As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Informática Educacional (PARECER CNE/CES Nº: 136/2012) enfatizam a importância da relação intrínseca entre teoria e prática e ressaltam a necessidade de se romper com a divisão existente no âmbito das instituições formadoras: de um lado, a transmissão de conhecimento e, técnicas desenvolvidas na sala de aula tendo como referência a visão aplicacionista e de outro, os estágios que ficam isolados no final dos cursos, regido por questões de conhecimento ao invés de questões de ação, desconsiderando os saberes nascidos na prática.

O curso de Informática Educacional visa estreitar a relação Universidade-Escola, Ongs e empresas de desenvolvimento na área de tecnologias educacionais, por reconhecer essas instituições como o locus principal da formação do Licenciado. Pretende, com isso, construir outra forma de Estágio Supervisionado Curricular que assegure a inserção dos acadêmicos do curso no campo profissional desde os primeiros semestres, tomando como ponto de partida de sua formação a reflexão sobre a prática, a problemática dessas instituições e as experiências vivenciadas nos diversos espaços escolares e não-escolares.

A primeira fase do Estágio Supervisionado com carga horária total de 150 h/a destina-se a investigação na área de ensino intitulado “Informática Educativa em Ambientes Escolares distribuídos em dois níveis de ensino descritos a seguir: Educação Infantil (75h/a) e Ensino Fundamental (75h/a)”. Caracteriza-se como o contato do acadêmico com o locus de atuação profissional docente, ou seja, o ensino mediante a observação participante, com o uso dos recursos tecnológicos e o levantamento de dados sobre a realidade.

A segunda fase com carga horária total de 150 h/a destina-se à investigação na área de ensino mais precisamente no Ensino Médio (75h/a) e gestão tecnológica (75h/a) dos ambientes escolares (Laboratórios de informática), tendo como objetivo qualificar a aprendizagem dos acadêmicos na ação, de forma que possam contribuir e vivenciarem ações inovadoras com as aplicações das Novas Tecnologias nos espaços escolares.

A terceira fase com carga horária total de 100h/a, destina-se a observação participante e operacionalização inicial de espaços virtuais de aprendizagem (AVA’s) com carga horária de 50hs em ambientes não escolares (50hs), de modo que possam por meio da observação participativa qualificar-se mediante as vivências de diversas experiências sobre a realidade a fim de contribuir com as ações nesses espaços.

O Instituto de Ciências da Educação (ICED) possui o Núcleo de Estágio que fortalece o Projeto Pedagógico dos Cursos de Licenciatura do instituto, em especial, o Curso de Licenciatura em Informática Educacional, acompanha e orienta as propostas e os instrumentos orientadores da implementação das atividades teórico-práticas. O Núcleo de Estágio do ICED coordena as ações e atividades curriculares de estágio supervisionado, congrega professores e acadêmicos do Curso de Informática Educacional, professores das escolas públicas e privadas dos municípios onde o curso é ofertado, gestores de instituições públicas e privadas. O Núcleo de Estágio do Instituto de Ciências – ICED foi constituído em 05 de dezembro de 2014 e é composto por representantes de todos os Cursos que são abrigados pelo ICED. No ano de 2017 são integrantes os seguintes professores:

Prof.ª Dr.ª Chieno Suemitsu (coordenadora)

Prof.ª Dr.ª Mizant Couto de Andrade Santana (membro)

Prof.ª Dr.ª Maria Giovanna Machado Xavier (membro)

Prof.ª Dr.ª Eliane Cristina Flexa Duarte (membro)

Prof. Msc Diego Marinho de Gois (membro)

Prof. Dr. Heliud Luís Maia Moura (membro)

Prof.ª Msc Maria Luiza Fernandes Pimentel (membro)

Prof.ª Msc Maria da Conceição Queiroz Vale (membro)

Prof. Dr. José Ricardo e Sousa Mafra (membro)

Profª Ladia Rufino dos Santos (membro)

Quantos estão Online