Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento

CARGA HORÁRIA

Teórica: 48h

Prática: 12h

TOTAL: 60h

EMENTA:Cultura e constituição do indivíduo. Os processos de aprendizagem e desenvolvimento humano sob o enfoque psicológico no contexto cultural. Principais teorias e implicações no processo educacional. O espaço escolar e a construção do conhecimento. O contexto educacional brasileiro: modelos de intervenção e campo de pesquisa.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

BENTHAM, Susan. Psicologia e Educação. São Paulo, Loyola, 2006, Brasil. Luciana Moreira Pudenzi(Trad.).

BORUCHOVITCH, Evely; BZUNECK, José Aloyseo (Org.). Aprendizagem: processos psicológicos e o contexto social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004

CAMPOS, Dinah Martins de Souza. Psicologia da Aprendizagem. Petrópolis, Vozes, 1986.

COLL, César; MARCHESI, Álvaro e PALÁCIOS, Jesús& colaboradores. Desenvolvimento Psicológico e Educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. 2.ed. Porto Alegre, Artmed, 2004.

FONTANA, Roseli; CRUZ, Maria Nazaré da. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo: Atual, 1997.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

DAVIS, Cláudia e OLIVEIRA, Zilma. Psicologia na Educação.2.ed. São Paulo: Cortez, 1993.

JOSÉ, Elizabete da Assunção; COELHO, Maria Tereza. Problemas de Aprendizagem. 10.ed. São Paulo, Ática, 1999.

MAHONEY, Abigail A.; ALMEIDA, Laurinda R. A constituição da pessoa na proposta de Henri Wallon. São Paulo: Loyola, 2007.

MOLL, Luis C. Vygotsky e a educação: im