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  • INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO

    INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO

     

    CARGA HORÁRIA

    Teórica: 60h

    Prática: 15h

    TOTAL: 75h

    EMENTA: História da Computação. Noções de utilização do computador. Conceitos básicos de sistemas. Conceito e funcionamento de hardware e software Componentes de um Sistema, diferenciação de Portes de Equipamentos. Aplicações de grande, médio e pequeno porte. Modos de Operação (Lote e Interativa), transferência de dados; ferramentas de usuários Mono-usuário, Multiusuário. O computador como ferramenta de ensino. Conceito de tipos e Níveis de Sistemas; Apresentação das principais áreas da computação (Banco de Dados, Redes e Comunicação de Dados).

    BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

    JOHNSON, J. A.; CAPRON, H. L. Introdução à Informática. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004

    GUIMARÃES A. de M.; LAGES, N. A. de C. Introdução à Ciência da Computação. Rio de Janeiro: LTC, 1998.

    MEIRELLES, F. de S. Informática: novas aplicações com microcomputadores. 2ªed. Atual. E ampl. São Paulo: Makron, 1994.

    BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

    BROOKSHEAR, J. G.: Ciência da Computação – Uma visão abrangente (7ª edição). Porto Alegre: Bookman, 2005;

    FEDELI, R. D.; Polloni, E. G. F.; Peres, F. E.: Introdução à Ciência da Computação. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

    BRAGA, W. Informática elementar: Windows XP, Word 2003, Excel 2003. Rio de Janeiro: Editora Alta Books, 2004.

    CASTRO, C. M. Computador na Escola: Como levar o computador à escola. Rio de Janeiro, RJ: Campus. 1988.

    NORTON, P. Introdução à informática. São Paulo: Makron Books, 2005.

    RAMALHO, J. A. A. Introdução à informática. São Paulo: Berkeley Brasil, 2003.

    VELOSO, F. C. Informática: Conceitos Básicos. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2002.

  • IDIDÁTICA E AS NOVAS TECNOLOGIAS

    DIDÁTICA E AS NOVAS TECNOLOGIAS

    CARGA HORÁRIA

    Teórica: 60h

    Prática: 15h

    TOTAL: 75h

    EMENTA: Educação, didática e sociedade. O papel da escola na mediação da prática social: sua rede de relações. O processo ensino aprendizagem. A identidade do professor. A relação professor aluno: dimensão ética, política, pedagógica e social. As tendências da educação brasileira. Teorias educacionais e práticas educativas. O planejamento e a ação didática. A relação objetivo-conteúdo-método-avaliação no processo ensino-aprendizagem. A interdisciplinaridade e o currículo escolar. Parâmetros curriculares nacionais. Novas tecnologias da informação e comunicação aplicadas à educação.

    BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

    SANDHOLTZ, Judith Haymore. Ensinando Com Tecnologia-Criando Salas De Aula. Ed. Artmed

    LILINI, Paolo. Didática e Computador. São Paulo: Loyola, 1999.

    LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2002.

    BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

    MORIN, E. Os sete saberes necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Cortez ; Brasília, DF : UNESCO, 2000

    SANTOS VIEIRA , Fábia Magali - Gerência da Informática Educativa: gundo um pensamento sistêmico- http://www.connect.com.br/~ntemg7/gerinfo.htm (nov/2002)

    BELL, Daniel. O advento da sociedade pós-industrial. São Paulo: Cultrix, 1977

    TOFFLER, Alvin e Heidi. Criando uma nova civilização. A política da Terceira Onda. 4. ed., Rio de Janeiro e São Paulo: Record, 1994

    MARKERT, Werner. Novas tecnologias como desafio do currículo do futuro. Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, n.17, v. 1, p. 61-71, jan/abril, 1991

    CASTRO, A. D. de (Org.). Ensinar a Ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Thomson Learning, 2001.

    CINTRA, J. C. A. Didática e Oratória com DataShow. São Carlos, SP, Editora Compacta, 2008.

    CORDEIRO, J. Didática. São Paulo: Contexto, 2007.

    OLIVEIRA, M. R. N. S. A reconstrução da didática: elementos teórico-metodológicos. 4 ed. Campinas, SP: Papirus, 2002.

    PIMENTA, S. G. (Org.). Didática e formação de professores: perspectivas no Brasil e em Portugal. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2000.

    SEVERINO, A. J. O conhecimento pedagógico e a interdisciplinaridade: o saber como intencionalizaçăo da prática. In: FAZENDA, Ivani (Org.). Didática e interdisciplinaridade. Campinas, SP: Papirus, 1995.

    VEIGA, I. P. A. (Org.). Repensando a didática: por que não? Campinas, SP: Papirus, 2002.

  • ALGORÍTIMOS E LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO

    ALGORÍTIMOS E LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO

    CARGA HORÁRIA

    Teórica: 60h

    Prática: 15h

    TOTAL: 75h

    EMENTA: Introdução a algoritmos e programas: Conceitualização das formas de representação; Elementos básicos variáveis e constantes. Funcionalidade de uma linguagem de programação. Comandos de Controle: Uso de estruturas de decisão em algoritmos; Uso de estruturas de repetição em algoritmos. Tipos Estruturas de Dados: Vetores unidimensionais e multidimensionais; Desenvolvimento de algoritmos. Apresentação de uma Linguagem de Programação Modularização. Depuração de programas.

    BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

    MANZANO J. A. N. G.; OLIVEIRA J. F. O. Algoritmos: lógica para desenvolvimento de programação de computadores. 14.ed. São Paulo: Érica, 2002.

    KERNINGHAN, B. W.; RITCHIE, D. C A Linguagem de Programação. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

    ZIVIANI, Nívio. Projeto de Algoritmos: com implementações em Pascal e C. 4.ed. São Paulo: Pioneira. 1999.

    BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

    ASCENCIO, A. F. G. & CAMPOS, E. A. V. Fundamentos da Programação de Computadores – Algoritmos, Pascal, C, C++ e Java. 2ª. Edição. São Paulo: Pearson, 2008.

    DEITEL, P. & DEITEL, H. C: Como Programar. 6ª. Edição. São Paulo: Pearson, 2011.

    LOPES, A. & GARCIA, G. Introdução à Programação – 500 Algoritmos Resolvidos. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

    FEOFILOFF, P. Algoritmos em Linguagem C. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

    KERNIGHAN, B. W. & RITCHIE, D. M. C: A Linguagem de Programação ANSI. Rio de Janeiro: Campus, 1989.

  • FUNDAMENTOS DA INFORMÁTICA EDUCATIVA

    FUNDAMENTOS DA INFORMÁTICA EDUCATIVA

    CARGA HORÁRIA

    Teórica: 44h

    Prática: 11h

    TOTAL: 55h

    EMENTA:. Histórico da informática na educação brasileira. Evolução e tendências da informática na educação. A informática na construção do conhecimento. O computador no contexto escolar. Fundamentos teórico-metodológicos implícitos nos diferentes ambientes de aprendizagem apoiados por computador. A formação do profissional docente para a sociedade informatizada. Teorias pedagógicas (construtivismo, instrucionismo entre outras). Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à Educação.

    BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

    TAJRA, Sanmya Feitosa – Informática na Educação –Ed. Érica, 5a Ed., SP, 2004.

    FAGUNDES, L. SATO, L. MAÇADA, D. Aprendizes do futuro: as inovações já começaram. Coleção informática para a mudança na educação á Distância. MEC, MCT, 1999.

    OLIVEIRA, Ramom de INFORMÁTICA EDUCATIVA EDIÇAO Papirus Campinas SP.

    BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

    MORAES. Raquel de Almeida; Informática na Educação,Ed. DP&A, 2000, 1ª Ed, Rio de Janeiro-RJ.

    KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.

    TAJRA, S. F. Informática na educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. 3.ed. São Paulo: Érica, 2001.

    FERREIRA, A. L. D. Informática educativa na educação infantil: Riscos e Benefícios.Fortaleza: Universidade Federal do Ceará-UFC, 2000. Monografia (Especialização em Informática Educativa).

    SANDHOLTZ, Judite Haymore; Rinstaff, Cathy;Dwyer, David C. (1997) “Ensinando com Tecnologia - Criando Salas de Aula Centradas nos Alunos”. Traduzido por Marcos Antônio Girardo Domingues. Porto Alegre: ArtMed

    CASTELLS, Manuel. (2003) “A sociedade em rede. A era da informação: economia, sociedade ecultura”. v.1. São Paulo: Paz e Terra.

    PENTEADO, Miriam - BORBA, Marcelo C. - A Informática em ação - formação de professores , pesquisa e extensão- Editora Olho d ́Água, 2000 , p 29.

    SANTOS VIEIRA , Fábia Magali - Gerência da Informática Educativa: egundo um pensamento sistêmico- ttp://www.connect.com.br/~ntemg7/gerinfo.htm (nov/2002)

    VALENTE, José Armando. "Informática na educação: a prática e a formação do professor". In: Anais do IX ENDIPE (Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino), Águas de Lindóia,1998p. 1-1

    XAVIER, 2007. Xavier, Antonio Carlos. As tecnologias e a prendizagem (re) construcionista do Século XXI. Hipertextus- Revista Digital. Vol1, 2007.Disponível em:http://www.hipertextus.net/volume1/artigo-xavier.pdf.

    HERNÁNDEZ, F. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

    JONASSEN, D. O uso das tecnologias na educação a distância e a aprendizagem construtivista. Em Aberto, Brasília, ano 16, n. 70, abr/jun. 1996.

    LEVY, P. Cibercultura. São Paulo. Editora 34. 1999.

    MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente. 9. ed. São Paulo: Campinas: Papirus, 2003.

    TEDESCO, J. C. (Org.). Educação e Novas Tecnologias: esperança ou incerteza? São Paulo: Cortez, 2004.

  • MULTIMÍDIA E HIPERMÍDIA NA EDUCAÇÃO

     

    MULTIMÍDIA E HIPERMÍDIA NA EDUCAÇÃO

    CARGA HORÁRIA

    Teórica: 44h

    Prática: 11h

    TOTAL: 55h

    EMENTA:Conceituação. Sistemas multimídia/hipermída aplicados à educação. Arquitetura e aplicações multimídia/hipermídia. Classificação. Dispositivos de entrada e saída em ambientes multimídia. Desenho e animação digital. Fundamentos do processamento de imagens. Fundamentos de animação. Fundamentos de processamento de som. Critérios de seleção de soluções multimídia. Utilização e Recursos de softwares de autoria. Ambientes Escolares e aplicações multimídia. Hipertexto.

    BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

    BUGAY, E. L.; ULBRICHT, V. R. Hipermídia. 1ª ed. Florianópolis: Bookstore Livraria Ltda, 2000.

    FILHO, P., PÁDUA, W. Multimídia: Conceitos e Aplicações. Rio de Janeiro: LTC, 2a. ed. 2011.

    ULBRICHT Vania Ribas. (Org.). Ambientes Hipermidiáticos: trilhando novos caminhos para a hipermídia. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2006.

    BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

    BARBOSA, Júnior, alberto Lucena. Arte da animação. Técnica e estética através da história. 2ªed. São Paulo: Editora Senac, 2005

    PADAVONI, S.; MOURA, D. Navegação hipermídia. Rio de Janeiro: Ciência Moderna. EICHLER, M. L.; Ambientes virtuais de aprendizagem. São Paulo: Empório do Livro. 2006.

    PAULA, W. P. Multimídia – Conceitos e Aplicações. 2ª. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2011ULBRICHT, V. R. (Org.); PEREIRA, A. T. C. (Org.); SANTOS, Neri dos (Org.). Ambientes Hipermidiáticos. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2006.

    ULBRICHT, V. R.; BUGAY, Edson Luiz. Do Memex à Hipermídia Adaptativa. In:

    PEREIRA, V. A. Multimídia Computacional: Planejamento, Produção, Planejamento & Distribuição. Florianópolis: Book Store, 2001.

  • ANÁLISE EXPRESSÃO TEXTUAL – HIPERTEXTOS

     

    ANÁLISE EXPRESSÃO TEXTUAL – HIPERTEXTOS

     

     

    CARGA HORÁRIA

    Teórica: 32h

    Prática: 08h

    TOTAL: 40h

    EMENTA: Linguagem, análise do discurso e gêneros. O uso social da linguagem. A língua como fenômeno de interação. Textualidade e tipologia. Práticas de leituras e produção escrita de textos e hiperdocumentos.

    BIBLIOTECA BÁSICA:

    DIAS, P. Hipertexto, hipermídia e media do conhecimento: representação distribuída e aprendizagens flexíveis e colaborativas na Web. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v 13, n.1, 2000b. p. 141 – 167.

    CEREJA, W. R; MAGALHÃES, T. C. Gramática Reflexiva: texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 1999.

    FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco P. Lições de Texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 1996.

    MARTINS, M. Helena. O que é Leitura. 19. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

    BIBLIOGRAFIA COMPLETAR:

    COSTA VAL, M. da G. Redação e Textualidade. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

    CHARTIER, Roger. Práticas de Leitura. Tradução: Cristiane Nascimento. São Paulo: Estação Liberdade, 2001.

    DEMOLY, Karla. Escritura na convergência de mídias. Porto Alegre: CINTED Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, 2008. Disponível em:<http://hdl.handle.net/10183/14667>. Acesso em: jul. 2009.

    DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Orgs.). Gêneros Textuais e Ensino. 2ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.

    KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e Compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.

    ORLANDI, Eni. Análise do discurso: princípios e procedimentos. São Paulo: Pontes, 1999.

  • Seminário de Informática Educativa

    Seminário de Informática Educativa

     

    CARGA HORÁRIA

    Teórica: ----

    Prática: ---

    TOTAL: 15 hs

    EMENTA: O alunos irão socializar todas as atividades desenvolvidas no decorrer do semestre tendo como referências as disciplinas. Tendo como ênfase as atividades práticas.

    BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

    Será relacionado de acordo com os conteúdos que o aluno vai apresentar no seminário.

  • ESTÁGIO I

    ESTÁGIO I

    - INFORMÁTICA EM AMBIENTES ESCOLARES –

    - 75 HS NA EDUCAÇÃO INFANTIL;

    - 75 HS NO ENSINO FUNDAMENTAL

    CARGA HORÁRIA

    Teórica: ----

    Prática: 150h

    TOTAL: 150h

    EMENTA: O fazer docente mediante a prática profissional supervisionada, desenvolvido em campo de estágio em Escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental no encontro com tecnologias educacionais informatizadas. Planejamento e ação com professores em ambientes informatizados de ensino-aprendizagem na educação básica.

     

    BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

    ALMEIDA, Geraldo P. de. Transposição Didática: por onde começar? São Paulo: Cortez, 2011.

    OLIVEIRA, José M. A. de. Escrevendo com o computador na sala de aula. São Paulo: Cortez, 2006.

    VALENTE, José A.; MAZZONE, Jaures; BARANAUSKAS, Maria Cecília C. (Orgs.) Aprendizagem na era das tecnologias digitais: conhecimento, trabalho nas empresas e design de sistemas. São Paulo: Cortez: FAPESP, 2007.

    BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

    SANTOS, N. A. T. L. Sala de informática: ensino e aprendizagem interdisciplinar em uma escola bem sucedida da rede municipal de ensino. Colabor@ - Revista digital da CVA – Ricesu, v. 6, n. 2, out., 2009. Disponível: http://pead.ucpel.tche.br/revistas/index.php/colabora/article/viewFile/124/108. Acesso em: 27/02/2012.

    SCARPATO, Marta (Org). Os procedimentos de ensino fazem a aula acontecer. São Paulo: Avercamp, 2004.

    TEDESCO, J. C. (Org.). Educação e novas tecnologias: esperança ou incerteza? São Paulo: Cortez; Buenos Aires: Instituto Internacional de Planejamento de la Educacion; Brasília: UNESCO, 2004.

    TENÓRIO, Robinson. Computadores de papel: máquinas abstratas para um ensino concreto. São Paulo: Cortez, 2001.

    VALENTE, J. A. Formação de Educadores para o Uso da Informática na Escola. Campinas: NIED/UNICAMP, 2003.

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