UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas

Buscar somente nesse site.

Ultima atualização em 21 de Maio de 2020 às 16:37

Múltiplo para Produção de Organismos Aquáticos

Coordenador: Prof. Dr. Luciano Jensen Vaz

Técnico Responsável: Gleika Tamires Jordão dos Reis

Localização: Rua Santana, s/nº, antigo Karaokê.

O Laboratório Múltiplo para Produção de Organismos Aquáticos – LAMPOA foi inaugurado em agosto de 2015 e desde sua inauguração buscou a integração entre ensino, pesquisa e extensão na área de Aquicultura. O laboratório é utilizado para aulas teóricas e práticas não somente por docentes e discentes do curso de Engenharia de Pesca do ICTA, mas também por alunos e professores de outros cursos da Universidade, como dos cursos de Engenharia de Aquicultura (campus Monte Alegre), Zootecnia e Biotecnologia. Além de fornecer oportunidade de estágio para alunos da UFOPA e IFPA (Técnico em Aquicultura) e para a capacitação de piscicultores da região (atividades de extensão).

O laboratório conta com diversas salas onde estão distribuídos: 15 caixas de 500 L, 24 caixas de 100 L, 24 caixas de 25 L, 24 aquários de 80 L e 15 aquários de 10 L utilizados como unidades experimentais em diferentes pesquisas com espécies da região Amazônica, como o tambaqui, matrinxã, pirarucu, camarão-da-Amazônia e diversos peixes ornamentais. Além destas unidades experimentais, conta com um setor para reprodução de peixes com quatro incubadoras de 200 L cada em sistema de recirculação e 4 caixas de 1.000 L para a manutenção dos peixes durante o processo de indução a reprodução. Para a produção de alimento vivo conta com três incubadoras de 20 L cada para a produção de artêmia. Na sua área externa, conta com seis piscinas de 2.000 L cada, uma piscina de 4.500 L, quatro tanques de madeira com volume de 8.000 L, um sistema de aquaponia e um pequeno viveiro de 20 m3 utilizados para a manutenção de alevinos ou reprodutores.

O LAMPOA é abastecido com água proveniente de poço, a qual é distribuída para dois tanques de 7.000 L cada, onde é realizado o tratamento para a correção de pH antes de ser utilizada nos tanques experimentais. Com relação ao sistema de aeração do laboratório é promovido por meio de dois sopradores de ar (um em operação de 2 cv e um reserva de 1,75 cv). Quanto ao sistema de fornecimento de energia elétrica de emergência, o LAMPOA conta com um gerador de 7,5 kva em operação e um reserva de 6 kva para a manutenção dos equipamentos durante falhas de fornecimento de energia. Além dos geradores, o laboratório conta com dois cilindros de oxigênio que podem também serem utilizados para oxigenação dos tanques, em caso de falha do gerador.

Para a análise da qualidade da água das unidades experimentais, bem como das estruturas de manutenção de reprodutores e alevinos, o laboratório possui uma sala equipada com capela, agitador magnético, bomba a vácuo, espectrofotômetro, turbidimetro, refratômetro e sondas multiparâmetricas. Para análise de larvas de peixes e camarões, além de amostras de fitoplâncton, zooplâncton e bioflocos, conta com um setor de microscopia equipado com lupas e microscópios óticos.

PRINCIPAIS SERVIÇOS/PESQUISAS REALIZADAS PELOS LABORATÓRIOS:

No laboratório são realizadas pesquisas em diversas linhas da área de aquicultura, com o objetivo de produção e divulgação de informações científicas que possibilitem o desenvolvimento sustentável da aquicultura na região, e formação de recursos humanos, através da participação de discentes dos cursos de graduação e pós-graduação da Instituição na execução de atividades de pesquisa e extensão. As pesquisas estão associadas aos projetos citados abaixo.

PROJETOS VINCULADOS AO LABORATÓRIO:

PROJETOS INTEGRADOS

2019:

- Desenvolvimento de técnicas para produção de tambaqui Colossoma macropomum em sistema BFT: promovendo a integração entre ensino, pesquisa e extensão (PEEX 2019)

PROJETOS DE PESQUISA

2019:

• Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Fitoterápicos Veterinários Inovadores com foco na Produção e na Sanidade Aquícola
  • Alimentação alternativa para cultivo de peixes com resíduos agroindustriais

2018:

• Incremento da produção de peixes por adição de bactérias láticas isoladas do intestino de Colossoma macropomum à dieta de peixes de cativeiro: sanidade e desempenho zootécnico
  • Mapeamento genético e desenvolvimento de técnicas de produção sustentável do camarão-da-amazônia Macrobrachium amazonicum em regiões de várzea do Baixo Amazonas
  • Biodiversidade da fauna de crustáceos decápodes e sua participação na dieta do tambaqui (Colossoma macropomum) na região de várzea do Baixo Amazonas
  • Desenvolvimento de sistemas de produção do camarão Macrobrachium amazonicum na região oeste do Pará

2017:

• Comparação das variáveis plasmáticas em tambaquis anestesiados com benzocaína e eugenol em sangue coletado com diferentes anticoagulantes
  • Implantação de Unidades Demonstrativas Agroflorestais na Amazônia – IUDAA

2016 - 2018:

• Levantamento e monitoramento da fauna de crustáceos decápodes em igarapés da Floresta Nacional do Tapajós (Santarém, PA, Brasil)
  • Reprodução e desenvolvimento de formas jovens da espécie ornamental acari zebra (Hypancistrus zebra) em laboratório

2016:

• Desenvolvimento de técnicas para a produção de tambaqui (Colossoma macropomum) em tanques-rede na Floresta Nacional do Tapajós.

PROJETOS DE EXTENSÃO

2016:

• Formação de multiplicadores em aquicultura na região oeste do Pará

CONTATOS:

• luciano.vaz@ufopa.edu.br