetos de extensão ocorrem junto a comunidades pesqueiras do Baixo Amazonas, na promoção de práticas sustentáveis, e na forma de palestras e workshops, a partir da participação em eventos, painéis de discussão, e visitas locais. As análises de pesca e interações diretas com os pescadores da região, indicam diminuição dos recursos pesqueiros relacionados a expansão urbana e fronteira agrícola na região, com forte alteração da paisagem e ações de sobrepesca, constatando que os estoques da maioria das espécies exploradas estão dentro dos limites sustentáveis de pesca. Os dados apontam que os pescadores demostram ter uma grande percepção do meio ambiente e dos recursos que exploram e ressaltam que são os principais atingidos pelos impactos ocorrentes na pesca.

Os estudos desenvolvidos no laboratório encontram-se divulgados em artigos científicos publicados em revistas internacionais e nacionais, além de comunicações em congressos, dissertações de mestrado e trabalhos de conclusão de curso de graduação.

PRINCIPAIS SERVIÇOS/PESQUISAS REALIZADAS PELOS LABORATÓRIOS:

  • O LEIPAI participa de redes de pesquisa nacionais e internacionais, e mantém colaboração com alguns centros de pesquisa.
  • Desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão, na área de Ecologia e Taxonomia do Ictioplâncton e Ciências Pesqueiras contemporâneas, integrando diversas disciplinas e fontes de conhecimento;
  • Suporte a consultorias, como análise e identificação do ictioplâncton, sendo de grande importância nos inventários ambientais e definição de áreas de desova e de importância para a conservação, além da caracterização da pesca e dos aspectos socioeconômicos dos pescadores na região do Baixo Amazonas;
  • Formação de recursos humanos, oferece oportunidades de estágio, vagas para pesquisadores e estudantes de pós-graduação, além de uma série de disciplinas e cursos (graduação e pós-graduação).

PROJETOS VINCULADOS AO LABORATÓRIO:

Projetos de Pesquisa:

  • O ictioplâncton em lagos de inundação no trecho baixo dos rios Tapajós e Trombetas: implicações para conservação e sustentabilidade dos recursos pesqueiros;
  • Monitoramento do ictioplâncton no Baixo Amazonas: subsídio para avaliação pesqueira e manejo dos recursos naturais no Oeste do Pará.

Projetos de Extensão:

  • Pesca e territorialidade: ações de extensão participativa como apoio as mediações de conflitos socioambientais e cogestão do uso dos recursos pesqueiros em comunidades ribeirinhas no Baixo Amazonas, Pará;
  • A vida na pesca: um olhar socioeconômico e operacional para a gestão sustentável da atividade pesqueira artesanal no Baixo Amazonas, Pará.

Contatos:

Para falar com o Dr.Diego Maia Zacardi - diego.zacardi@ufopa.edu.br

Para saber mais sobre o laboratório http://leipaiufopa.com (site) ou @leipaiufopa (Instagram)