Buscar somente nesse site.

Campus Itaituba

Ultima atualização em 31 de Janeiro de 2023 às 11:25

Estudantes de Engenharia Civil da Ufopa-Campus Universitário de Itaituba defenderam TCC

As defesas representam um marco histórico na Universidade, por ser a primeira instituição pública a ofertar o curso no Oeste do Pará.

Nos dias 24 e 25 deste mês, alunos da primeira turma do Bacharelado em Engenharia Civil defenderam seus trabalhos de conclusão de curso (TCC). A turma pertence ao campus da Ufopa em Itaituba, onde o curso vem sendo ofertado desde 2017.

As defesas representam um marco na história da instituição, uma vez que o bacharelado na área é o primeiro ofertado por uma universidade pública no Oeste do Pará. Uma intensa programação foi organizada para as datas, além dos trabalhos com abordagem de temas a partir de uma perspectiva teórica e prática da Engenharia Civil.

O coordenador do curso, Prof. Me. Jonas Leite, relatou o momento histórico para o campus, “pois os trabalhos apresentados são resultados das pesquisas científicas dos estudantes e assistir às defesas de TCC é um momento de conquista”.

Todas as apresentações foram abertas à comunidade. Confira os temas defendidos, os alunos e seus orientadores:

• Análise patológica no revestimento cerâmico em uma edificação residencial no município de Itaituba – PA (Beatriz da Silva Pinheiro – orientador: Prof. Me. Luamim Sales Tapajós)

/media/file/site/itaituba/imagens/2023/48f44cce013eef6c766e86f35c9c4475.jpeg

Beatriz da Silva Pinheiro, após defesa do trabalho de conclusão de curso.

• A proposta de equação para obtenção da tensão residual do concreto reforçado com fibras de aço (Luiz Henrique Rocha dos Santos – orientador: Prof. Me. Luamim Sales Tapajós)

/media/file/site/itaituba/imagens/2023/11a56ec2075ddfe65471f100628e3526.jpeg

Luiz Henrique Rocha dos Santos, o orientador Prof. Me. Luamim Sales Tapajós e convidados, após defesa de TCC.

• Execução inadequada de estaca raiz no município de Itaituba - PA: estudo de caso (Rodrigo Daniel de Miranda Matos – orientador: Prof. Me. Luamim Sales Tapajós)

• Resistência ao cisalhamento direto de elementos em concreto armado pelo método de push-off (Jayana Naila Silva Espírito Santo – orientador: Prof. Me. Luamim Sales Tapajós)

• Manifestações patológicas em alvenaria: estudo de caso na Escola Municipal Águia do Saber/Itaituba - PA (Breno Almeida Silva – orientador: Profa. Me. Marcela Santos da Silva)

/media/file/site/itaituba/imagens/2023/622ac9eb6e385b60942093704eb6a7e3.jpeg

Breno Almeida Silva após defesa do TCC.

• Análise das manifestações patológicas encontradas em um conjunto habitacional no município de Itaituba – PA (Carlírio Thiago Moreira Redig – orientador: Prof. Esp. Andryo Henrique Freitas da Silva)

• Análise experimental do uso da fibra de PET (polietileno tereftalato) em concreto estrutural convencional (Leylanny Silva Araújo – orientador: Prof. Me. Jonas dos Santos Leite)

/media/file/site/itaituba/imagens/2023/aa433a2a10f88babbfeea42e4f363d40.jpeg

Leylanny Silva Araújo após defesa do TCC.

Fotos: Divulgação/Curso de Engenharia Civil Ufopa/Itaituba
30/01/2023