O laboratório de Informática Educacional - Laboratório de Aplicações das Novas Tecnologias Educacionais (LANTED) - cumpre a função de propiciar um espaço de desenvolvimento acadêmico-profissional complementar, garantindo as condições para o estabelecimento de pontes entre a teoria e a prática, bem como o ensejo a experiências e projetos interdisciplinares voltados à educação tecnológica. Os objetivos específicos do laboratório são:

• Oferecer aos professores e alunos do curso um laboratório para aquisição de experiências, produção de conhecimentos na área específica do curso de licenciatura em Informática Educacional;

• Oportunizar o acesso aos meios tecnológicos diversos, incentivando a reflexão, planejamento e desenvolvimento de materiais didáticos computacionais;

• Reconhecer o papel das tecnologias digitais na organização da vida sociocultural e na compreensão da realidade;

• Relacionar o manuseio do computador com conteúdos significativos, ligados ao cotidiano, proporcionando a aquisição conhecimentos; com estratégia para tornar o estudante ativo em sua aprendizagem;

• Refletir com a prática no laboratório o papel do professor para o uso da tecnologia;

• Usar os Recursos digitais tecnológicos como requisito de soluções;

• Garantir aos alunos do curso de informática Educacional e demais alunos do ICED a aplicação e conhecimento de novas tecnologias nas diversas áreas de formação;

• Reconhecer o papel do profissional professor de informática Educacional.

O laboratório de Informática Educacional está localizado no segundo andar do Instituto de Ciências da Educação ( Prédio H, Campus Rondon/UFOPA). Possui área total de 69,2m², distribuída por um espaço físico com as dimensões 11,8m x 5,9m. O layout é constituído por quatro ilhas de trabalho e estudo, sendo cada uma delas composta de:

• uma mesa redonda com diâmetro igual a 1,55m;
  • seis computadores com gabinete, mouse e teclado;
  • seis cadeiras giratórias (uma para cada computador);

Além da estrutura das ilhas de trabalho, a sala também possui:

• Uma mesa redonda próxima à porta reservada aos acadêmicos com notebooks;
  • uma mesa situada no fundo da sala, a qual está reservada para atividades de aula;
  • 2 mesas retangulares reservadas para atividades de robótica; armários modulares fixados a 1,8m do chão;
  •  Lousa digital e quadro magnético para aulas expositivas.

Além do LANTED,  o curso conta ainda com  três Laboratórios de Informática do ICED, sendo:

• Labin-01 com 30 (trinta) computadores para uso exclusivo de ensino;
  • Labin-02 com 24 (vinte e quatro) computadores para uso de pesquisas/Extensão;
  • Labin 03 com 50 (cinquenta) computadores, para aulas gerais.

Os 104 (cento e quatro) computadores são da marca HP, com processadores AMD Phenom™ II X4 de 3.20 GHz, memória RAM de 4,00 GB, HD de 500 GB e Sistema Operacional (Linux e Windows 7) de 64 Bits, com teclado, mouse e monitor HP LED de 17”. Os computadores dos três laboratórios estão conectados à rede mundial de computadores, internet, através de uma rede de fibra ótica, o que garante altas taxas de velocidade para download e upload.

Quantos estão Online

Nós temos one guest e nenhum membro online

Avenida Marechal Rondon, s/n - Campus Rondon
Bairro Caranazal