Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas

Buscar somente nesse site.

Ultima atualização em 26 de Janeiro de 2022 às 17:27

Laboratório Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia das Águas e Inovação na Amazônia (LICTA – Amazônia)

Laboratório Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia das Águas e Inovação na Amazônia (LICTA – Amazônia)

 

Coordenadora: Profa. Leidiane Leão de Oliveira, Vice coordenador: Prof. Elton Raniere da Silva Moura

 

Localização: Bloco Modular Tapajós – BMT, sala 202, campus Tapajós UFOPA/Santarém

 

APRESENTAÇÃO

O LICTA-Amazônia nasceu da reformulação do antigo Laboratório de Geo Informação Aquática – LAGIS. Em 2020 o colegiado do curso do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia das Águas – BICTA decidiu pela sua reestruturação para atender as demandas de pesquisa e extensão do curso. O laboratório atua junto ao grupo de pesquisa Interdisciplinar em Ciências, Tecnologia das Águas & Inovação na Amazônia – GICTA da UFOPA, cadastrado no CNPq. O laboratório possui cinco professores vinculados: Ms. Elton Raniere da Silva Moura, Dra. Khayth Marronny Rabelo Nagata, Dra. Leidiane Leão de Oliveira, Ms. Manoel Bentes dos Santos Filho e Dr. Urandi João Rodrigues Júnior, vinculados ao curso de BICTA e ao Programa de Pós-Graduação em Saneamento e Tecnologia Hídrica – PPG SANTECH. O laboratório possui também quatro alunos de Pós-Graduação - especialização, dois alunos bolsistas de iniciação científica, duas alunas bolsistas de extensão, três alunos de TCC vinculados, que fazem uso do espaço. O laboratório conta com equipamentos de hidrologia e meteorologia, utilizados para o levantamento e monitoramento hidrológico, climático e ambiental, computadores e mobiliário de escritório (mesas e cadeiras).

PRINCIPAIS SERVIÇOS/PESQUISAS REALIZADAS PELO LABORATÓRIO:

O LICTA - Amazônia visa contribuir com a geração de conhecimento e treinamento acadêmico na temática das águas, incluindo a visão interdisciplinar estratégica para identificação e solução dos problemas socioambientais relacionados ao uso das águas amazônicas.

Inovações Tecnológicas: investigar, planejar e elaborar soluções e tecnologias para questões relacionadas às águas amazônicas considerando aspectos ambientais, biológicos e sociais através de pesquisas interdisciplinares. Desenvolvimento de equipamentos de baixo custo para monitoramento hidrológico e do clima.

Fortalecer a interação entre docentes das diferentes áreas das Ciências, através da introdução de projetos de pesquisa nas áreas de química, física, biologia, informática, hidrologia, climatologia, meio ambiente, educação ambiental, dentre outros.

O Laboratório atua também na aproximação da universidade com a sociedade, através do programa fixo de extensão “Laboratório de intervenção interdisciplinar em comunidades e ocupações em Santarém PA – LABINTER”, cujo objetivo é desenvolver ações interdisciplinares para a gestão da água, saneamento e biodiversidade, gerando oportunidades que possibilitem melhorias nas condições de vida das pessoas que residem nas ocupações e comunidades, de acordo com as premissas do desenvolvimento sustentável. O programa envolve ações de extensão curriculares do curso de BICTA.

 

PROJETOS VINCULADOS AO LABORATÓRIO:

Projetos de Pesquisa:

2022 – Atual – Rede clima Amazônia: Clima urbano e percepção ambiental sobre mudanças climáticas, modelagem do risco social e econômico na Amazônia, Brasil. Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Edital universal/2021.

2021 – Atual - Balanço hídrico em florestas ripárias ao longo de três sub-bacias amazônicas – Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Rede RIPÁRIA: Paisagem hidrográfica, gradientes hidrológico e edáfico em zonas ripárias amazônicas – 2018 – 2020.

Projetos de Extensão:

2021 – Atual - Laboratório de intervenção interdisciplinar em comunidades e ocupações em Santarém-PA – LABINTER. Financiador: UFOPA/Edital PEC 2021

Contatos:

leidiane.oliveira@ufopa.edu.br

elton.moura@ufopa.edu.br