Você está aqui: Página Inicial Institucional Órgãos Suplementares AIT

AIT

Agência de Inovação Tecnológica

A Agência foi criada por meio da Resolução n.º 54/2014 da Ufopa com a missão de identificar oportunidades e promover atividades de estímulo à inovação, ampliando o impacto do ensino, da pesquisa e da extensão, em favor do desenvolvimento que seja ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito.

Acesse o site da Agência de Inovação Tecnológica (AIT).

Objetivos

• Propor uma política de inovação tecnológica para a Ufopa, baseada na Lei de Inovação – 10.973/2004.
  • Valorizar e proteger o conhecimento científico produzido na Universidade (Proteção da Propriedade Intelectual).
  • Realizar a transferência de tecnologias de criações geradas na Universidade.
  • Disseminar a cultura da inovação, do empreendedorismo e da inclusão social.
  • Fomentar, promover e apoiar ações para implantação do PCT Tapajós e a consolidação do Programa de Incubação de Empresas (PIE).
  • Fomentar a interação entre a Universidade e empresas por meio de Parcerias Público Privadas (PPP).

Programa de Incubação de Empresas

O Programa de Incubação de Empresas (PIE/Ufopa) tem a missão de contribuir para a formação de empreendedores e empreendimentos competitivos, aliando biodiversidade amazônica, conhecimentos científicos e tecnológicos, e disseminando a cultura empreendedora a toda a comunidade acadêmica (docentes, discentes e técnicos). O Programa disponibiliza:

• Suporte Operacional
  • Suporte Estratégico
  • Suporte Tecnológico

A Ufopa estabeleceu uma parceria com o Sebrae, através de um termo de cooperação técnica, com o intuito de fomentar o empreendedorismo na Universidade, oferecendo a seus alunos, professores e técnicos uma formação complementar com foco no desenvolvimento das 10 Características do Comportamento Empreendedor (CCEs), estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), essenciais para fazer o diferencial em qualquer área que o profissional venha a atuar.

PCT TAPAJÓS - Parque da Sociobiodiversidade Amazônica

O Parque de Ciência e Tecnologia Tapajós (PCT Tapajós) desempenhará um papel fundamental no desenvolvimento econômico e sustentável da região, por meio do sinergismo com a Universidade, envolvendo uma mistura dinâmica e inovadora de tecnologia, empreendedorismo e sustentabilidade, além de oferecer recursos e serviços de alto valor agregado.

Áreas Prioritárias

• Agricultura Tropical
  • Biotecnologia
  • Energia e Mineração Sustentáveis