UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas

Buscar somente nesse site.

Ultima atualização em 5 de Maio de 2023 às 14:00

Ecologia e Taxonomia de Invertebrados Aquáticos (LETIA)

Coordenadora: Profa. Dra. Sheyla Regina Marques Couceiro

Link para Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7859697309766033

Link para Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8186-4203

Localização: UFOPA, Unidade Tapajós, Bloco 11, sala 03.

O Laboratório de Ecologia e Taxonomia de Invertebrados Aquáticos (LETIA) compõem o grupo de pesquisa "Ações integradas de gestão ambiental no Oeste do Pará, UFOPA/CNPq" atualmente coordenado pela Dra. Sheyla Couceiro com apoio da técnica responsável, Dra. Regiane Bernardes, cedida ao Laboratório de Biologia Molecular (LABIMOL).  O Letia é um espaço destinado à recepção de amostras, triagens e identificações da fauna aquática, experimentos laboratoriais, análise de dados, além de atividades de ensino e extensão envolvendo zoologia de invertebrados e suas atividades são desenvolvidas por alunos de Ensino Médio (PIBC-EM), alunos de graduação, principalmente do curso de Ciências Biológicas, alunos dos Programas de Pós-Graduação em Biodiversidade (PPGBees-Mestrado), Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ-Mestrado) e Biodiversidade e Biotecnologia (PPGBionorte-Doutorado). Ocasionalmente o laboratório recebe e apoia colaboradores de outros laboratórios da UFOPA e algumas instições.

Com essa equipe, o LETIA desenvolve pesquisas relacionadas aos ecossistemas aquáticos no que tange ao seu funcionamento e biodiversidade. Conduzindo estudos sobre cadeias tróficas, biomonitoramento e taxonomia de invertebrados.

Projetos de pesquisa desenvolvidos pelo LETIA

• Monitoramento biológico de lagos de inundação do Baixo Tapajós e Baixo Trombetas – PA. Portaria PROPPIT nº 107, de 01 de abril de 2019. Com apoio financeiro da SISA Salvação Empreendimentos Imobiliários Ltda;
  • Programa Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (PEEx/Ufopa). Biodiversidade aquática da região metropolitana de Santarém: pesquisa, ensino-aprendizagem e popularização do conhecimento. Edital Peex 03 de 2019;
  • A vida dos Insetos. Projeto de extensão, Portaria PROCCE nº 267, de 19 de julho de 2018.

Contatos:

Para falar com a Dra. Sheyla Couceiro - sheyla.couceiro@ufopa.edu.br