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Ouvidoria Geral

Ouvidoria Geral da Universidade Federal do Oeste do Pará, criada pela Portaria nº 286, de 6 de março de 2013, é uma unidade vinculada à Reitoria e exerce papel mediador e articulador nas relações envolvendo as instâncias universitárias e os integrantes da comunidade interna e externa, visando à melhoria de processos, produtos e serviços, prevenção e correção de erros, omissões, desvios ou abusos.

Atribuições:

I – Contribuir para o aprimoramento da qualidade dos serviços prestados pela UFOPA, o monitoramento, aperfeiçoamento das normas, procedimentos acadêmicos, administrativos e institucionais, interagindo com as comunidades interna e externa, sendo interlocutora entre a universidade e a sociedade;

II – Promover a conciliação e a mediação na resolução de conflitos entre a sociedade e órgãos, entidades ou agentes do Poder Executivo Federal;

III - Sistematizar e divulgar informações relativas às demandas recebidas, inclusive através de relatórios mensais, trimestrais e anuais, disponibilizando-os para consulta pública, no site da instituição, assim como encaminhando os referidos relatórios à administração superior;

IV – Facilitar aos interessados o acesso às informações com base na Lei de Acesso à Informação, garantindo o acesso a esse direito fundamental;

V – Processar informações obtidas por meio das manifestações e das pesquisas de satisfação realizadas com a finalidade de subsidiar a avaliação dos serviços prestados, em especial no que se refere ao cumprimento dos compromissos e dos padrões de qualidade de atendimento divulgados na Carta de Serviços ao Cidadão;

VI - Estabelecer canais de comunicação de forma aberta, transparente e objetiva, promovendo o acesso à informação como um direito do cidadão e dever da instituição;

VII - Orientar os interessados no encaminhamento e tramitação de suas manifestações, dando ciência das providências adotadas, assim como monitorar o cumprimento dos prazos e qualidade das respostas;

VIII – Receber, dar tratamento e responder manifestações formuladas pelos servidores, alunos e da comunidade externa, como sugestão, solicitação, elogios, reclamação e denúncia, esta última inclusive de forma anônima, desde que haja elementos suficientes à verificação dos fatos descritos, que serão examinados e encaminhados aos setores responsáveis para conhecimento e providências;

IX - Dar atendimento periódico aos Campi da UFOPA;

X - Documentar, de maneira padronizada, todas as demandas apresentadas;

XI - Cooperar com as demais ouvidorias públicas, no sentido de salvaguardar os direitos dos cidadãos, assim como promover articulação, em caráter permanente, com instâncias e mecanismos de participação social, em especial, conselhos e comissões de políticas públicas, conferências nacionais, mesas de diálogo, fóruns, audiências, consultas públicas e ambientes virtuais de participação social;

XII – Implementar e recomendar ações e mecanismos que incentivem o exercício da cidadania e possibilite ao administrador público a capacidade de análise e alteração de procedimentos;

Ouvidoria Geral da UFOPA

Ouvidora-Geral: Janete Aparecida de Sousa

Assistente em Administração: Daniela Figueira Alano

Correio eletrônico: ouvidoria@ufopa.edu.br

Telefone: (93) 2101-6787

Estagiárias:
Sabrina Santos da Costa
Vânia Sousa de Brito

Endereço:
UFOPA – Campus Santarém – Unidade Amazônia – sala115
Av. Mendonça Furtado, 2946
Santarém, Pará, Brasil - CEP 68040-050

 

COMO REGISTRAR SUA MANIFESTAÇÃO

  • Através do sistema SIGAA/Ufopa (http://sigaa.ufopa.edu.br), pelos links de serviços disponibilizados no site da ouvidoria, por telefone, enviando e-mail, cartas ou pessoalmente, fazendo-nos uma visita.
  • Servidores e Discentes da instituição também podem acessar o sistema SIGAA/Ufopa (http://sigaa.ufopa.edu.br/sigaa/verTelaLogin.do) com o seu usuário e senha para cadastrar sua manifestação.
  • Pelo sistema e-Ouv - Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal, desenvolvido pela Controladoria Geral da União – CGU, que poderá ser acessado através do endereço https://sistema.ouvidorias.gov.br/. Também pode ser acessado através do site: Ouvidorias.gov

 

PRAZO DE ATENDIMENTO DA DEMANDA
20 dias, podendo ser prorrogado mediante justificativa, por mais 10 dias, conforme dispõe a Instrução Normativa nº 01/2014 da Ouvidoria Geral da União.

 

Mais informações:

http://www.ufopa.edu.br/ouvidoria/

Endereço: Campus Ufopa Santarém - Unidade Amazônia – Térreo – Sala 115

Horário de Atendimento: De segunda à sexta-feira das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

Correio eletrônico: ouvidoria@ufopa.edu.br

Telefone: (93) 2101-6787