Você está aqui: Página Inicial Informes Estudantes podem concorrer a bolsas de intercâmbio para países ibero-americanos

Estudantes podem concorrer a bolsas de intercâmbio para países ibero-americanos

O Programa Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades está ofertando sete bolsas de intercâmbio para estudantes de graduação da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Os discentes terão a oportunidade de vivenciar um semestre acadêmico em uma das instituições que mantêm acordo bilateral com a Ufopa: Universidade de Talca, no Chile, Universidade de Algarve, Universidade Nova de Lisboa e Instituto Politécnico de Santarém, em Portugal.

O valor da bolsa é de R$ 10.032,90, correspondente a € 3.000,00 (três mil euros). São seis bolsas para discentes que ingressaram pelo Processo Seletivo Regular e uma para indígenas e quilombolas.

“Os alunos que voltam do exterior abrem um novo campo de visão. A experiência no exterior é fundamental no crescimento psicológico, mas também científico do aluno”, salienta o assessor de Relações Nacionais e Internacionais Lauro Barata. Desde 2014, 23 discentes da Ufopa já foram contemplados com bolsas de programas de intercâmbio realizados pela Arni em parceria com o Santander Universidades.

Requisitos - Para participar, os interessados devem ser maiores de 18 anos, brasileiros natos e não terem participado de nenhum programa de mobilidade do Grupo Santander. Entre os critérios de participação, também se exige que o estudante tenha cursado de 20% a 80% da graduação e Índice de Desempenho Acadêmico (IDA) igual ou maior que 6.

Uma dica importante é que o candidato fique atento à documentação exigida na seleção e providencie um passaporte, ainda que o resultado do edital não tenha sido divulgado. “Tivemos alunos que perderam a oportunidade porque deixaram para solicitar o passaporte em cima da hora. Já houve situações em que o documento não pôde ser emitido devido a greves e falta de papel moeda”, explica o assistente em administração da Arni, Iverson Moya. O passaporte é emitido pela Polícia Federal.

Inscrições - As inscrições devem ser feitas no site http://www.santanderuniversidades.com.br/bolsas. Os candidatos deverão ainda entregar a documentação comprobatória no período de 29 de maio a 9 de junho na Secretaria da Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais (Arni), localizada no prédio da Proppit (Av. Mendonça Furtado, nº 2440 – Bairro Aldeia), no horário de 8h30 às 11h30 e de 14h30 às 17h30. No dia 9 de junho, o horário de atendimento será até as 12h.

O resultado final será divulgado até o dia 21 de junho. O período do intercâmbio será do segundo semestre de 2017 ao segundo semestre de 2018.

Acesse a documentação do processo seletivo:

 

Acompanhe o processo de seleção na página de editais da Arni.

Comunicação/Ufopa

13/4/2017