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O profissional formado no Curso de licenciatura em Informática Educacional da UFOPA está apto para atuar com a Informática Educacional em conformidade com a legislação vigente podendo atuar como: professor de informática para o Ensino Fundamental (séries finais) e Médio; Coordenador de laboratório de Informática em instituições de ensino; docente na capacitação em Informática Educacional para professores de diversas disciplinas; gestor, desenvolvedor e avaliador de softwares educacionais e/ou de materiais instrucionais por meio da utilização dos recursos tecnológicos; analista consultor em secretarias de educação, instituições de ensino e em empresas em estudos sobre a Informática na educação; Gestor de tecnologias em instituições governamentais ou de serviços que atuam na elaboração e execução de projetos na área de Ensino à Distância; pesquisador em instituições de ensino e/ou empresas na área de informática e educação; coordenador de equipes técnicas para construção de ambientes de aprendizagem informatizados; analista gestor e desenvolvedor de tecnologias educacionais, visando práticas inclusivas em instituições de educação ou organizações sociais;Professor de informática em instituições que atuam na educação de jovens e adultos.

Houve o cuidado por parte do NDE e do colegiado do curso de garantir a convivência com as diversas dimensões do profissional de Informática Educacional, dando-se ênfase à docência na Educação Básica e Tecnológica, bem como em organizações de desenvolvimento de produto tecnológico.

Ademais, espera-se que, com a vivência formativa e o envolvimento nas várias dimensões que compõem o percurso formativo, o profissional de Informática Educacional realize-se como um profissional que atua com ética e compromisso, lutando por uma sociedade justa, equânime e igualitária; promova a aprendizagem em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo; reconheça e respeite as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas; relacione as diversas formas de expressão e de comunicação nos processos didático-pedagógicos; promova relações de cooperação entre instituição educativa, família e comunidade; demonstre consciência da diversidade, respeitando as diferenças e identifique problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva, visando contribuir para superação de exclusões e preconceitos de ordem social, etnicorracial, cultural, religiosa, linguística e de pessoas com deficiência; Desenvolva trabalho em equipe, de forma cooperativa e colegiada; realize pesquisas que proporcionem conhecimentos sobre alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não escolares; sobre ensinar e aprender em diferentes meios sócio-culturais; sobre propostas curriculares e sobre organização, acompanhamento, monitoramento e avaliação do trabalho e práticas pedagógicas; tenha disposição para estudar e aplicar criticamente o conhecimento que daí advém; e que, obviamente conheça e valorize as determinações legais próprias da profissão do Profissional de Informática Educacional e que no exercício profissional lhe caiba implantar, executar, avaliar.

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