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  • História da Educação Brasileira

    História da Educação Brasileira

    CARGA HORÁRIA

    Teórica: 45h

    Prática: 15h

    TOTAL: 60h

    EMENTA: O Estado, o direito e a organização da Educação. As políticas educacionais e a legislação brasileira na Educação Básica. O gestor escolar, as normas e os procedimentos administrativos. A Legislação e o contexto da Educação infantil, do Ensino Fundamental e Médio.

    BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

    MANACORDA, Mário Alighiero. História da Educação. 13ª ed. São Paulo: Cortez, 2012.

    LOPES, E. M. T. FARIA FILHO, L. M. VEIGA, C. G. (org.) 500 anos de educação no Brasil. 4ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

    RIBEIRO, Maria Luisa Santos. História da educação brasileira: a organização escolar. 13 ed. Campinas/SP: Autores Associados, 1993.

     

     

    BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

    GATTI, Décio. PESSANHA, Eurize. História da educação, instituições e cultura escolar. Conceitos, categorias e materiais históricos. In: GATTI JÚNIOR, Décio; INÁCIO FILHO, Geraldo (org.). História da educação em perspectiva: ensino, pesquisa, produção e novas investigações. Campinas, SP, Autores Associados; Uberlândia, MG, EDUFU, 2005. p. 71-90.

    ARANHA, Maria Lúcia. História da Educação e da Pedagogia: Geral e do Brasil. 3ª ed. rev e ampl. São Paulo: Moderna. 2006.

    XAVIER, Maria Elizabete. RIBEIRO, Maria Luisa e NORONHA, Olinda Maria. História da educação: a escola no Brasil. 1ª ed. São Paulo: FTD, 1994.

    Revista Brasileira de Educação (ANPED). nº 14, mai/jun/jul/ago de 2000. São Paulo: Autores Associados, 2000.

     

  • Sociologia da Educação

    Sociologia da Educação

    CARGA HORÁRIA

    Teórica: 45h

    Prática: 15h

    TOTAL: 60h

    EMENTA:A importância da Sociologia da Educação na formação do professor. As principais correntes sociológicas e sua aplicação na educação. As teorias sociológicas da educação. Os movimentos sociais e a educação.

     

    BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

    ALTHUSSER, L. Aparelhos ideológicos de Estado. 2ª ed. Rio de Janeiro: Graal, 1985.

    COMTE, Auguste. Sociologia - conceitos gerais e surgimento. In: MORAES FILHO, Evaristo (Org.). Comte: Sociologia. São Paulo: Ed. Ática, 1978, p. 53-62.

    DURKHEIM, Emile. Educação e sociologia. São Paulo: Edições 70 Brasil, 2007.

     

    BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

    BUFFA, Ester; ARROYO, Miguel; NOSELLA, Paolo. Educação e Cidadania. 7ª ed. São Paulo: Cortez , 1999.

    COSTA, Maria Cristina Castilho. Sociologia: introdução a ciência da sociedade. 4ªed. São Paulo: Moderna, 1987.

    ENGUITA, Mariano F. Trabalho, Escola e Ideologia: Marx e a crítica da Educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993, 315 p.

    GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais e educação. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1994.

    GOMES, Cândido. A educação em perspectiva sociológica. 4ª ed. São Paulo: EPU, 2010.

     

  • Tecnologias Educacionais

    Tecnologias Educacionais

    CARGA HORÁRIA

    Teórica: 20h

    Prática: 10h

    TOTAL: 30h

    EMENTA:Tecnologias e educação, história e perspectivas. A utilização das tecnologias (digitais) na educação. Estudo teórico-prático dos recursos computacionais aplicados na educação (aplicativos, internet, multimídia e outros). Aplicações dos recursos tecnológico no processo de ensino aprendizagem. Análise de experiências em curso.

    BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

    DEMO, Pedro. Educação hoje "Novas" Tecnologias, pressões e oportunidades. Editora Atlas. São Paulo, 2009

    LEITE, Lígia Silva. (Coord.). Tecnologia educacional: descubra suas possibilidades nasala de aula. Colaboração de Cláudia Lopes Pocho,Márcia de Medeiros Aguiar, Marisa Narcizo Sampaio. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

    LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência, o futuro do pensamento na era da informática. Editora 34, 2006.

     

    BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

    ALAVA, Séraphin (org). Ciberespaço e formações abertas: rumo a novas práticas educacionais? Trad. Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2002, 224 p.

    ALMEIDA, Fernando José. Educação e informática: os computadores na escolar. 5ªed. São Paulo: Cortez, 2012.

    VALENTE, José Armando. Formação de Educadores para o uso da informática na escola. Campinas: UNICAMP/NIED, 2003.

    LLANO, José Gregorio. A informática educativa na escola. 1ª São Paulo: Ed. Loyola, 2006.

    PENTEADO, Miriam - BORBA, Marcelo C. A Informática em ação - formação de professores, pesquisa e extensão. 1ª ed. São Paulo: Olho d Água, 2000.

     

  • Filosofia da Educação

    Filosofia da Educação

    CARGA HORÁRIA

    Teórica: 45h

    Prática: 15h

    TOTAL: 60h

    EMENTA:As concepções filosóficas e suas implicações na educação. Compreensão filosófica das interações mundo-homem-sociedade-educação. As ideias pedagógicas no Brasil e sua relação com as teorias educacionais. Posicionamento ético-estético-político e epistemológico do educador. Filosofia e Pesquisa em Educação.

     

    BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

     

    ABBAGNANNO, N. Dicionário de filosofia. São Paulo: Mestre Jou, 1970.

     

    AYER, A. J. As questões centrais da filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

     

    DALBOSCO, Cláudio. CASAGRANDA, Edilson. MUHL, Eldon. (orgs.). Filosofia e pedagogia: aspectos teóricos e temáticos. Campinas: Autores

     

     

    BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

    ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. 6ª ed. São Paulo: Mestre Jou, 2012.

    AYER, Alfred J. As questões centrais da filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

    DALBOSCO, Cláudio; CASAGRANDA, Edilson; MUHL, Eldon. (Orgs.). Filosofia e pedagogia: aspectos teóricos e temáticos. Campinas: Autores associados. 2008. Campinas, SP.

    LUZURIAGA, L. História da educação pública. 1ª ed. São Paulo: Cia Editora Nacional, 1959.

    DALBOSCO, Claudio A; CASAGRANDE, A. Edison; MUHL, Eldon H. (org). Filosofia e pedagogia: aspectos históricos e temáticos. São Paulo: Autores Associados, 2008, 366 p.

      

  • Teorias do Currículo

    Teorias do Currículo

    CARGA HORÁRIA

    Teórica: 45h

    Prática: 15h

    TOTAL: 60h

    EMENTA:Abordagem dos diversos conceitos de Currículo. Dimensões, fundamentação e aspectos legais do Currículo. Novas Diretrizes Curriculares e os Parâmetros Curriculares Nacionais. A construção e implementação dos currículos e suas interligações com a cultura e a sociedade. Projetos de trabalho e o cotidiano escolar.

     

    BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

    APPLE, M. Ideologia e currículo. 2. Ed. Revisada. Porto Alegre: Arte Médica, 2006.

    CORRÊA, P. S. A. (Org.). A educação, o currículo e a formação de professores. Belém: EDUFPA, 2006.

    LOPES, A. C.; MACEDO, E. (orgs.). Políticas de currículo em múltiplos contextos. São Paulo: Cortez, 2006.

     

     

    BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

    COSTA, Marisa Vorraber (Org.) O currículo nos limiares do contemporâneo. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.

    GOMES, N. L. Indagações sobre currículo: diversidade e currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.

    MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa. Multiculturalismo, currículo e Formação de Professores. In Currículo: políticas e práticas, Campinas: Papirus, 1999.

    ______. Currículo: questões atuais. Campinas. SP: Papirus, 1999.

    SILVA, T. S. Documentos de identidade: uma introdução às teorias

     

  • Educação Ambiental

    Educação Ambiental

    CARGA HORÁRIA

    Teórica: 20h

    Prática: 10h

    TOTAL: 30h

    EMENTA:Meio ambiente: aspectos físicos, geográficos, biológicos, históricos e sociais. Princípios éticos e filosóficos da relação sociedade e natureza. Desenvolvimento sustentável e educação. Cultura, qualidade de vida, preservação ambiental de bens culturais e naturais. A ocupação e a utilização do território. Modelo produtivo e efeitos sobre o ambiente.

     

    BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

    PENTEADO, H. Meio Ambiente e formação de professores. 5ª ed. São Paulo: Cortez Editora, 2003.

    LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo (Org). Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. 2.ed. São Paulo: Cortez, p. 255, 2002.

    CASCINO, Fabio. Educação ambiental: princípios, história, formação de professores. 4.ed. São Paulo, SP: SENAC, 2007. p. 109.

     

    BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

    BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Coordenação de Educação Ambiental. A implantação da Educação Ambiental no Brasil. Brasília,1998. 166 p.

    DIEGUES, Antônio C. (org.). Etnoconservação: novos rumos para a proteção da natureza nos trópicos. São Paulo: Hucitec, 2000.

    FOLADORI, Guillermo. Limites do desenvolvimento Sustentável. Tradução de Marise Manoel. Campinas, SP: Ed. Unicamp, 2001.

    LEFF, E. Saber Ambiental: Sustentabilidade, Racionalidade, Complexidade e Poder, 3ª Ed., Editora

    LOUREIRO, Carlos Frederico, LAYRARGUES, Philippe Pomier& CASTRO

    DIAS, G. F. Educação Ambiental: Princípios e Prática. 8ª ed. São Paulo: Gaia, 2003.

  • Seminário de Pesquisa Educacional

    Seminário de Pesquisa Educacional

    CARGA HORÁRIA

    Teórica: -

    Prática: 30h

    TOTAL: 30h

    EMENTA:As bases da investigação científica em educação. Problemas metodológicos: Pesquisa qualitativa x pesquisa quantitativa; pesquisa-ação; levantamento, organização e validação de dados, Formulação do problemas de investigação. Estabelecimento de referencial e pesquisa bibliográfica. A inserção do estudante em grupos de pesquisa.

    BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

    BOOTH, W. C.; COLOMB, G.G.; WILLIAMS, J. M. A arte da pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

    MOREIRA, Antônio Flávio et alii. Para quem pesquisamos, para quem escrevemos. São Paulo: Cortez, 2001.

    MINAYO, M.C. Desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. SP, Hucitec-Abrasco, 1994.

    BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

    ALVES, Nilda; OLIVEIRA, Inês. B. Pesquisa no/do cotidiano das escolas: sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

    BROCHIER, Christophe. Algumas observações e proposições sobre a metodologia das pesquisas de sociologia empírica. Pro-Posições, v. 17, n. 1 (49) - jan./abr. 2006.

    FONSECA, C. Quando cada caso não é um caso: pesquisa etnográfica e educação. Revista Brasileira de Educação, n. 10, p. 58-78, 1999.

    FREITAS, Maria Teresa de Assunção (2002) A abordagem sócio-histórica

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