17 de Outubro de 2014

Assessor do MEC fala sobre políticas afirmativas na III Jornada Acadêmica

No dia 17 de outubro, às 10h30, o assessor especial do Ministério da Educação, Márcio Meira, participa da III Jornada Acadêmica da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) com a palestra “Os avanços da política afirmativa na educação superior”. O evento faz parte do II Seminário de Iniciação à Docência e do I Seminário de Formação de Professores e ocorrerá no Auditório Wilson Fonseca, no Câmpus Rondon.

Na palestra, abordar-se-á o acesso de populações de baixa renda ao ensino superior brasileiro com a implantação da lei de cotas e a ampliação de vagas nas universidades federais. Em relação à região Amazônica, onde existe uma grande demanda de populações indígenas e quilombolas, Meira destaca a política de interiorização da UFOPA: “Toda essa política de ampliação da rede mais as cotas permitiram que essas populações tivessem acesso à universidade, somada também aos programas de bolsa permanência”.

Sobre o palestrante – Márcio Meira é assessor especial do Ministério da Educação e foi, de 2007 a 2012, presidente da Fundação Nacional do Índio (FUNAI). Historiador e mestre em Antropologia Social, atuou, no início da década de 1990, na demarcação das terras indígenas do Alto e Médio Rio Negro, no Amazonas.

Comunicação/UFOPA

16/10/2014