Legislação Aplicada à Educação Básica
Legislação Aplicada à Educação Básica
CARGA HORÁRIA
Teórica: 45h
Prática: 15h
TOTAL: 60h
EMENTA:Analisa diretrizes, resoluções e pareceres relacionados à educação básica. Estuda leis federais, estaduais e municipais complementares a LDB, aplicadas à educação basca.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
MENESES, João. et al. Educação Básica: Políticas, Legislação e Gestão. Leituras. São Paulo: Pioneira, 2004.
Coletânea de toda legislação educacional de 2003 a 2010. Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/
BRZEZINSKI, I. (Org.). LDB Dez anos depois: reinterpretação sob diversos olhares. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2008.
LIBÂNEO, José Carlos et. al. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
FERREIRA, N. S. C.; AGUIAR, M. A. da S. Gestão da Educação: impasses, perspectivas e compromissos. 4ª ed. Campinas: Cortez, 2004.
CARNEIRO, Moacir Alves. LDB fácil: leitura crítico - compreensiva artigo por artigo. 21ª ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2013.
OLIVEIRA, R. P. e CATANE, A. M. Constituições estaduais brasileiras e educação. 1ª ed. São Paulo: Cortez, 1993. 134 p.
OLIVEIRA, Romualdo Portela de; ADRIÃO, Thereza (orgs.). Organização do Ensino no Brasil: níveis e modalidades. 2ªed. São Paulo: Xamã, 2007.
CARVALHO, E. J. G. Políticas Públicas e gestão da educação no Brasil. Maringá: Eduem, 2012.
Educação Especial
Didática e Formação Docente
Pedagogia em Ambientes não Escolares
Pedagogia em Ambientes não Escolares
CARGA HORÁRIA
Teórica: 24h
Prática: 06h
TOTAL: 30h
EMENTA:Pedagogia: conceitos e dimensões sociopolíticos na estrutura de ambientes não escolares. Princípios e práticas pedagógicas no processo de Organização de Instituições e espaços sócio educativos. As dimensões do trabalho pedagógico: pedagogia social de rua; pedagogia em ambientes empresariais. Pedagogia no ambiente de promoção de saúde e da melhoria de qualidade de vida.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais e educação. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2003.
MATOS, Elizete Lúcia; MUGIATTI, Margarida Maria. Pedagogia hospitalar: a humanização integrando educação e saúde. Petrópolis: Vozes, 2006.
RIBEIRO, Amélia Escotto do Amaral. Pedagogia empresarial: atuação do pedagogo na empresa. 2. ed. São Paulo: Wak, 2007.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
GOHN, Maria da Glória. Educação não formal e cultura política. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2005.
GOHN, Maria da Glória. Educação não formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio, Rio de Janeiro, v.14, n.50, p.27-38, jan./mar.2006.
PORTO, Olívia. Psicopedagogia Hospitalar: intermediando a humanização na saúde. São Paulo: Wak, 2008.
RIBEIRO, Amélia Escotto do Amaral. Temas atuais em Pedagogia Empresarial. 2. ed. São Paulo: Wak, 2006.
VIEGAS, Drauzio (org.). Brinquedoteca Hospitalar: isto é humanização. 2. Ed. São Paulo: Wak, 2008.
História da Amazônia e Educação
História da Amazônia e Educação
CARGA HORÁRIA
Teórica: 24h
Prática: 06h
TOTAL: 30h
EMENTA:As relações entre história e educação. A educação face ao processo de formação política, econômica e social da Amazônia. A história da Amazônia sob diversas perspectivas temáticas de análise, destacando o papel da escola na (re)construção de identidades.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
BECKER, Bertha K. Amazônia. Série Princípios, São Paulo: Ática, 1990.
COLARES, Anselmo Alencar. Colonização, catequese e educação no Grão-Pará: Canoas, RS: Editora da ULBRA, 2005.
DELGADO, Lucila de Almeida Neves. História oral: memória, tempo, identidades. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 15-66.
LOUREIRO, Violeta. Educação e sociedade na Amazônia em mais de meio século. In: Revista Cocar. Universidade do Estado do Pará / Centro de Ciências Sociais e Educação. Belém: EDUEPA, 2007 (v. 1, n. 1, jan.-jun. 2007). p. 17-45.
GONDIM, Neide. A invenção da Amazônia. 2 ed. Manaus: Valer, 2007.
SOUZA, Márcio. História da Amazônia. Manaus: Valer, 2009.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
DAOU, Ana Maria. A belle epoque amazônica. São Paulo: Jorge Zahar Editor, 2000.
DEAN, Warren. A luta pela borracha no Brasil. São Paulo: Nobel, 1989.
HOORNAERT, Eduardo (org). História da igreja na Amazônia. Rio de Janeiro: Vozes, 1992.
IBAÑES, Maria Graciete Zaire. Poronga: Educação na floresta. Rio Branco: CTA, 1999.
KRENAK, Ailton; AMÂNCIO, Osmarino. Aliança dos povos da floresta. São Paulo: CEDI, 1989.
MARTINS, Maria Lucia; FERREIRA, Djalcir. A lição da samaúma: Formação de professores da floresta. Rio Branco: Poronga, 1994.
Seminário de Docência
Seminário de Docência
CARGA HORÁRIA
Teórica: -
Prática: 30h
TOTAL: 30h
EMENTA: História da Computação. Noções de utilização do computador. Conceitos básicos de sistemas. Conceito e funcionamento de hardware e software Componentes de um Sistema, diferenciação de Portes de Equipamentos. Aplicações de grande, médio e pequeno porte. Modos de Operação (Lote e Interativa), transferência de dados; ferramentas de usuários Mono-usuário, Multiusuário. O computador como ferramenta de ensino. Conceito de tipos e Níveis de Sistemas; Apresentação das principais áreas da computação (Banco de Dados, Redes e Comunicação de Dados).
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
JOHNSON, J. A.; CAPRON, H. L. Introdução à Informática. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004
GUIMARÃES A. de M.; LAGES, N. A. de C. Introdução à Ciência da Computação. Rio de Janeiro: LTC, 1998.
MEIRELLES, F. de S. Informática: novas aplicações com microcomputadores. 2ªed. Atual. E ampl. São Paulo: Makron, 1994.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
BROOKSHEAR, J. G.: Ciência da Computação – Uma visão abrangente (7ª edição). Porto Alegre: Bookman, 2005;
FEDELI, R. D.; Polloni, E. G. F.; Peres, F. E.: Introdução à Ciência da Computação. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.
BRAGA, W. Informática elementar: Windows XP, Word 2003, Excel 2003. Rio de Janeiro: Editora Alta Books, 2004.
CASTRO, C. M. Computador na Escola: Como levar o computador à escola. Rio de Janeiro, RJ: Campus. 1988.
NORTON, P. Introdução à informática. São Paulo: Makron Books, 2005.
RAMALHO, J. A. A. Introdução à informática. São Paulo: Berkeley Brasil, 2003.
VELOSO, F. C. Informática: Conceitos Básicos. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2002.
Didática e Formação Docente |
CARGA HORÁRIA |
Teórica: 48h |
|
Prática: 12h |
|
TOTAL: 60h |
|
EMENTA:O papel da Didática na formação do educador. Formação e identidade docente. O cotidiano escolar, a ação docente e o projeto político-pedagógico. Tendências pedagógicas da prática escolar. Currículo e conhecimento. A pesquisa como princípio educativo e formativo. O planejamento e a organização do processo ensino-aprendizagem e a avaliação. O contexto da prática pedagógica. A dinâmica da sala de aula. A construção de uma proposta de ensino-aprendizagem para o ensino de ciências, biologia e química. A vivência e o aperfeiçoamento da Didática na sala de aula. |
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: DEWEY, John. Vida e Educação. São Paulo: Edições Melhoramentos, 1967. PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo: Cortez, 2000. ROUSSEAU, J. J. Emílio ou da educação. 3ª ed. São Paulo: Difel, 1979. |
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: MAKARENKO, Anton. Poema Pedagógico. Lisboa. Livros Horizonte, 1980. tomo I, II, III. ALVES, Gilberto Luiz. O trabalho didático na escola moderna: formas históricas. Campinas, SP: Autores Associados, 2005. CHATEAU, Jean. Os grandes pedagogistas. São Paulo: Companhia das Letras, 1978. COMENIUS. Didática Magna. São Paulo: Martins Fontes, 1997. OLIVEIRA, Maria Rita Neto Sales (Org.). Didática: ruptura, compromisso |
[/acc_item]