Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas

Buscar somente nesse site.

Ultima atualização em 14 de Fevereiro de 2023 às 10:26

Sobre o ICTA

Apresentação

O Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas - ICTA possibilita a formação de recursos humanos habilitados para desempenhar papel estratégico local, regional ou mesmo internacionalmente em pesquisas científicas básicas e aplicadas, na gestão ambiental e nos diversos segmentos da cadeia produtiva envolvendo organismos aquáticos e seus derivados, proporcionando, por meio do ensino superior, a construção de cenários sustentáveis para as águas amazônicas.

O ICTA tem como missão ser um Instituto de referência na formação de profissionais habilitados em recursos hídricos e aquáticos, com capacidade técnica e científica para pesquisar, diagnosticar e solucionar os problemas gerenciais, tecnológicos e organizacionais em suas respectivas áreas de atuação na Região Amazônica.

As linhas de pesquisa do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas foram pensadas na perspectiva de um processo efetivo de gerenciamento corresponsável dos recursos hídricos e aquáticos a partir do conhecimento científico de rios, lagos, represas, áreas alagadas naturais, canais e sistemas de irrigação; considerando-se a necessidade de um investimento permanente em estudos integrados em: climatologia, hidrologia, limnologia, biodiversidade aquática tanto em áreas preservadas quanto em áreas impactadas visando seu uso e conservação.

O ICTA é formado pelos seguintes cursos:

·         Graduação

I.         Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia das Águas (Formação Graduada Geral - FGG);

II.         Curso de Bacharelado em Biologia (Formação Graduada Profissional - FGP);

III.         Curso de Bacharelado em Engenharia de Pesca (Formação Graduada Profissional - FGP);

IV.         Curso de Bacharelado em Gestão Ambiental (Formação Graduada Profissional - FGP);

V.         Curso de Bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental (Formação Graduada Profissional - FGP).

·        Pós-Graduação

I.         Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biodiversidade (PPGBEES)

II.        Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Saneamento e Tecnologia Hídrca (PPG Santech)

 

Direção do Instituto

 O Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas é administrado por um Diretor juntamente com o Conselho do Instituto, o qual, atualmente, é composto por todos os Coordenadores de cursos, e membros docentes, técnicos e discentes eleitos.

Utiliza-se, no Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas, o modelo de gestão gerencial, cujo objetivo principal é dotar a máquina pública de maior agilidade, flexibilidade e eficiência, apoiando-se nos pilares da burocracia, amparados nos princípios da impessoalidade, do formalismo e do profissionalismo (meritocracia), entre outros. Todas as etapas de organização e planejamento são deliberadas de forma coletiva e flexível. Prima-se assim, pela administração profissional e descentralizada, visando o uso coerente e responsável dos recursos públicos.

Diretor - Prof. Dr. Frank Raynner Vasconcelos Ribeiro
Vice-Diretora – Profa. Dra. Ynglea Georgina De Freitas Goch

e-mail: icta@ufopa.edu.br

O ICTA está localizado no Bloco Modular- 3º andar, na Unidade Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará, Bairro Salé – Campus de Santarém, Pará