Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento |
CARGA HORÁRIA |
Teórica: 48h |
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Prática: 12h |
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TOTAL: 60h |
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EMENTA:Cultura e constituição do indivíduo. Os processos de aprendizagem e desenvolvimento humano sob o enfoque psicológico no contexto cultural. Principais teorias e implicações no processo educacional. O espaço escolar e a construção do conhecimento. O contexto educacional brasileiro: modelos de intervenção e campo de pesquisa.
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA: BENTHAM, Susan. Psicologia e Educação. São Paulo, Loyola, 2006, Brasil. Luciana Moreira Pudenzi(Trad.). BORUCHOVITCH, Evely; BZUNECK, José Aloyseo (Org.). Aprendizagem: processos psicológicos e o contexto social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004 CAMPOS, Dinah Martins de Souza. Psicologia da Aprendizagem. Petrópolis, Vozes, 1986. COLL, César; MARCHESI, Álvaro e PALÁCIOS, Jesús& colaboradores. Desenvolvimento Psicológico e Educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. 2.ed. Porto Alegre, Artmed, 2004. FONTANA, Roseli; CRUZ, Maria Nazaré da. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo: Atual, 1997.
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BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: DAVIS, Cláudia e OLIVEIRA, Zilma. Psicologia na Educação.2.ed. São Paulo: Cortez, 1993. JOSÉ, Elizabete da Assunção; COELHO, Maria Tereza. Problemas de Aprendizagem. 10.ed. São Paulo, Ática, 1999. MAHONEY, Abigail A.; ALMEIDA, Laurinda R. A constituição da pessoa na proposta de Henri Wallon. São Paulo: Loyola, 2007. MOLL, Luis C. Vygotsky e a educação: im
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LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS)
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS- LIBRAS
CARGA HORÁRIA
Teórica: 60h
Prática: 15h
TOTAL: 75h
EMENTA:Discussão acerca da língua de sinais e suas características enquanto língua natural. Aspectos gramaticais básicos sobre a língua de sinais. Concepções de educação de surdos: oralismo, comunicação total e bilinguismo. Decreto nº 5626/05. Noções básicas de comunicação em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Brasília, 24 de abril de 2002; 181º da Independência e 114º da República.
_______. Secretaria de Educação Especial. Decreto 5.626, de 22 de dezembro de 2005. (LIBRAS). Brasília, 2005.
GESSER, Audrei. LIBRAS? Que língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
HONORA, Márcia; FRIZANCO, Mary Lopes Esteves. Livro ilustrado de língua brasileira de sinais – desvendando a comunicação usada pelas pessoas com surdez. São Paulo: Ciranda Cultural, 2010. Vol.1.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
HONORA, Márcia; FRIZANCO, Mary Lopes Esteves. Livro ilustrado de língua brasileira de sinais – desvendando a comunicação usada pelas pessoas com surdez. São Paulo: Ciranda Cultural, 2010. Vol. 2
QUADROS, R. M. Educação de Surdos a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. WERNECK, C. Ninguém mais vai bonzinho na sociedade inclusiva. Rio de Janeiro: WVA, 1997. VYGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1994. SOARES, M. A. L. A educação do surdo no Brasil. Campinas: Autores Associados, 1999.
Psicologia da Educação
Psicologia da Educação e da Aprendizagem
CARGA HORÁRIA
Teórica: 60
Prática: 15
TOTAL: 75
EMENTA:A psicologia como estudo cientifico. A Psicologia aplicada à Educação e seu papel na formação do professor. As correntes psicológicas que abordam a evolução da Psicologia da Educação. A contribuição das teorias do desenvolvimento e aprendizagem ao processo ensino-aprendizagem.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
BARROS, Célia Silva Guimarães. Pontos de Psicologia do desenvolvimento. 12.ed. São Paulo, Ática, 2004.
BOCK, Ana Mercês Bahia, FURTADO. Odair & TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi, Psicologia – Uma introdução ao estudo de PSICOLOGIA. 13ª ed. São Paulo, Ed. Saraiva, 1999.
GOULART, Íris Barbosa. Psicologia da Educação: Fundamentos teóricos e aplicações aprática pedagógica. Petrópolis. Vozes, 1987.
_______. Fundamentos Psicológicos da Educação. Belo Horizonte, Editora Lê, 1987.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
DAVIS, Cláudia e OLIVEIRA, Zilma. Psicologia na Educação. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 1993. FERREIRA. May Guimarães. Psicologia Educacional: Análise Critica. São Paulo: Cortez, 1987. FALCÃO, Gerson Marinho. Psicologia da Aprendizagem. 10ª ed. São Paulo: Mica. 2003. MACIEL, Ira Maria (Org.). Psicologia e Educação: Novos Caminhos para Formação. Rio de Janeiro: Ed. Ciência Moderna, 2001.COUTINHO, Maria Tereza da C.; MOREIRA, Mércia. Fundamentos Psicológicos da Educação. Belo Horizonte: Editora Lê. 1987. VYGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
Política e Legislação Educacional
Política e Legislação Educacional
CARGA HORÁRIA
Teórica: 60
Prática: 15
TOTAL: 75h
EMENTA:O estado, o direito e a organização da Educação. As políticas educacionais e a legislação brasileira na Educação Básica. O gestor escolar, as normas e os procedimentos administrativos. A Legislação e o contexto da Educação infantil, do Ensino Fundamental e Médio.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
LIBÂNEO, José Carlos et. al. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003.
AZEVEDO, Janete M. Lins de. A Educação como Política Pública. 3 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2004. (Col. Polêmicas do Nosso Tempo).
OLIVEIRA, Romualdo Portela de (org). Política educacional: impasses e alternativa. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1998.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
BRASIL Constituição da Republica Federativa do Brasil. 44ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2015. _______. LDB de 1996. FREITAG, Bárbara. Escola estado e sociedade. São Paulo: Centauro, 2005. GALEANO, Eduardo. As veias abertas da América Latina. Trad. Galeno de Freitas. 16ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1988. ARAÚJO, Ronaldo Lima; Gomes, Socorro. Amazônia: trabalho escravo, conflitos de terra e reforma agrária. São Paulo: Revista Princípios, 2007. SAID, Edward W. O Papel da Cultura nos Movimentos de Resistência. IN: SAID, Edward W. (Org.). Cultura e Resistência: entrevistas do Intelectual Palestino Edward W. Said a David Barsamian. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006.
Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação
Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação
CARGA HORÁRIA
Teórica: 60
Prática: 15
TOTAL: 75h
EMENTA:O pensamento filosófico sobre a sociedade, o conhecimento e a educação. A educação como prática fundamental da existência histórica – social cultural e política. A educação e os diferentes períodos históricos.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. 19ª edição. São Paul: Cortez, 1994. PAVIANE, Jayme. Problemas de Filosofia da Educação. 5ª Ed. Petrópolis, 1990. PINTO, Álvaro Vieira. Sete Lições sobre Educação de adultos. 6ª Ed. São Paulo: Cortez, Coleção Educação Contemporânea. PONCE, Aníbal. Educação e Luta de Classes. 8ª Ed. São Paulo: Cortez, 1988.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
GILES, Thomas Ransom. Filosofia da Educação. São Paulo: EPU, 1983. GHIRALDELLI JR, Paulo. Filosofia da Educação. São Paulo: Ática, 2006, 222 p. MÉSZÁROS, István. A crise do Capital. São Paulo: Boitempo, 2009, 133 p. MÉSZÁROS, István. A Educação para além do capital. 2ª ed. São Paulo: Boitempo, 2008, 77 p. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação? São Paulo: Brasiliense, 2006.
Educação Étnico Racial
Educação e Ralações Étnico-Raciais
CARGA HORÁRIA
Teórica: 60
Prática: 15
TOTAL: 75
EMENTA:A ideologia racista: história, conceitos, formas de realização na sociedade brasileira. O racismo, a escola e o livro didático. O anti-racismo: estratégias de atuação e a legislação atual. História e cultura afro-brasileira e africana em sala de aula. A presença negra na Amazônia e a cultura afro-amazônica. Educação Escolar Quilombola.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
CAVALEIRO , Eliane (org). Racismo e antirracismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: Summus, 2001.
MUNAGA, Kabengele (org). Superando o racismo na escola.2 ed. Brasília: Ministério da Educação/SECAD, 2005.
_______& GOMES, Nilma Lino. O Negro no Brasil de Hoje. São Paulo: Global, 2006.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
ANJOS, Rafael Sanzio Araújo. Quilombolas, tradições e cultura da resistência. São Paulo: Aori Comunicações, 2006. ACEVEDO, Rosa; CASTRO, Edna. Negros do Trombetas: guardiães de matas e rios. Belém: UFPA/NAEA, 1993. AMANCIO, Iris Maria da Costa; GOMES, Nilma Lino; JORGE, Miriam Lúcia dos Santos. Literaturas africanas e afro-brasileira na prática pedagógica. 1ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. SANTOS, Joel Rufino dos. A questão do negro na sala de aula. 2ª ed. São Paulo: Editora Ática, 1990. DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016.
Seminários Integradores II (SINT II)
Seminários Integradores II
CARGA HORÁRIA
Teórica: -
Prática: 25h
TOTAL: 25h
EMENTA:: Integração dos conteúdos da formação interdisciplinar, com ênfase na formação do professor. As formas de realização da educação escolar. Perspectivas de articulação entre as áreas do saber. O fazer pedagógico e a pesquisa em educação. Programas de aproximação universidade-escola.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
MEIRIEU, Philippe. Carta a um jovem professor. Porto Alegre: ARTMED, 2006.
MATOS, J. C. Professor reflexivo: Apontamentos para o debate. In: GERALDI, C. M. C et al (orgs.). Cartografia do trabalho docente. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 1999. p. 277-306.
DUARTE, Newton. As pedagogias do “aprender a aprender” e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento. Revista brasileira de educação. Set/out/nov/dez 2018, n.18, p. 35-40
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
BOLÍVAR, Antonio. O Esforço Reflexivo de Fazer da Vida uma História. Pátio, Ano XI nº 43 ago/out, 2007, p. 12-15. IMBERNÓN, Francesc. Aprender com as histórias de vida. Pátio, Ano XI, nº 43. Histórias de vida e aprendizagem - ago/out, 2007, p.08-11. SILVA. A. M. M. Escola pública e a formação da cidadania: possibilidades e limites. Disponível em: www.dhnet.org.br/dados/ te-ses/edh/br/pe/teseaida.pdf. FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 7ª ed. Trad. Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005. VYGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1994.