PAULO BARONE FARÁ A ABERTURA DA II JORNADA ACADÊMICA

"Ensino, Pesquisa e Extensão: a universidade brasileira no contexto das inovações": este é o tema da II Jornada Acadêmica da UFOPA, que neste ano ocorre no período de 21 a 25 de outubro. O Prof. Paulo Monteiro Vieira Braga Barone, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), é o convidado para a palestra de abertura, cujo título é "A universidade brasileira no contexto das inovações" e ocorrerá no dia 21 de outubro, no auditório do Bloco de Salas Especiais, no Câmpus Tapajós, às 19h.

O Prof. Barone foi presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE/Ministério da Educação), e de acordo com a organização da Jornada, a participação dele abordará aspectos de sua experiência como gestor e avaliador de projetos educacionais no âmbito do ensino superior. Sua atuação no CNE foi fundamental para a homologação dos Referenciais Orientadores dos Bacharelados Interdisciplinares e Similares, um marco para a regulação de novos cursos ofertados em ciclos. "Por sua grande experiência, o Prof. Barone tem participado dos principais eventos que tratam de inovação no ensino superior e propiciará à comunidade acadêmica da UFOPA um momento de reflexão e debate sobre estruturas curriculares nas universidades", ressalta o pró-Reitor de Ensino de Graduação, o Prof. Dr. José de Oliveira Aquino.

Um novo paradigma

A necessidade de formar sujeitos autônomos, integrando saberes tradicionais e científicos a partir de epistemologias não-cartesianas, que demandam e valorizam a inter e transdisciplinaridade, articulando saberes ao universo da pesquisa e da formação, tem sido a tônica da reestruturação das universidades em todo o mundo, na tentativa de superar o paradigma tradicional da ciência ocidental, vigente há pelo menos mil anos.

No Brasil, diversas instituições de ensino superior têm enfrentado este desafio, adotando o regime de ciclos como tendência inovadora. Dentre elas estão as seguintes universidades: UFRN, Ufersa, UFCG, UFRB, UFJF, Unifal, UFVJM, UFSJ, UFSC, Ufac, Unipampa e UFOPA.

Submissão de trabalhos

Este ano, a submissão de trabalhos foi aberta para alunos e pesquisadores de outras instituições. Os interessados podem submeter trabalhos sobre ensino, pesquisa e extensão nos âmbitos de atuação da UFOPA até o dia 15 de setembro.