https://cie.asu.edu/ojs/index.php/cieatasu/comment/view/820/0/1087

  • EDUCAÇÃO ESPECIAL

     

    EDUCAÇÃO ESPECIAL

    CARGA HORÁRIA

    Teórica: 45h

    Prática: 15h

    TOTAL: 60h

    EMENTA: Proporcionar conhecimentos teóricos sobre os fundamentos da Educação Especial no mundo e no Brasil dando segmento a marcos políticos que balizaram esse processo em território nacional e contextualizando questões conceituais das Necessidades Educacionais Especiais.

    BIBLIOGRAFIA BÁSICA: 

    MAZZOTTA, M. Educação Especial no Brasil: história e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 1996.

    CARVALHO, R. E. Educação inclusiva: com os pingos nos “is”. 8. ed. Mediação. 2011.

     BRASIL, MEC/SEESP. Tendências e desafios da Educação Especial - série atualidade pedagógicas 1. Ministério da Educação. 1993.

     

    BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

     SKLIAR, Carlos. A Surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre. ed. Mediação. 2012.

    LOPES, Maura Corcini. Surdez e Educação. Belo Horizonte. Autentica. 2007. 104p.

    GAIO, Roberta; MENEGHETTI, Rosa G. Krob (orgs). Caminhos pedagógicos da educação especial. 7. ed. Vozes, 2011.

    BRASIL, Ministério da Justiça. Conferência  Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais: Acesso e Qualidade (1994- Salamanca). Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. 2 ed. Brasília: CORDE, 1997. BAUTISTA, R. Necessidades Educativas Especiais. Lisboa: Dinalivros, 1993. 


    • FUNDAMENTOS DA EAD

    • FUNDAMENTOS DA EAD

      CARGA HORÁRIA

      Teórica: 60h

      Prática: 15h

      TOTAL: 75h

      Ementa: Conceito, histórico, características de EAD. Educação a Distância no Brasil e no mundo. Gestão de educação de EAD. Aprendizagem à distância. Ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs). Mídias aplicadas. Metodologia do ensino online. Suporte de redes de computadores para ambientes de EAD: motivações e dificuldades, ambiente de suporte, mecanismos de recuperação de informações on-line e construção do conhecimento. Estudo dos processos pedagógicos e tecnológicos envolvidos na elaboração de projetos de EAD. Possibilitar aos discentes uma compreensão crítica do uso de recursos tecnológicos como ferramenta de apoio ao ato pedagógico na educação à distância em espaços escolares e não escolares.

      BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

      ALVES, R. M. Ensino a distância. Lavras: UFLA/FAEPE, 2004.

      LEMOS, A. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2002.

      MATTAR, J. Guia de educação a distância. São Paulo: Cengage Learning: Portal Educação, 2011.

      MORAES, Raquel de Almeida; Fiorentini, Leda Maria Rangearo. Linguagens e

      Interatividade na Educação a Distancia, Editora: DP&A Rio de Janeiro 2003.

      BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

      MORAES, R. C. Educação a distância e ensino superior: introdução didática a um tema polêmico. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2010.

      TAJRA, Sanmya Feitosa Informática Na Educação.editora: Erica 5ª ed. 2004

      SANDHOLTZ, Judith e OUTROS. Ensinando Com Tecnologia Criando Salas de Aula Centradas no Aluno, Editora Artmed 1.997.

      NEGROPONTE, Nicholas A VIDA DIGITAL Ed. Companhia das Letras .São Paulo SP.

      SANDHOLTZ, Judith Haymore, Ensinando com Tecnologia- Cirando Salas de Aulas, Ed.Artmed

      DEMO. Pedro. Questões para a Teleducação, Ed. Vozes, Petrópolis Rio de Janeiro.

      Castells, Manuel. (2003) “A sociedade em rede. A era da informação: economia, sociedade ecultura”. v.1. São Paulo: Paz e Terra.

      PETERS, O. A educação a distância em transição: tendências e desafios. Trad. Leila Ferreira de Souza Mendes. São Leopoldo, RS: Unisinos, 2004.

      PRETI, O. (Org.). Educação a Distância: Sobre discursos e práticas. Brasília: Liber Livro Editor, 2005.

      SILVA, M.; PESCE, L.; ZUIN, A. (Org.). Educação online: cenário, formação e questões didático-metodológicas. Rio de Janeiro: Wak, 2010. BELLONI, M. L. Educação a Distância. Campinas: Autores Associados, 1999.

      IANNI, O. A sociedade global. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.

      LÉVY, Pierre. O que é virtual. São Paulo: Editora 34, 1999.

      LITTO, F. M.; FORMIGA, M. M. M. (Org.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

      SILVA, M (org.). Educação Online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo: Loyola, 2003.


    • EDUCAÇÃO ESPECIAL E ACESSIBILIDADE DIGITAL

      EDUCAÇÃO ESPECIAL E ACESSIBILIDADE DIGITAL

      CARGA HORÁRIA

      Teórica: 60h

      Prática: 15h

      TOTAL: 75h

      EMENTAS: Conceito, princípios, legislação, recomendações e normas da acessibilidade; Tecnologias assistivas (conceito, tipos, classificação, desenvolvimento); Desenho universal do ambiente educacional apropriado para a pessoa com deficiência.

      BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

      Kit Necessidades Especiais: Acesso ao computador,, Software, comunicação.. disponível em: http://www.acessibilidade.net/at/kit/. Acesso em 30/07/2013.

      GODINHO, Internet para Necessidades Especiais. Disponível em: http://www.acessibilidade.net/web/. Acesso em 30/07/2013.

      GUIA. Grupo Português pelas iniciativas em acessibilidade. Disponível em: http://www.acessibilidade.net. Acesso em 30/07/2013.

      CAPOVILLA, F. c. GONÇALVES, M. J. & MACEDO, E. C. Tecnologia em (re) habilitação cognitiva: uma perspectiva multidisciplinar. São Paulo, SP: Sociedade Brasileira de neuropsicologia. Edunisc. 1998.

       

      BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

      WARSCHAUER, M. tecnologia e Inclusão Social: a exclusão digital em debate. São Paulo: Editora SENAC. São Paulo, 2006.

      NIELSEN, J.; TAHIR, M. Homepage usabilidade: 50 websites desconstruídos. 1ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

      Castells, Manuel. (2003) “A sociedade em rede. A era da informação: economia, sociedade ecultura”. v.1. São Paulo: Paz e Terra.

      SANTAROSA, L.M.C.INCLUSÃO DIGITAL: espaço possível para pessoas com necessidade educaconais especiais. IN: Cadernos de Educação Especial, n°20, 2002

      SANTAROSA, L. M. C. Informáticacomo “prótese” na Educaçãoespecial. Revistade Informática Educatva. Bogotá- Colombia.2(4): 105-130, ago/1991

      VYGOTSKY, L.S Formação Social da Mente.6º Edição.-SãoPaulo: Martins Fontes, 1998.

      BRASIL. Portal de ajudas técnicas: recursos pedagógicos adaptados I. Brasília: MEC/ SEESP, 2007.

      BRASIL. Saberes e práticas de inclusão: desenvolvendo competências para o tendimento a às necessidades educacionais de alunos com deficiência física/ neuro-motora. Brasília: MEC/ SEESP, 2006.

      MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Atendimento educacional especializado: aspectos legais e orientações pedagógicas.São Paulo: MEC/SEESP, 2007.

      MANZINI, Eduardo José. Portal de ajudas técnicas:recursos para comunicação alternativa. Brasília: MEC/ SEESP, 2007.

      SANDHOLTZ, Judite Haymore; Rinstaff, Cathy;Dwyer, David C. (1997) “Ensinando com Tecnologia - Criando Salas de Aula Centradas nos Alunos”. Traduzido por Marcos Antônio Girardo Domingues. Porto Alegre: ArtMed

      SASSAKI, Romeu. Por que o termo “Tecnologia Assitiva”?1996. Disponível em: http://www.cedionline.com.br/ta.html. Acesso em 24 mar. de 2007.

      D. L. Davids, "Cartilha de Acessibilidade -A primeira cartilha nacional sobre Acessibilidade" Em Fundação Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, RJ, 2002, p. 385.

      BARANAUSKAS, Maria Cecília; MANTOAN, Maria Teresa. Acessibilidade em Ambientes educacionais: Para além das guidelines.Rev. Online da Bibl. Prof. Joel Martins, SP,v.2, n.2, p.13-23, fev. 2001

      BERSCH, Rita. Introdução à Tecnologia Assitiva.CEDI– Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil. Porto Alegre, 2008.

      BORGES, José Antônio. Dosvox – um novo acesso dos cegos à cultura e ao trabalho. Revista Benjamin Constant, n° 3 – maio de 2009. (IBCENTRO/MEC).

      FREIRE, Fernanda M. P. Educação Especial e recursosda informática: superando antigas dicotomias. Biblioteca Virtual, Textos, PROINFO/MEC, 2000, www.proinfo.gov.br

      ORMELEZI, Eliana. O Uso da Informática na Educação Especial (IV). Linguagens, espaço e tempo no ensinar e aprender. Rio de Janeiro: DP&A, 2010.

      VALENTE, J. A. Aprendendo para a vida: o uso da informática na educação especial. In. Aprendendo para a vida: os computadores na sala de aula. São Paulo: Cortez, 2001. p.29-42

      GODINHO, F. Internet para Necessidades Especiais. Disponível em: <http:www.acessibilidade.net/web>. Acesso em: 20/11/2011.

      GUIA. Grupo Português pelas Iniciativas em acessibilidade. Disponível em: <http:www.acessibilidade.net>. Acesso em: 20/11/2011

      SMITH, D. D. Introdução à educação especial: ensinar em tempos de inclusão. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. ALMEIDA, M. A.; MENDES, E. G.; HAYASHI, M. C. P. I. (Orgs.) Temas em educação especial: deficiências sensoriais e deficiência mental. Araraquara, SP: Junqueira & Marin; Brasília, DF: CAPES – PROPESP, 2008.

      CAPOVILLA, F. C., GONÇALVES, M. J., & MACEDO, E. C. Tecnologia em (re)habilitação cognitiva: uma perspectiva multidisciplinar. São Paulo, SP: Sociedade Brasileira de Neuropsicologia, Edunisc. 1998.

      MERCADO, L. P. L. A internet como ambiente de pesquisa na escola. Revista Presença pedagógica, v.7, número 38, pp.52-65. Belo Horizonte, março/abril 2001. Disponível em: http://www.editoradimensao.com.br. Acesso em: 20/11/2011.

      NIELSEN, J.; TAHIR, M. Homepage usabilidade: 50 websites desconstruídos. 1. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

      WARSCHAUER, M. Tecnologia e Inclusão Social: a exclusão digital em debate. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2006.


    • OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM

      OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM

      CARGA HORÁRIA

      Teórica: 44

      Prática: 11

      TOTAL: 55

      Ementa: Definição. Conceitos. Características dos objetos de aprendizagem. Tecnologias de informação e comunicação e os objetos de aprendizagem. Tipos de objetos já existentes. Usabilidade na Educação. Fundamentação pedagógica dos objetos de aprendizagem. Padrões de objetos de aprendizagem. Avaliação de Objetos de Aprendizagem. Construção de objetos digitais: vídeos, jogos, figuras, gráficos, animações, simulações, dentre outros, para serem utilizados na educação.

      BIBLIOGRAFIA BÁSICA

      PRATA, C. L.; NASCIMENTO, A. C. A. A. (Orgs.). Objetos de Aprendizagem: uma proposta de recurso pedagógico. Brasília: MEC/SEED, 2007.

      WILEY, D. A. (Org.) The Instructional Use of Learning Objects: Online Version, 2000. Disponível em: <http://reusability.org./read/chapters/wiley.doc>. Acesso em 30 de jul. de 2011.

      SILVA, R. S. Objetos de Aprendizagem para Educação a Distância. São Paulo: Novatec, 2011.

      BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

      Banco Internacional de Objetos de Aprendizagem. Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/. Acesso em: 30 jul. 2011.

      LOPES, C. R.; FERNANDES, M. A. (Org.). Informática na educação: elaboração de objetos de aprendizagem. Uberlândia: EDUFU, 2007

      MATTAR, J. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

      RIVED – Rede Internacional Virtual de Educação. Disponível em: http://rived.proinfo.mec.gov.br. Acesso em: 30 jul. 2011.

      TAROUCO, L. M. R.; FABRE, M. J. M; TAMUSINAS, F. R. Reusabilidade de objetos educacionais. CINTED. Porto Alegre, v. 1 n. 1, p. 2, fev. 2003.

    • Tópicos Especiais em Computação Educacional

      Tópicos Especiais em Computação Educacional

      CARGA HORÁRIA

      Teórica: 44

      Prática: 11

      TOTAL: 55

      EMENTA: Destacar, mediante experiências acadêmicas aspectos educacionais contemporâneos. Com proposta de possibilitar ao acadêmico discussão, reflexão de questões emergentes a área de informática educacional.

      BIBLIOTECA BÁSICA: Será apresentada no plano de curso no momento que a disciplina for ofertada

    • INTERNET E EDUCAÇÃO

      INTERNET E EDUCAÇÃO

      CARGA HORÁRIA

      Teórica: 32

      Prática: 08

      TOTAL: 40

      EMENTA: Histórico. Internet e as tecnologias da informação e comunicação. A Internet na Educação. Criação de um Projeto Educacional com a Internet. Formas e uso da Internet na Educação. Escolas Onlines. Comunicação Digital. Educação a Distância. Jogos Educacionais.

      BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

      RAMAL, Andrea Cecília. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.

      TAPSCOTT, Don. Geração digital: a crescente e irreversível ascenção da geração Net. São Paulo: Makron Books, 1999. 322 p. (cap. 1 a 4).

      PRETTO, Nelson De Luca. Estudo Errado: Educação em Tempos de Pós-Modernidade. In: PRETTO, Nelson De Luca; (org.). Globalização & Educação: mercado de trabalho, tecnologias de comunicação, educação a distância e sociedade planetária. Ijuí: Ed. Unijuí, 1999. p. 98-114.

       

      BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

      MERCADO, L. P. L. A Internet como ambiente de pesquisa na escola. Revista Presença pedagógica, V. 7, número 38, pp. 52-65. Belo Horizonte, março/abril 2001. Disponível em: http://editoradimensao.com.br/novosite/index.php. Acesso em 30/07/2013.PRETTO, Nelson. Bibliotecas digitais e Internet: em busca da produção coletiva de conhecimento. Disponível em http://www.ufba.br/%7Epretto/textos/bvs.htm

      PRETTO, Nelson De Luca; SERPA, Luis Felippe Perret. A educação e a sociedade da informação. In: Dias, Paulo; Freitas, Candido Varela de. Challenges 2001. Actas da II Conferência Internacional de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Braga: Centro de Competência Nónio Século XXI da Universidade do Minho, 2001, p. 21-41.

      PRETTO, Nelson De Luca. O futuro da escola. Disponível em http://www.ufba.br/~pretto/textos/jb281199.htm Revolução Digital: Mundo Livre S/A. IstoÉ, 1801, 14 de abril de 2004.

      RIBEIRO, José Carlos S.; JUCÁ, Vládia Jamile. Hipertextualidade e cultura contemporânea. 1998. Disponível em: http://www.facom.ufba.br/Hipertexto/experien.html

      SILVEIRA, Sérgio Amadeu da. Software Livre: a luta pela liberdade do conhecimento. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2004.

    • Seminário de Apresentação de TCC

      Seminário de Apresentação de TCC

       

      CARGA HORÁRIA

      Teórica: ----

      Prática: 25h

      TOTAL: 25h

      EMENTAS: O alunos irão apresentar a produção dos objetos de aprendizagem para a comunidade acadêmica, para socializar e disponibilizar via web e em formato de mídias.

      BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

      Será relacionado de acordo com os conteúdos/software que o aluno vai apresentar no seminário.

    • ESTÁGIO III

      ESTÁGIO III

      - AMBIENTES NÃO ESCOLARES-50HS

      - AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM- 50 HS

       

      CARGA HORÁRIA

      Teórica: ----

      Prática: 100h

      TOTAL: 100h

      EMENTA: Desenvolvimento de prática profissional supervisionada, mediante atividades de campo de estágio (empresas, ongs...). Atividades desenvolvidas de acordo com o perfil do acadêmico em licenciatura em Informática Educacional.

      BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

      ALMEIDA, Geraldo P. de. Transposição Didática: por onde começar?. São Paulo: Cortez, 2011.

      OLIVEIRA, José M. A. de. Escrevendo com o computador na sala de aula. São Paulo: Cortez, 2006.

      VALENTE, José A.; MAZZONE, Jaures; BARANAUSKAS, Maria Cecília C. (Orgs.) Aprendizagem na era das tecnologias digitais: conhecimento, trabalho nas empresas e design de sistemas. São Paulo: Cortez: FAPESP, 2007.

      BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

      SANTOS, N. A. T. L. Sala de informática: ensino e aprendizagem interdisciplinar em uma escola bem sucedida da rede municipal de ensino. Colabor@ - Revista digital da CVA – Ricesu, v. 6, n. 2, out., 2009. Disponível: http://pead.ucpel.tche.br/revistas/index.php/colabora/article/viewFile/124/108. Acesso em: 27/02/2012.

      SCARPATO, Marta (Org). Os procedimentos de ensino fazem a aula acontecer. São Paulo: Avercamp, 2004.

      TEDESCO, J. C. (Org.). Educação e novas tecnologias: esperança ou incerteza? São Paulo: Cortez; Buenos Aires: Instituto Internacional de Planejamento de la Educacion; Brasília: UNESCO, 2004.

      TENÓRIO, Robinson. Computadores de papel: máquinas abstratas para um ensino concreto. São Paulo: Cortez, 2001.

      VALENTE, J. A. Formação de Educadores para o Uso da Informática na Escola. Campinas: NIED/UNICAMP, 2003.


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    • EDUCAÇÃO ESPECIAL

       

      EDUCAÇÃO ESPECIAL

      CARGA HORÁRIA

      Teórica: 45h

      Prática: 15h

      TOTAL: 60h

      EMENTA: Proporcionar conhecimentos teóricos sobre os fundamentos da Educação Especial no mundo e no Brasil dando segmento a marcos políticos que balizaram esse processo em território nacional e contextualizando questões conceituais das Necessidades Educacionais Especiais.

      BIBLIOGRAFIA BÁSICA: 

      MAZZOTTA, M. Educação Especial no Brasil: história e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 1996.

      CARVALHO, R. E. Educação inclusiva: com os pingos nos “is”. 8. ed. Mediação. 2011.

       BRASIL, MEC/SEESP. Tendências e desafios da Educação Especial - série atualidade pedagógicas 1. Ministério da Educação. 1993.

       

      BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

       SKLIAR, Carlos. A Surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre. ed. Mediação. 2012.

      LOPES, Maura Corcini. Surdez e Educação. Belo Horizonte. Autentica. 2007. 104p.

      GAIO, Roberta; MENEGHETTI, Rosa G. Krob (orgs). Caminhos pedagógicos da educação especial. 7. ed. Vozes, 2011.

      BRASIL, Ministério da Justiça. Conferência  Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais: Acesso e Qualidade (1994- Salamanca). Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. 2 ed. Brasília: CORDE, 1997. BAUTISTA, R. Necessidades Educativas Especiais. Lisboa: Dinalivros, 1993. 

        


      • FUNDAMENTOS DE ENGENHARIA DE SOFTWARES EDUCACIONAIS

      • FUNDAMENTOS DE ENGENHARIA DE SOFTWARES EDUCACIONAIS

        CARGA HORÁRIA

        Teórica: 60h

        Prática: 15h

        TOTAL: 75h

        EMENTA: Conceitos referentes ao processo e ao Produto de software. Classificação. Gestão, planejamento e análise de projetos de software. Qualidade de software educacional. Modelos de qualidade de software. Verificação, validação e teste de software. Modelos de avaliação de softwares educacionais. Técnicas e ferramentas envolvidas num processo de avaliação de software educacional. Tipos de software educacionais. Identificar e tratar questões referentes à análise de requisitos e avaliação de qualidade de software. Engenharia de software educativo. Software Educacional: fases e documentação. Desenvolvimento de um protótipo de software educacional com sua documentação.

        BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

        OLIVEIRA. C. Couto. Ambientes informatizados de aprendizagem: produção e avaliação de software educativo. Campinas: Papirus, 2001.

        SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software. 9ª. Edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

        PFLEEGER, S. Engenharia de Software - Teoria e Prática. 2ª. Edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004.

        BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

        BOOCH, G.; RUMBAUGH, J. & JACOBSON, I. UML – Guia do Usuário. 2ª edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

        ÁVILA, Renato Nogueira Perez. Streaming: crie sua própria Rádio WEB e TV Digital. Rio de Janeiro: Brasport, 2004.

        FILHO, W. e Padua Paula. Multimídia: conceitos e Aplicações. Rio de janeiro: LTC, 2000.

        LAÉRCIO, Vasconcelos. Multimídia nos PCs Modernos. São Paulo: Pearson Education no Brasil, 2003. HORSTMANN, C. Padrões e Projetos Orientados a Objetos. 2ª. Edição. Porto Alegre: Bookman, 2007.

        LARMAN, C. Utilizando UML e Padrões - Um Guia para a Análise e Projeto Orientados a Objetos e ao Desenvolvimento Iterativo. 3ª edição. Porto Alegre: Bookman, 2007.

        PRESSMAN, R. S. Engenharia de Software – Uma Abordagem Profissional. 7ª. Edição. Porto Alegre: Bookman, 2011.

        SCHNEIDER, G. & WINTERS, J. P. Applying Use Cases: A Practical Guide. 2nd Edition. New York: Addison-Wesley, 2001.

        SCHACH, S. Engenharia de Software – Os Paradigmas Clássico e Orientado a Objetos. 7ª edição. Porto Alegre: McGraw Hill, 2009.

        MAFFEO. Bruno. Engenharia de Software e Especificação de Sistemas, Ed. Campus. Rio de Janeiro.

        PRESMAN. Rogers Engenharia de Software Ed. Makron Books São Paulo - SP

        ROCHA, Ana Regina Cavalcanti da QUALIDADE DE SOFTWARE - TEORIA E

        PRÁTICA Ed. Prentice Hall .


      • TEORIAS E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

        TEORIAS E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

        CARGA HORÁRIA

        Teórica: 60h

        Prática: 15h

        TOTAL: 75h

        EMENTA:Evolução das tecnologias. Abordagem teórico-prático sobre o uso das tecnologias digitais na educação e suas implicações pedagógicas e sociais. As mudanças no ensino brasileiro devido à presença da tecnologia da informação. Articulações entre diferentes áreas de conhecimento e tecnologia. Tecnologias e implicações pedagógicas. Teorias de aprendizagem e tecnologias da cooperação, estratégias pedagógicas, cognitivas e afetivas em ambientes computacionais de aprendizagem.

        BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

        MASETTO, M. T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, J. M.;

        MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000.

        MARINHO, S. P. P. Educação na era da informação: os desafios na incorporação do computador à escola. São Paulo. Tese de Doutorado, 1998. Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

        FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 14. ed., São Paulo: Paz e Terra, 1996.

         

        BIBLIOGRAFIA COMPLETAR:

        BRYAN, Newton A. P. Educação, trabalho e tecnologia. Campinas, 1992. Tese (Doutorado. Em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, datilo.

        GAMA, R. A tecnologia e o trabalho na história. São Paulo: Nobel Edusp, 1986

        Castells, Manuel. (2003) “A sociedade em rede. A era da informação: economia, sociedade ecultura”. v.1. São Paulo: Paz e Terra.

        FRÓES,Jorge R. M.Educação e Informática: A Rlação Homem/Máquina e a

        Questão da Cognição- http://www.proinfo.gov.br/biblioteca/textos/txti

        e4doc.pdf

        LÉVY, Pierre - A inteligência Coletiva - por uma antropologia do ciberespaço- Edições Loyola, São Paulo , 1998. LÉVY, Pierre.- As tecnologias da Inteligência. Editora 34, Nova Fronteira, RJ, 1994

        PENTEADO, Miriam - BORBA, Marcelo C. - A Informática em ação - formação de professores , pesquisa e extensão- Editora Olho d ́Água, 2000 , p 29.

        VALENTE, José Armando. "Informática na educação: a prática e a formação do professor". In: Anais do IX ENDIPE (Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino), Águas de Lindóia,1998p. 1-1

        XAVIER, 2007. Xavier, Antonio Carlos. As tecnologias e a prendizagem (re) construcionista do Século XXI. Hipertextus- Revista Digital. Vol1, 2007.Disponível em:http://www.hipertextus.net/volume1/artigo-xavier.pdf

         


      • MÍDIAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS EM ESPAÇOS ESCOLARES

        MÍDIAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS EM ESPAÇOS ESCOLARES

         

        CARGA HORÁRIA

        Teórica: 60h

        Prática: 15h

        TOTAL: 75h

        EMENTA:As mídias e tecnologias digitais como recurso tecnológico no processo de ensino/aprendizagem, formas de aplicação na educação, observação e análise de estudos e pesquisas realizadas e em realização no país em outras realidades. Experiências estruturadas pelo e para o aluno. Perspectivas da utilização das mídias e tecnologias digitais no sistema de ensino: aspectos psicológicos, sociais, políticos e pedagógicos.

         

        BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

        NEVES, C. M.; MEDEIROS, L. L. Debate: mídias na Educação. Boletim 24

        , nov./dez. 2006.Disponível em: http://www.tvebrasil.com.br/salto. Acesso em: 10 jan. 2007

        PAPERT, S. A máquina das crianças : repensando a escola na era da informática.

        Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

        BELLONI, M.L. Educação para a mídia: missão urgente da escola.Comunicação & Sociedade , São Paulo, v. 10, n. 17, p. 36-46, 1991

        BELLONI, M.L. O que é mídia-educação. Campinas: Autores Associados, 2001a.

        GONNET, J. Educação e mídias . São Paulo: Loyola, 2004.

         

        BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

        EISENBERG, José; LYRA, Diogo. A invasão brasileira do Orkut.Ciência Hoje , v. 38, n. 226, p. 30-35, 2006.

        FISCHER, Rosa Maria Bueno. Televisão & educação: fruir e pensar a TV. 3. ed. Belo Horizonte: autêntica, 2006.

        ____ Diante do real midiático: contribuições de Zizek,Arendt e Sontag aos estudos de recepção. In

        : CAPPARELLI, Sérgio; SODRÉ, Muniz; SQUIRRA, Sebastião (Orgs.). A comunicação revisitada

        Porto Alegre: Sulina, 2005a.

        FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 7. ed. Trad. Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.

        LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. O futuro do pensamento na era da informática. Trad. Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.

         

      • GERENCIAMENTO DE LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA EDUCATIVA

        GERENCIAMENTO DE LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA EDUCATIVA

        CARGA HORÁRIA

        Teórica: 44

        Prática: 11

        TOTAL: 55

        EMENTA: Conceituação. Formulários de gerenciamento e controle de mecanismo de hardware e software. Tipos de manutenção de laboratórios de informática. Software livre e licenciados. Layout de laboratório para aprendizagem significativa.

        BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

        CYSNEIROS, Paulo Gileno (2000). “A gestão da Informática na Escola Pública”. In: XI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Maceió - AL: Anais SBIE 2000.

        ALMEIDA, F. J.; ALMEIDA, M. E. B. B. (Coord.). Liderança, gestão e tecnologias :para a melhoria da educação no Brasil. São Paulo.

        ALMEIDA, M. E. B. Gestão de tecnologias na escola: possibilidades de uma prática democrática.

         

        BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

        Boletim Salto para o Futuro . Brasília: Seed-MEC, 2005. (Série Integração de Tecnologias, Linguagens e Representação. TV Escola). Disponível em: <http://www.tvebrasil.com.br/salto>.

        SCIOTTI, L. M. S. Organização de ambientes de aprendizagem com tecnologia digital: resgate de valores e princípios. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação:Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2004

        VALENTE, J. A. Formação de professores: diferentes abordagens pedagógicas. In: VALENTE,J. A. (Org.). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: NIED-Unicamp, 1999.p. 131-156.

        PRADO, M. E. B. Da ação à reconstrução: possibilidades para a formação do professor.Brasília: MEC, 1999. (Coleção Série Informática na Educação). Disponível em:<http://www.proinfo.gov.br>. Acesso em: 10 jan. 2007.

        CASTELLS, M. Internet e sociedade em rede. In: MORAES, D. (Org.). Por uma outra comunicação. Rio de Janeiro: Record, 2003.

        PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994

        SANTA ROSA,L.M.C.,Comunicar para aprender, aprender para comunicar:

        ambentesdeaprendizagemtelemáticoscomoalternativa.Brasília,RevistaIntegração,

        (8) 20: 46-50, 1998b

        SANTOS VIEIRA , Fábia Magali - Gerência da Informática Educativa: segundo um pensamento sistêmico- ttp://www.connect.com.br/~ntemg7/gerinfo.htm (nov/2002)

        ANDRADE, P. F. Organizar as agendas de trabalho, os materiais de apoio, os espaços de interação e as intervenções dos participantes. In: CONGRESSO DA REDE IBERO-AMERICANA DE INFORMÁTICA EDUCATIVA, 3. Anais... Barranquilha, Colômbia, 1996. Disponível em:<http://www.niee.ufrgs.br/ribie98/cong_1996/congresso_html/43/43.html>. Acesso em: 26 jan. 2006.

         

      • ALGORÍTIMO E ESTRUTURA DE DADOS

        ALGORÍTIMO E ESTRUTURA DE DADOS

        CARGA HORÁRIA

        Teórica: 44

        Prática: 11

        TOTAL: 55

        Ementa: Linguagem de programação estruturada. Algoritmos e aplicações. Estrutura de Dados. Representação dos dados. Estrutura de dados lineares: a lista e suas variantes. Pilhas e Filas. Estrutura de dados não-lineares: Árvores.

        BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

        ASCENCIO, A. F. G. & ARAÚJO, G. S. Estruturas de Dados – Algoritmos, Análise da Complexidade e Implementações em JAVA e C++. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

        CELES, W.; CERQUEIRA, R. & RANGEL, J. L. Introdução a Estruturas de Dados com Técnicas de Programação em C – Série SBC. Rio de Janeiro: Campus, 2004.

        ZIVIANI, N. Projeto de Algoritmos com Implementações em Java e C++. São Paulo: Cengage Learning, 2007.

        BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

        CORMEN, T. H; LEISERSON, C. E.; RIVEST, R. L. & STEIN, C. Algoritmos – Teoria e Prática. 2ª. Edição. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

        EDELWEISS, N. & GALANTE, R. Estruturas de Dados. Série Livros Didáticos Informática UFRGS – Volume 18. Porto Alegre: Bookman, 2009.

        KNUTH, D. E. The Art of Computer Programming – Volume 1 – Fundamentals Algorithms. 3rd Edition. New York: Addison-Wesley, 1997.

        KOFFMAN, E. B. WOLFGANG, P. A. T. Objetos, Abstração, Estruturas de Dados e Projeto Usando Java. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

        SEDGEWICK, R. & WAYNE, K. Algorithms. 4th Edition. New York: Addison-Wesley, 2011.

      • REALIDADE VIRTUAL COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL

        REALIDADE VIRTUAL COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL

        CARGA HORÁRIA

        Teórica: 32

        Prática: 08

        TOTAL: 40

        Ementa: Teoria básica e introdução à Realidade Virtual (RV), incluindo sua conceituação, tipos, história, e modelos utilizados. Questões práticas envolvidas com hardware, software, aplicações e dispositivos não convencionais de E/S (entrada e saída). Realidade virtual na Internet. Estudos de casos: treinamento, educação. Fundamentos de tecnologia multimídia. Ambientes multimídia. Dados e objetos multimídia. Aplicações de multimídia.

        BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

        BARBOSA, R.S.(organizador).Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Porto Alegre. Artmed. 2005

        CADOZ, C. A realidade Virtual. Instituto Piaget, 1ª ed. 1997.Castells, Manuel. (2003) “A sociedade em rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura”. v.1. São Paulo: Paz e Terra.

         

        BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

        DIAS, C. Usabilidade na WEB. Rio de Janeiro: Alta Books, 2006.

        FERREIRA, S. B. L. e – usabilidade. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

        KRUG, S. Não me faça pensar. Rio de Janeiro: Alta Books, 2006.

        BRASIL. Sociedade da Informação no Brasil. Livro Verde. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000. Disponível em: http://www.socinfo.org.br/

        DIAS, Paulo. Comunidades de Aprendizagem na Web. INOVAÇÃO, Lisboa, v. 14, n. 3, 2001a. p. 27-44.

        GUIMARÃES JR, Mário José Lopes. A cibercultura e o surgimento de novas formas de sociabilidade. 1997. Disponível em: http://www.cfh.ufsc.br/~guima/ciber.html

        LEMOS, André. Cibercultura: técnica, sociabilidade e civilização do virtual. In: PRETTO, Nelson De Luca; (org.). Globalização & Educação: mercado de trabalho, tecnologias de comunicação, educação a distância e sociedade planetária. Ijuí: Ed. Unijuí, 1999. p. 78-97.

        LEMOS, André; CARDOSO, Cláudio, et al. Uma sala de aula no ciberespaço: reflexões e sugestões a partir de uma experiência de ensino pela Internet. Bahia Análise & Dados, Salvador, SEI, v. 9, n. 1, julho 1999. p. 68-76.

        LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.

      • Seminário de Software Educativo

        Seminário de Software Educativo

         

        CARGA HORÁRIA

        Teórica: ----

        Prática: 15h

        TOTAL: 15h

        EMENTA: O alunos irão socializar todas as atividades desenvolvidas no decorrer do semestre tendo como referências as disciplinas. Tendo como destaque o uso de recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem.

        BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

        Será relacionado de acordo com os conteúdos/sotware que o aluno vai apresentar no seminário.

      • ESTÁGIO II

        ESTÁGIO II

        - GESTÃO DE LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA - 75 HS

        - ENSINO MEDIO - 75 HS

         

        CARGA HORÁRIA

        Teórica: ----

        Prática: 150h

        TOTAL: 150h

        EMENTA:

        Gerenciamento de laboratório de Informática educativa a partir da criação de ambientes adequados de aprendizagem e seus mecanismos técnicos e pedagógicos. O fazer docente mediante a prática profissional supervisionada, desenvolvido em campo de estágio em Escolas Ensino Médio no encontro com tecnologias educacionais informatizadas. Planejamento e ação com professores em ambientes informatizados de ensino-aprendizagem na educação básica.

        BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

        ALMEIDA, Geraldo P. de. Transposição Didática: por onde começar? São Paulo: Cortez, 2011.

        OLIVEIRA, José M. A. de. Escrevendo com o computador na sala de aula. São Paulo: Cortez, 2006.

        VALENTE, José A.; MAZZONE, Jaures; BARANAUSKAS, Maria Cecília C. (Orgs.) Aprendizagem na era das tecnologias digitais: conhecimento, trabalho nas empresas e design de sistemas. São Paulo: Cortez: FAPESP, 2007.

        BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

        SANTOS, N. A. T. L. Sala de informática: ensino e aprendizagem interdisciplinar em uma escola bem sucedida da rede municipal de ensino. Colabor@ - Revista digital da CVA – Ricesu, v. 6, n. 2, out., 2009. Disponível: http://pead.ucpel.tche.br/revistas/index.php/colabora/article/viewFile/124/108. Acesso em: 27/02/2012.

        SCARPATO, Marta (Org). Os procedimentos de ensino fazem a aula acontecer. São Paulo: Avercamp, 2004.

        TEDESCO, J. C. (Org.). Educação e novas tecnologias: esperança ou incerteza? São Paulo: Cortez; Buenos Aires: Instituto Internacional de Planejamento de la Educacion; Brasília: UNESCO, 2004.

        TENÓRIO, Robinson. Computadores de papel: máquinas abstratas para um ensino concreto. São Paulo: Cortez, 2001.

        VALENTE, J. A. Formação de Educadores para o Uso da Informática na Escola. Campinas: NIED/UNICAMP, 2003.


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        • INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO

          INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO

           

          CARGA HORÁRIA

          Teórica: 60h

          Prática: 15h

          TOTAL: 75h

          EMENTA: História da Computação. Noções de utilização do computador. Conceitos básicos de sistemas. Conceito e funcionamento de hardware e software Componentes de um Sistema, diferenciação de Portes de Equipamentos. Aplicações de grande, médio e pequeno porte. Modos de Operação (Lote e Interativa), transferência de dados; ferramentas de usuários Mono-usuário, Multiusuário. O computador como ferramenta de ensino. Conceito de tipos e Níveis de Sistemas; Apresentação das principais áreas da computação (Banco de Dados, Redes e Comunicação de Dados).

          BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

          JOHNSON, J. A.; CAPRON, H. L. Introdução à Informática. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004

          GUIMARÃES A. de M.; LAGES, N. A. de C. Introdução à Ciência da Computação. Rio de Janeiro: LTC, 1998.

          MEIRELLES, F. de S. Informática: novas aplicações com microcomputadores. 2ªed. Atual. E ampl. São Paulo: Makron, 1994.

          BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

          BROOKSHEAR, J. G.: Ciência da Computação – Uma visão abrangente (7ª edição). Porto Alegre: Bookman, 2005;

          FEDELI, R. D.; Polloni, E. G. F.; Peres, F. E.: Introdução à Ciência da Computação. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

          BRAGA, W. Informática elementar: Windows XP, Word 2003, Excel 2003. Rio de Janeiro: Editora Alta Books, 2004.

          CASTRO, C. M. Computador na Escola: Como levar o computador à escola. Rio de Janeiro, RJ: Campus. 1988.

          NORTON, P. Introdução à informática. São Paulo: Makron Books, 2005.

          RAMALHO, J. A. A. Introdução à informática. São Paulo: Berkeley Brasil, 2003.

          VELOSO, F. C. Informática: Conceitos Básicos. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2002.

        • IDIDÁTICA E AS NOVAS TECNOLOGIAS

          DIDÁTICA E AS NOVAS TECNOLOGIAS

          CARGA HORÁRIA

          Teórica: 60h

          Prática: 15h

          TOTAL: 75h

          EMENTA: Educação, didática e sociedade. O papel da escola na mediação da prática social: sua rede de relações. O processo ensino aprendizagem. A identidade do professor. A relação professor aluno: dimensão ética, política, pedagógica e social. As tendências da educação brasileira. Teorias educacionais e práticas educativas. O planejamento e a ação didática. A relação objetivo-conteúdo-método-avaliação no processo ensino-aprendizagem. A interdisciplinaridade e o currículo escolar. Parâmetros curriculares nacionais. Novas tecnologias da informação e comunicação aplicadas à educação.

          BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

          SANDHOLTZ, Judith Haymore. Ensinando Com Tecnologia-Criando Salas De Aula. Ed. Artmed

          LILINI, Paolo. Didática e Computador. São Paulo: Loyola, 1999.

          LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2002.

          BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

          MORIN, E. Os sete saberes necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Cortez ; Brasília, DF : UNESCO, 2000

          SANTOS VIEIRA , Fábia Magali - Gerência da Informática Educativa: gundo um pensamento sistêmico- http://www.connect.com.br/~ntemg7/gerinfo.htm (nov/2002)

          BELL, Daniel. O advento da sociedade pós-industrial. São Paulo: Cultrix, 1977

          TOFFLER, Alvin e Heidi. Criando uma nova civilização. A política da Terceira Onda. 4. ed., Rio de Janeiro e São Paulo: Record, 1994

          MARKERT, Werner. Novas tecnologias como desafio do currículo do futuro. Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, n.17, v. 1, p. 61-71, jan/abril, 1991

          CASTRO, A. D. de (Org.). Ensinar a Ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Thomson Learning, 2001.

          CINTRA, J. C. A. Didática e Oratória com DataShow. São Carlos, SP, Editora Compacta, 2008.

          CORDEIRO, J. Didática. São Paulo: Contexto, 2007.

          OLIVEIRA, M. R. N. S. A reconstrução da didática: elementos teórico-metodológicos. 4 ed. Campinas, SP: Papirus, 2002.

          PIMENTA, S. G. (Org.). Didática e formação de professores: perspectivas no Brasil e em Portugal. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2000.

          SEVERINO, A. J. O conhecimento pedagógico e a interdisciplinaridade: o saber como intencionalizaçăo da prática. In: FAZENDA, Ivani (Org.). Didática e interdisciplinaridade. Campinas, SP: Papirus, 1995.

          VEIGA, I. P. A. (Org.). Repensando a didática: por que não? Campinas, SP: Papirus, 2002.

        • ALGORÍTIMOS E LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO

          ALGORÍTIMOS E LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO

          CARGA HORÁRIA

          Teórica: 60h

          Prática: 15h

          TOTAL: 75h

          EMENTA: Introdução a algoritmos e programas: Conceitualização das formas de representação; Elementos básicos variáveis e constantes. Funcionalidade de uma linguagem de programação. Comandos de Controle: Uso de estruturas de decisão em algoritmos; Uso de estruturas de repetição em algoritmos. Tipos Estruturas de Dados: Vetores unidimensionais e multidimensionais; Desenvolvimento de algoritmos. Apresentação de uma Linguagem de Programação Modularização. Depuração de programas.

          BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

          MANZANO J. A. N. G.; OLIVEIRA J. F. O. Algoritmos: lógica para desenvolvimento de programação de computadores. 14.ed. São Paulo: Érica, 2002.

          KERNINGHAN, B. W.; RITCHIE, D. C A Linguagem de Programação. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

          ZIVIANI, Nívio. Projeto de Algoritmos: com implementações em Pascal e C. 4.ed. São Paulo: Pioneira. 1999.

          BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

          ASCENCIO, A. F. G. & CAMPOS, E. A. V. Fundamentos da Programação de Computadores – Algoritmos, Pascal, C, C++ e Java. 2ª. Edição. São Paulo: Pearson, 2008.

          DEITEL, P. & DEITEL, H. C: Como Programar. 6ª. Edição. São Paulo: Pearson, 2011.

          LOPES, A. & GARCIA, G. Introdução à Programação – 500 Algoritmos Resolvidos. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

          FEOFILOFF, P. Algoritmos em Linguagem C. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

          KERNIGHAN, B. W. & RITCHIE, D. M. C: A Linguagem de Programação ANSI. Rio de Janeiro: Campus, 1989.

        • FUNDAMENTOS DA INFORMÁTICA EDUCATIVA

          FUNDAMENTOS DA INFORMÁTICA EDUCATIVA

          CARGA HORÁRIA

          Teórica: 44h

          Prática: 11h

          TOTAL: 55h

          EMENTA:. Histórico da informática na educação brasileira. Evolução e tendências da informática na educação. A informática na construção do conhecimento. O computador no contexto escolar. Fundamentos teórico-metodológicos implícitos nos diferentes ambientes de aprendizagem apoiados por computador. A formação do profissional docente para a sociedade informatizada. Teorias pedagógicas (construtivismo, instrucionismo entre outras). Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à Educação.

          BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

          TAJRA, Sanmya Feitosa – Informática na Educação –Ed. Érica, 5a Ed., SP, 2004.

          FAGUNDES, L. SATO, L. MAÇADA, D. Aprendizes do futuro: as inovações já começaram. Coleção informática para a mudança na educação á Distância. MEC, MCT, 1999.

          OLIVEIRA, Ramom de INFORMÁTICA EDUCATIVA EDIÇAO Papirus Campinas SP.

          BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

          MORAES. Raquel de Almeida; Informática na Educação,Ed. DP&A, 2000, 1ª Ed, Rio de Janeiro-RJ.

          KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.

          TAJRA, S. F. Informática na educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. 3.ed. São Paulo: Érica, 2001.

          FERREIRA, A. L. D. Informática educativa na educação infantil: Riscos e Benefícios.Fortaleza: Universidade Federal do Ceará-UFC, 2000. Monografia (Especialização em Informática Educativa).

          SANDHOLTZ, Judite Haymore; Rinstaff, Cathy;Dwyer, David C. (1997) “Ensinando com Tecnologia - Criando Salas de Aula Centradas nos Alunos”. Traduzido por Marcos Antônio Girardo Domingues. Porto Alegre: ArtMed

          CASTELLS, Manuel. (2003) “A sociedade em rede. A era da informação: economia, sociedade ecultura”. v.1. São Paulo: Paz e Terra.

          PENTEADO, Miriam - BORBA, Marcelo C. - A Informática em ação - formação de professores , pesquisa e extensão- Editora Olho d ́Água, 2000 , p 29.

          SANTOS VIEIRA , Fábia Magali - Gerência da Informática Educativa: egundo um pensamento sistêmico- ttp://www.connect.com.br/~ntemg7/gerinfo.htm (nov/2002)

          VALENTE, José Armando. "Informática na educação: a prática e a formação do professor". In: Anais do IX ENDIPE (Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino), Águas de Lindóia,1998p. 1-1

          XAVIER, 2007. Xavier, Antonio Carlos. As tecnologias e a prendizagem (re) construcionista do Século XXI. Hipertextus- Revista Digital. Vol1, 2007.Disponível em:http://www.hipertextus.net/volume1/artigo-xavier.pdf.

          HERNÁNDEZ, F. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

          JONASSEN, D. O uso das tecnologias na educação a distância e a aprendizagem construtivista. Em Aberto, Brasília, ano 16, n. 70, abr/jun. 1996.

          LEVY, P. Cibercultura. São Paulo. Editora 34. 1999.

          MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente. 9. ed. São Paulo: Campinas: Papirus, 2003.

          TEDESCO, J. C. (Org.). Educação e Novas Tecnologias: esperança ou incerteza? São Paulo: Cortez, 2004.

        • MULTIMÍDIA E HIPERMÍDIA NA EDUCAÇÃO

           

          MULTIMÍDIA E HIPERMÍDIA NA EDUCAÇÃO

          CARGA HORÁRIA

          Teórica: 44h

          Prática: 11h

          TOTAL: 55h

          EMENTA:Conceituação. Sistemas multimídia/hipermída aplicados à educação. Arquitetura e aplicações multimídia/hipermídia. Classificação. Dispositivos de entrada e saída em ambientes multimídia. Desenho e animação digital. Fundamentos do processamento de imagens. Fundamentos de animação. Fundamentos de processamento de som. Critérios de seleção de soluções multimídia. Utilização e Recursos de softwares de autoria. Ambientes Escolares e aplicações multimídia. Hipertexto.

          BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

          BUGAY, E. L.; ULBRICHT, V. R. Hipermídia. 1ª ed. Florianópolis: Bookstore Livraria Ltda, 2000.

          FILHO, P., PÁDUA, W. Multimídia: Conceitos e Aplicações. Rio de Janeiro: LTC, 2a. ed. 2011.

          ULBRICHT Vania Ribas. (Org.). Ambientes Hipermidiáticos: trilhando novos caminhos para a hipermídia. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2006.

          BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

          BARBOSA, Júnior, alberto Lucena. Arte da animação. Técnica e estética através da história. 2ªed. São Paulo: Editora Senac, 2005

          PADAVONI, S.; MOURA, D. Navegação hipermídia. Rio de Janeiro: Ciência Moderna. EICHLER, M. L.; Ambientes virtuais de aprendizagem. São Paulo: Empório do Livro. 2006.

          PAULA, W. P. Multimídia – Conceitos e Aplicações. 2ª. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2011ULBRICHT, V. R. (Org.); PEREIRA, A. T. C. (Org.); SANTOS, Neri dos (Org.). Ambientes Hipermidiáticos. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2006.

          ULBRICHT, V. R.; BUGAY, Edson Luiz. Do Memex à Hipermídia Adaptativa. In:

          PEREIRA, V. A. Multimídia Computacional: Planejamento, Produção, Planejamento & Distribuição. Florianópolis: Book Store, 2001.

        • ANÁLISE EXPRESSÃO TEXTUAL – HIPERTEXTOS

           

          ANÁLISE EXPRESSÃO TEXTUAL – HIPERTEXTOS

           

           

          CARGA HORÁRIA

          Teórica: 32h

          Prática: 08h

          TOTAL: 40h

          EMENTA: Linguagem, análise do discurso e gêneros. O uso social da linguagem. A língua como fenômeno de interação. Textualidade e tipologia. Práticas de leituras e produção escrita de textos e hiperdocumentos.

          BIBLIOTECA BÁSICA:

          DIAS, P. Hipertexto, hipermídia e media do conhecimento: representação distribuída e aprendizagens flexíveis e colaborativas na Web. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v 13, n.1, 2000b. p. 141 – 167.

          CEREJA, W. R; MAGALHÃES, T. C. Gramática Reflexiva: texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 1999.

          FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco P. Lições de Texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 1996.

          MARTINS, M. Helena. O que é Leitura. 19. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

          BIBLIOGRAFIA COMPLETAR:

          COSTA VAL, M. da G. Redação e Textualidade. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

          CHARTIER, Roger. Práticas de Leitura. Tradução: Cristiane Nascimento. São Paulo: Estação Liberdade, 2001.

          DEMOLY, Karla. Escritura na convergência de mídias. Porto Alegre: CINTED Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, 2008. Disponível em:<http://hdl.handle.net/10183/14667>. Acesso em: jul. 2009.

          DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Orgs.). Gêneros Textuais e Ensino. 2ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.

          KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e Compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.

          ORLANDI, Eni. Análise do discurso: princípios e procedimentos. São Paulo: Pontes, 1999.

        • Seminário de Informática Educativa

          Seminário de Informática Educativa

           

          CARGA HORÁRIA

          Teórica: ----

          Prática: ---

          TOTAL: 15 hs

          EMENTA: O alunos irão socializar todas as atividades desenvolvidas no decorrer do semestre tendo como referências as disciplinas. Tendo como ênfase as atividades práticas.

          BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

          Será relacionado de acordo com os conteúdos que o aluno vai apresentar no seminário.

        • ESTÁGIO I

          ESTÁGIO I

          - INFORMÁTICA EM AMBIENTES ESCOLARES –

          - 75 HS NA EDUCAÇÃO INFANTIL;

          - 75 HS NO ENSINO FUNDAMENTAL

          CARGA HORÁRIA

          Teórica: ----

          Prática: 150h

          TOTAL: 150h

          EMENTA: O fazer docente mediante a prática profissional supervisionada, desenvolvido em campo de estágio em Escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental no encontro com tecnologias educacionais informatizadas. Planejamento e ação com professores em ambientes informatizados de ensino-aprendizagem na educação básica.

           

          BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

          ALMEIDA, Geraldo P. de. Transposição Didática: por onde começar? São Paulo: Cortez, 2011.

          OLIVEIRA, José M. A. de. Escrevendo com o computador na sala de aula. São Paulo: Cortez, 2006.

          VALENTE, José A.; MAZZONE, Jaures; BARANAUSKAS, Maria Cecília C. (Orgs.) Aprendizagem na era das tecnologias digitais: conhecimento, trabalho nas empresas e design de sistemas. São Paulo: Cortez: FAPESP, 2007.

          BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

          SANTOS, N. A. T. L. Sala de informática: ensino e aprendizagem interdisciplinar em uma escola bem sucedida da rede municipal de ensino. Colabor@ - Revista digital da CVA – Ricesu, v. 6, n. 2, out., 2009. Disponível: http://pead.ucpel.tche.br/revistas/index.php/colabora/article/viewFile/124/108. Acesso em: 27/02/2012.

          SCARPATO, Marta (Org). Os procedimentos de ensino fazem a aula acontecer. São Paulo: Avercamp, 2004.

          TEDESCO, J. C. (Org.). Educação e novas tecnologias: esperança ou incerteza? São Paulo: Cortez; Buenos Aires: Instituto Internacional de Planejamento de la Educacion; Brasília: UNESCO, 2004.

          TENÓRIO, Robinson. Computadores de papel: máquinas abstratas para um ensino concreto. São Paulo: Cortez, 2001.

          VALENTE, J. A. Formação de Educadores para o Uso da Informática na Escola. Campinas: NIED/UNICAMP, 2003.

        • Legislação Aplicada à Educação Básica

          Legislação Aplicada à Educação Básica

          CARGA HORÁRIA

          Teórica: 45h

          Prática: 15h

          TOTAL: 60h

          EMENTA:Analisa diretrizes, resoluções e pareceres relacionados à educação básica. Estuda leis federais, estaduais e municipais complementares a LDB, aplicadas à educação basca.

          BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

          MENESES, João. et al. Educação Básica: Políticas, Legislação e Gestão. Leituras. São Paulo: Pioneira, 2004.

          Coletânea de toda legislação educacional de 2003 a 2010. Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/

          BRZEZINSKI, I. (Org.). LDB Dez anos depois: reinterpretação sob diversos olhares. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2008.

          LIBÂNEO, José Carlos et. al. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

           

          BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

          FERREIRA, N. S. C.; AGUIAR, M. A. da S. Gestão da Educação: impasses, perspectivas e compromissos. 4ª ed. Campinas: Cortez, 2004.

          CARNEIRO, Moacir Alves. LDB fácil: leitura crítico - compreensiva artigo por artigo. 21ª ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2013.

          OLIVEIRA, R. P. e CATANE, A. M. Constituições estaduais brasileiras e educação. 1ª ed. São Paulo: Cortez, 1993. 134 p.

          OLIVEIRA, Romualdo Portela de; ADRIÃO, Thereza (orgs.). Organização do Ensino no Brasil: níveis e modalidades. 2ªed. São Paulo: Xamã, 2007.

          CARVALHO, E. J. G. Políticas Públicas e gestão da educação no Brasil. Maringá: Eduem, 2012.

           

        • Educação Especial

        • Didática e Formação Docente

        Didática e Formação Docente

        CARGA HORÁRIA

        Teórica: 48h

        Prática: 12h

        TOTAL: 60h

        EMENTA:O papel da Didática na formação do educador. Formação e identidade docente. O cotidiano escolar, a ação docente e o projeto político-pedagógico. Tendências pedagógicas da prática escolar. Currículo e conhecimento. A pesquisa como princípio educativo e formativo. O planejamento e a organização do processo ensino-aprendizagem e a avaliação. O contexto da prática pedagógica. A dinâmica da sala de aula. A construção de uma proposta de ensino-aprendizagem para o ensino de ciências, biologia e química. A vivência e o aperfeiçoamento da Didática na sala de aula.

        BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

        DEWEY, John. Vida e Educação. São Paulo: Edições Melhoramentos, 1967.

        PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo: Cortez, 2000.

        ROUSSEAU, J. J. Emílio ou da educação. 3ª ed. São Paulo: Difel, 1979.

        BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

        MAKARENKO, Anton. Poema Pedagógico. Lisboa. Livros Horizonte, 1980. tomo I, II, III.

        ALVES, Gilberto Luiz. O trabalho didático na escola moderna: formas históricas. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

        CHATEAU, Jean. Os grandes pedagogistas. São Paulo: Companhia das Letras, 1978.

        COMENIUS. Didática Magna. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

        OLIVEIRA, Maria Rita Neto Sales (Org.). Didática: ruptura, compromisso

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      • Pedagogia em Ambientes não Escolares

        Pedagogia em Ambientes não Escolares

        CARGA HORÁRIA

        Teórica: 24h

        Prática: 06h

        TOTAL: 30h

        EMENTA:Pedagogia: conceitos e dimensões sociopolíticos na estrutura de ambientes não escolares. Princípios e práticas pedagógicas no processo de Organização de Instituições e espaços sócio educativos. As dimensões do trabalho pedagógico: pedagogia social de rua; pedagogia em ambientes empresariais. Pedagogia no ambiente de promoção de saúde e da melhoria de qualidade de vida.

        BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

        GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais e educação. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2003.

        MATOS, Elizete Lúcia; MUGIATTI, Margarida Maria. Pedagogia hospitalar: a humanização integrando educação e saúde. Petrópolis: Vozes, 2006.

        RIBEIRO, Amélia Escotto do Amaral. Pedagogia empresarial: atuação do pedagogo na empresa. 2. ed. São Paulo: Wak, 2007.

        BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

        GOHN, Maria da Glória. Educação não formal e cultura política. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2005.

        GOHN, Maria da Glória. Educação não formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio, Rio de Janeiro, v.14, n.50, p.27-38, jan./mar.2006.

        PORTO, Olívia. Psicopedagogia Hospitalar: intermediando a humanização na saúde. São Paulo: Wak, 2008.

        RIBEIRO, Amélia Escotto do Amaral. Temas atuais em Pedagogia Empresarial. 2. ed. São Paulo: Wak, 2006.

        VIEGAS, Drauzio (org.). Brinquedoteca Hospitalar: isto é humanização. 2. Ed. São Paulo: Wak, 2008.

      • História da Amazônia e Educação

        História da Amazônia e Educação

        CARGA HORÁRIA

        Teórica: 24h

        Prática: 06h

        TOTAL: 30h

        EMENTA:As relações entre história e educação. A educação face ao processo de formação política, econômica e social da Amazônia. A história da Amazônia sob diversas perspectivas temáticas de análise, destacando o papel da escola na (re)construção de identidades.

        BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

        BECKER, Bertha K. Amazônia. Série Princípios, São Paulo: Ática, 1990.

        COLARES, Anselmo Alencar. Colonização, catequese e educação no Grão-Pará: Canoas, RS: Editora da ULBRA, 2005.

        DELGADO, Lucila de Almeida Neves. História oral: memória, tempo, identidades. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 15-66.

        LOUREIRO, Violeta. Educação e sociedade na Amazônia em mais de meio século. In: Revista Cocar. Universidade do Estado do Pará / Centro de Ciências Sociais e Educação. Belém: EDUEPA, 2007 (v. 1, n. 1, jan.-jun. 2007). p. 17-45.

        GONDIM, Neide. A invenção da Amazônia. 2 ed. Manaus: Valer, 2007.

        SOUZA, Márcio. História da Amazônia. Manaus: Valer, 2009.

        BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

        DAOU, Ana Maria. A belle epoque amazônica. São Paulo: Jorge Zahar Editor, 2000.

        DEAN, Warren. A luta pela borracha no Brasil. São Paulo: Nobel, 1989.

        HOORNAERT, Eduardo (org). História da igreja na Amazônia. Rio de Janeiro: Vozes, 1992.

        IBAÑES, Maria Graciete Zaire. Poronga: Educação na floresta. Rio Branco: CTA, 1999.

        KRENAK, Ailton; AMÂNCIO, Osmarino. Aliança dos povos da floresta. São Paulo: CEDI, 1989.

        MARTINS, Maria Lucia; FERREIRA, Djalcir. A lição da samaúma: Formação de professores da floresta. Rio Branco: Poronga, 1994.

      • Seminário de Docência

        Seminário de Docência

         

        CARGA HORÁRIA

        Teórica: -

        Prática: 30h

        TOTAL: 30h

        EMENTA: História da Computação. Noções de utilização do computador. Conceitos básicos de sistemas. Conceito e funcionamento de hardware e software Componentes de um Sistema, diferenciação de Portes de Equipamentos. Aplicações de grande, médio e pequeno porte. Modos de Operação (Lote e Interativa), transferência de dados; ferramentas de usuários Mono-usuário, Multiusuário. O computador como ferramenta de ensino. Conceito de tipos e Níveis de Sistemas; Apresentação das principais áreas da computação (Banco de Dados, Redes e Comunicação de Dados).

        BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

        JOHNSON, J. A.; CAPRON, H. L. Introdução à Informática. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004

        GUIMARÃES A. de M.; LAGES, N. A. de C. Introdução à Ciência da Computação. Rio de Janeiro: LTC, 1998.

        MEIRELLES, F. de S. Informática: novas aplicações com microcomputadores. 2ªed. Atual. E ampl. São Paulo: Makron, 1994.

        BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

        BROOKSHEAR, J. G.: Ciência da Computação – Uma visão abrangente (7ª edição). Porto Alegre: Bookman, 2005;

        FEDELI, R. D.; Polloni, E. G. F.; Peres, F. E.: Introdução à Ciência da Computação. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

        BRAGA, W. Informática elementar: Windows XP, Word 2003, Excel 2003. Rio de Janeiro: Editora Alta Books, 2004.

        CASTRO, C. M. Computador na Escola: Como levar o computador à escola. Rio de Janeiro, RJ: Campus. 1988.

        NORTON, P. Introdução à informática. São Paulo: Makron Books, 2005.

        RAMALHO, J. A. A. Introdução à informática. São Paulo: Berkeley Brasil, 2003.

        VELOSO, F. C. Informática: Conceitos Básicos. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2002.

        • História da Educação Brasileira

          História da Educação Brasileira

          CARGA HORÁRIA

          Teórica: 45h

          Prática: 15h

          TOTAL: 60h

          EMENTA: O Estado, o direito e a organização da Educação. As políticas educacionais e a legislação brasileira na Educação Básica. O gestor escolar, as normas e os procedimentos administrativos. A Legislação e o contexto da Educação infantil, do Ensino Fundamental e Médio.

          BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

          MANACORDA, Mário Alighiero. História da Educação. 13ª ed. São Paulo: Cortez, 2012.

          LOPES, E. M. T. FARIA FILHO, L. M. VEIGA, C. G. (org.) 500 anos de educação no Brasil. 4ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

          RIBEIRO, Maria Luisa Santos. História da educação brasileira: a organização escolar. 13 ed. Campinas/SP: Autores Associados, 1993.

           

           

          BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

          GATTI, Décio. PESSANHA, Eurize. História da educação, instituições e cultura escolar. Conceitos, categorias e materiais históricos. In: GATTI JÚNIOR, Décio; INÁCIO FILHO, Geraldo (org.). História da educação em perspectiva: ensino, pesquisa, produção e novas investigações. Campinas, SP, Autores Associados; Uberlândia, MG, EDUFU, 2005. p. 71-90.

          ARANHA, Maria Lúcia. História da Educação e da Pedagogia: Geral e do Brasil. 3ª ed. rev e ampl. São Paulo: Moderna. 2006.

          XAVIER, Maria Elizabete. RIBEIRO, Maria Luisa e NORONHA, Olinda Maria. História da educação: a escola no Brasil. 1ª ed. São Paulo: FTD, 1994.

          Revista Brasileira de Educação (ANPED). nº 14, mai/jun/jul/ago de 2000. São Paulo: Autores Associados, 2000.

           

        • Sociologia da Educação

          Sociologia da Educação

          CARGA HORÁRIA

          Teórica: 45h

          Prática: 15h

          TOTAL: 60h

          EMENTA:A importância da Sociologia da Educação na formação do professor. As principais correntes sociológicas e sua aplicação na educação. As teorias sociológicas da educação. Os movimentos sociais e a educação.

           

          BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

          ALTHUSSER, L. Aparelhos ideológicos de Estado. 2ª ed. Rio de Janeiro: Graal, 1985.

          COMTE, Auguste. Sociologia - conceitos gerais e surgimento. In: MORAES FILHO, Evaristo (Org.). Comte: Sociologia. São Paulo: Ed. Ática, 1978, p. 53-62.

          DURKHEIM, Emile. Educação e sociologia. São Paulo: Edições 70 Brasil, 2007.

           

          BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

          BUFFA, Ester; ARROYO, Miguel; NOSELLA, Paolo. Educação e Cidadania. 7ª ed. São Paulo: Cortez , 1999.

          COSTA, Maria Cristina Castilho. Sociologia: introdução a ciência da sociedade. 4ªed. São Paulo: Moderna, 1987.

          ENGUITA, Mariano F. Trabalho, Escola e Ideologia: Marx e a crítica da Educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993, 315 p.

          GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais e educação. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1994.

          GOMES, Cândido. A educação em perspectiva sociológica. 4ª ed. São Paulo: EPU, 2010.

           

        • Tecnologias Educacionais

          Tecnologias Educacionais

          CARGA HORÁRIA

          Teórica: 20h

          Prática: 10h

          TOTAL: 30h

          EMENTA:Tecnologias e educação, história e perspectivas. A utilização das tecnologias (digitais) na educação. Estudo teórico-prático dos recursos computacionais aplicados na educação (aplicativos, internet, multimídia e outros). Aplicações dos recursos tecnológico no processo de ensino aprendizagem. Análise de experiências em curso.

          BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

          DEMO, Pedro. Educação hoje "Novas" Tecnologias, pressões e oportunidades. Editora Atlas. São Paulo, 2009

          LEITE, Lígia Silva. (Coord.). Tecnologia educacional: descubra suas possibilidades nasala de aula. Colaboração de Cláudia Lopes Pocho,Márcia de Medeiros Aguiar, Marisa Narcizo Sampaio. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

          LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência, o futuro do pensamento na era da informática. Editora 34, 2006.

           

          BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

          ALAVA, Séraphin (org). Ciberespaço e formações abertas: rumo a novas práticas educacionais? Trad. Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2002, 224 p.

          ALMEIDA, Fernando José. Educação e informática: os computadores na escolar. 5ªed. São Paulo: Cortez, 2012.

          VALENTE, José Armando. Formação de Educadores para o uso da informática na escola. Campinas: UNICAMP/NIED, 2003.

          LLANO, José Gregorio. A informática educativa na escola. 1ª São Paulo: Ed. Loyola, 2006.

          PENTEADO, Miriam - BORBA, Marcelo C. A Informática em ação - formação de professores, pesquisa e extensão. 1ª ed. São Paulo: Olho d Água, 2000.

           

        • Filosofia da Educação

          Filosofia da Educação

          CARGA HORÁRIA

          Teórica: 45h

          Prática: 15h

          TOTAL: 60h

          EMENTA:As concepções filosóficas e suas implicações na educação. Compreensão filosófica das interações mundo-homem-sociedade-educação. As ideias pedagógicas no Brasil e sua relação com as teorias educacionais. Posicionamento ético-estético-político e epistemológico do educador. Filosofia e Pesquisa em Educação.

           

          BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

           

          ABBAGNANNO, N. Dicionário de filosofia. São Paulo: Mestre Jou, 1970.

           

          AYER, A. J. As questões centrais da filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

           

          DALBOSCO, Cláudio. CASAGRANDA, Edilson. MUHL, Eldon. (orgs.). Filosofia e pedagogia: aspectos teóricos e temáticos. Campinas: Autores

           

           

          BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

          ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. 6ª ed. São Paulo: Mestre Jou, 2012.

          AYER, Alfred J. As questões centrais da filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

          DALBOSCO, Cláudio; CASAGRANDA, Edilson; MUHL, Eldon. (Orgs.). Filosofia e pedagogia: aspectos teóricos e temáticos. Campinas: Autores associados. 2008. Campinas, SP.

          LUZURIAGA, L. História da educação pública. 1ª ed. São Paulo: Cia Editora Nacional, 1959.

          DALBOSCO, Claudio A; CASAGRANDE, A. Edison; MUHL, Eldon H. (org). Filosofia e pedagogia: aspectos históricos e temáticos. São Paulo: Autores Associados, 2008, 366 p.

            

        • Teorias do Currículo

          Teorias do Currículo

          CARGA HORÁRIA

          Teórica: 45h

          Prática: 15h

          TOTAL: 60h

          EMENTA:Abordagem dos diversos conceitos de Currículo. Dimensões, fundamentação e aspectos legais do Currículo. Novas Diretrizes Curriculares e os Parâmetros Curriculares Nacionais. A construção e implementação dos currículos e suas interligações com a cultura e a sociedade. Projetos de trabalho e o cotidiano escolar.

           

          BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

          APPLE, M. Ideologia e currículo. 2. Ed. Revisada. Porto Alegre: Arte Médica, 2006.

          CORRÊA, P. S. A. (Org.). A educação, o currículo e a formação de professores. Belém: EDUFPA, 2006.

          LOPES, A. C.; MACEDO, E. (orgs.). Políticas de currículo em múltiplos contextos. São Paulo: Cortez, 2006.

           

           

          BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

          COSTA, Marisa Vorraber (Org.) O currículo nos limiares do contemporâneo. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.

          GOMES, N. L. Indagações sobre currículo: diversidade e currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.

          MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa. Multiculturalismo, currículo e Formação de Professores. In Currículo: políticas e práticas, Campinas: Papirus, 1999.

          ______. Currículo: questões atuais. Campinas. SP: Papirus, 1999.

          SILVA, T. S. Documentos de identidade: uma introdução às teorias

           

        • Educação Ambiental

          Educação Ambiental

          CARGA HORÁRIA

          Teórica: 20h

          Prática: 10h

          TOTAL: 30h

          EMENTA:Meio ambiente: aspectos físicos, geográficos, biológicos, históricos e sociais. Princípios éticos e filosóficos da relação sociedade e natureza. Desenvolvimento sustentável e educação. Cultura, qualidade de vida, preservação ambiental de bens culturais e naturais. A ocupação e a utilização do território. Modelo produtivo e efeitos sobre o ambiente.

           

          BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

          PENTEADO, H. Meio Ambiente e formação de professores. 5ª ed. São Paulo: Cortez Editora, 2003.

          LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo (Org). Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. 2.ed. São Paulo: Cortez, p. 255, 2002.

          CASCINO, Fabio. Educação ambiental: princípios, história, formação de professores. 4.ed. São Paulo, SP: SENAC, 2007. p. 109.

           

          BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

          BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Coordenação de Educação Ambiental. A implantação da Educação Ambiental no Brasil. Brasília,1998. 166 p.

          DIEGUES, Antônio C. (org.). Etnoconservação: novos rumos para a proteção da natureza nos trópicos. São Paulo: Hucitec, 2000.

          FOLADORI, Guillermo. Limites do desenvolvimento Sustentável. Tradução de Marise Manoel. Campinas, SP: Ed. Unicamp, 2001.

          LEFF, E. Saber Ambiental: Sustentabilidade, Racionalidade, Complexidade e Poder, 3ª Ed., Editora

          LOUREIRO, Carlos Frederico, LAYRARGUES, Philippe Pomier& CASTRO

          DIAS, G. F. Educação Ambiental: Princípios e Prática. 8ª ed. São Paulo: Gaia, 2003.

        • Seminário de Pesquisa Educacional

          Seminário de Pesquisa Educacional

          CARGA HORÁRIA

          Teórica: -

          Prática: 30h

          TOTAL: 30h

          EMENTA:As bases da investigação científica em educação. Problemas metodológicos: Pesquisa qualitativa x pesquisa quantitativa; pesquisa-ação; levantamento, organização e validação de dados, Formulação do problemas de investigação. Estabelecimento de referencial e pesquisa bibliográfica. A inserção do estudante em grupos de pesquisa.

          BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

          BOOTH, W. C.; COLOMB, G.G.; WILLIAMS, J. M. A arte da pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

          MOREIRA, Antônio Flávio et alii. Para quem pesquisamos, para quem escrevemos. São Paulo: Cortez, 2001.

          MINAYO, M.C. Desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. SP, Hucitec-Abrasco, 1994.

          BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

          ALVES, Nilda; OLIVEIRA, Inês. B. Pesquisa no/do cotidiano das escolas: sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

          BROCHIER, Christophe. Algumas observações e proposições sobre a metodologia das pesquisas de sociologia empírica. Pro-Posições, v. 17, n. 1 (49) - jan./abr. 2006.

          FONSECA, C. Quando cada caso não é um caso: pesquisa etnográfica e educação. Revista Brasileira de Educação, n. 10, p. 58-78, 1999.

          FREITAS, Maria Teresa de Assunção (2002) A abordagem sócio-histórica

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