UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Instituto de Formação Interdisciplinar e Intercultural

Buscar somente nesse site.

Ultima atualização em 28 de Setembro de 2023 às 09:06

DO CFI AO IFII

A implantação do  CFI (Centro de Formação Interdisciplinar) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), foi baseada na Legislação Educacional em vigor no país, a saber, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira n.º 9394, de 20 de dezembro de 1996 e publicada no Diário Oficial da União em 23 de dezembro do mesmo ano. Sua criação, aprovação e manutenção o tornou Unidade Acadêmica da referida universidade, tendo  como  missão a promoção e articulação das diversas áreas do conhecimento em prol da construção de uma abordagem institucional interdisciplinar de seus programas acadêmicos e gerenciais, por meio da oferta de ensino, nas modalidades que se mostrarem adequadas, integrado à pesquisa e extensão.

Até o ano de 2014 a Ufopa não ofertava vagas, nos processos seletivos, para os cursos. Os estudantes ingressavam na Ufopa. O percurso acadêmico estava estruturado em ciclos. O CFI era responsável pelo primeiro ciclo, quando eram ofertados os módulos Origem  e Evolução do Conhecimento - OEC - 75H; Sociedade, Natureza e Desenvolvimento - SND - 75H ; Estudos Integrativos da Amazônia - EIA - 75H; Lógica Linguagens e Comunicação - LLC - 90H; Seminários Integradores - SINT - 40H; Interação na Base Real - IBR - 45H; Tópicos em Estudos Interdisciplinares - TEINTER - 30H ; Tópicos Especiais em Tutoria e Monitoria - ETM - 60H (UFOPA-CFI, 2015).

A partir do ano de 2014, com o primeiro edital de processo seletivo para o ingresso de estudantes, na gestão da professora Raimunda Monteiro, como Reitora, as vagas foram ofertadas para a entrada diretamente nos cursos oferecidos pela Ufopa. A partir daí alguns cursos foram substituindo os módulos ofertados pelo CFI por outras disciplinas, ou os módulos do CFI foram sendo ministrados por docentes dos próprios institutos. O CFI foi perdendo a importância enquanto Unidade Acadêmica responsável pelo primeiro ciclo de formação, pois o ciclo foi deixando de existir, mas continuou ofertando os módulos acima mencionados, os cursos de pós-graduação latu senso e seus docentes seguiram ministrando outras disciplinas dos cursos ofertados pelos institutos da UFOPA.

Nesse contexto, o CFI passou a organizar-se para a oferta de cursos de graduação e pós-graduação stricto senso. O curso de graduação percorreu um longo trajeto de 2015 a 2020, quando foi aprovado o Bacharelado Interdisciplinar em ciências Ambientais (BICA) pelo CONSEPE da Ufopa. A proposta inicial era denominada Bacharelado Interdisciplinar em Natureza e Sociedade e em seguida foi alterada para BICA, com o argumento de garantir minimamente uma identidade profissional e manter-se dentro da perspectiva interdisciplinar. A primeira turma foi ofertada no semestre 2021.1, com início das aulas no dia 05 de outubro de 2021. A criação da proposta de mestrado em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ) foi uma iniciativa dos docentes do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) da Universidade Federal do Oeste do Para (Ufopa), submetida à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 2015 e teve sua 1ª turma em 2016.

Em 7 de dezembro de 2022, a resolução CONSUN Nº 298 aprovou a criação da Unidade Acadêmica, denominada Instituto de Formação Interdisciplinar e Intercultural, da Universidade Federal do Oeste do Pará, a partir da infraestrutura e pessoal do CFI e da Formação Básica Indígena (FBI), até então sediada no ICED. A nova Unidade Acadêmica passou a trabalhar com os Programas Interdisciplinar e Intercultural, passando a ser responsável pela Formação Básica Indígena e tendo a responsabilidade de organizar a criação de curso(s) na perspectiva Intercultural, juntamente com as diversas Unidades Acadêmicas e Administrativas da Ufopa.

O IFII ( Instituto de Formação Interdisciplinar e Intercultural) adota a postura de buscar a articulação das diversas áreas do conhecimento em prol da construção de uma abordagem interdisciplinar de seus programas acadêmicos e gerenciais, por meio da oferta de ensino, nas modalidades que se mostrarem adequadas, integrado à pesquisa e à extensão. As estratégias para a realização dessa missão referem-se à promoção da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, com abordagem interdisciplinar e intercultural integrada aos programas na UFOPA. A formação do egresso baseada na interdisciplinaridade se apoia na indispensável sinergia entre teoria e prática como um vetor de conhecimento. Desta forma, mais do que a produção de conhecimento, abre-se por meio das propostas de bacharelado e mestrado interdisciplinares um campo de superação do paradigma disciplinar para a criação de projetos/ações prospectivas de interesse social e ambiental.

Autora: Zelina Patricia De Siqueira Correa